Com isso, a empresa se torna a primeira em seu segmento a operar dentro dos padrões internacionais estabelecidos pela organização
A Clara, a principal solução da América Latina para empresas realizarem e gerenciarem todos os seus pagamentos, foi reconhecida pelo PCI Security Standards Council como uma instituição que atende ao padrão PCI DSS, que foca em tornar a experiência de pagamento digital mais segura para todos os usuários. Com esta notícia, a Clara se tornou a primeira startup na América Latina focada em cartões de crédito corporativos e pagamentos a obter esta certificação, que se aplica a todas as organizações que precisam armazenar, processar e/ou transmitir dados de cartão.
O PCI SSC (PCI Security Standards Council), responsável por desenvolver os critérios de avaliação e conceder o selo, é um conselho fundado em 2006 pelas principais marcas da indústria de cartões: Visa, MasterCard, American Express, JCB e Discover. Sua missão é ajudar a proteger pessoas, processos e tecnologias em todo o ecossistema de pagamentos para garantir pagamentos seguros em todo o mundo.
Um total de 12 requisitos técnicos macro são levados em conta para certificar uma empresa. Entre eles estão práticas como criptografar a transmissão de dados do titular do cartão sobre redes públicas abertas; proteger todos os sistemas contra malware e atualizar regularmente programas de software ou antivírus; desenvolver e manter sistemas e aplicações seguras; rastrear e monitorar todos os acessos a recursos de rede e dados do titular do cartão; testar regularmente sistemas e processos de segurança; manter uma Política de Segurança da Informação; e manter uma política que aborde a segurança da informação entre todos os funcionários.
Como uma empresa que emite milhares de novos cartões corporativos diariamente e processa uma transação por segundo, manter a conformidade com o PCI demonstra o compromisso da Clara em proteger os dados dos seus usuários. Além disso, esse reconhecimento serve como uma vantagem competitiva, pois abre portas para novas oportunidades, especialmente entre grandes clientes que priorizam a conformidade com o PCI DSS durante o processo de seleção de fornecedores.
Os impactos financeiros da fraude com cartões de crédito são imensos, com perdas globais projetadas para atingir US$ 43 bilhões até 2026, segundo dados da SmartMetric. Portanto, buscar empresas que aderem aos critérios estabelecidos por este órgão é importante para evitar se tornar apenas mais um número nessa estatística. Somente através do cumprimento rigoroso das medidas alinhadas com os protocolos de segurança mais modernos e atualizados é possível atuar na prevenção.
“Temos um enorme compromisso com a segurança dos nossos usuários, e essa certificação vem como um reconhecimento das boas práticas que adotamos desde antes do lançamento da Clara. Operar dentro das diretrizes eleva o padrão para toda a indústria – algo que beneficia todas as etapas da cadeia de serviços financeiros”, resume Diego García, cofundador e CTO da Clara. “Essa certificação foi o trabalho de muitos trimestres e reforça nossa dedicação em ser o parceiro ideal para as enterprises que atendemos e que confiam em seus provedores para manter os mais altos padrões de segurança. Empresas como Mapfre, Burger King e Hilton já confiam em nós para gerenciar gastos, e esperamos atender muitas outras grandes empresas no futuro próximo”, completa.