Com mais de 200 mil usuários nas áreas atingidas, a empresa liberou acesso gratuito ao serviço de consulta por vídeo 24h por WhatsApp nos próximos 15 dias
A TEM Saúde, empresa que opera serviços de acesso à saúde e atenção primária em todo Brasil, liberou o serviço de telemedicina 24h com clínico geral para atendimento gratuito aos seus usuários do estado do Rio Grande do Sul até dia 22/05.
O objetivo é que o serviço, que pode ser acionado via WhatsApp, sirva como suporte em um momento em que os equipamentos hospitalares estão comprometidos e a exposição a doenças aumenta de forma sensível.
“Imaginamos que, dada a situação, é certo que as pessoas vão precisar de atendimento médico e terão dificuldade para encontrar. O socorro é a ponta do iceberg, mas em seguida novos problemas começam a aparecer”, diz Igor Pinheiro, CEO da companhia.
A dificuldade de acesso ao serviço também foi uma preocupação, explica o CEO. “As pessoas estão sem energia, sem acesso a internet e provavelmente sem equipamentos pessoais. Pensamos que incluir um número de WhatsApp, que pode ser acionado de qualquer aparelho, seria um fluxo bem desburocratizado nesse momento”, conclui.
Com os alagamentos, é esperado um aumento em casos de doenças como diarreias, tétano, hepatites, leptospirose e outras causadas pela falta de saneamento. O atendimento médico remoto pode ajudar a população na classificação de gravidade dos casos e oferecer orientações para o tratamento ou a necessidade de atendimento presencial imediato.