O tradicional jantar do Clube da Bolinha do Rio de Janeiro, realizado em agosto, foi marcado por novidades e pela confirmação de atrações para os próximos encontros. Além de anunciar a festa de fim de ano e de valorizar a presença feminina em sua diretoria, a entidade revelou que a presidente da Sou Segura, Liliana Caldeira, será a palestrante convidada do próximo jantar, em setembro.
Festa de fim de ano confirmada
O reitor do Clube, Anselmo Abrantes Fortuna, confirmou que a celebração de encerramento de 2025 será realizada no dia 6 de dezembro, no Hotel Windsor Barra. A animação ficará por conta da banda Terra Molhada, cover dos Beatles, que já havia conquistado os participantes na edição de 2024. “Vamos repetir a dose, a pedido dos confrades e acompanhantes”, destacou Fortuna.
Palestra sobre o Marco Legal do Seguro
No jantar de 9 de setembro, Liliana Caldeira, presidente da Sou Segura, será responsável por conduzir uma palestra sobre o Marco Legal do Seguro (Lei 15.040/24), tema que tem movimentado intensamente o mercado segurador nos últimos meses.
Advogada e professora, Liliana é mestra em Direito Econômico pela UFRJ, pós-graduada em Direito Empresarial pela FGV e licenciada em Filosofia pela UERJ. Além de sua atuação na Sou Segura, leciona na Escola de Negócios e Seguros (ENS) e no IPETEC – Instituto de Pesquisa Educação e Tecnologia da UCP, em cursos de graduação e pós-graduação voltados para o setor. Também é autora de artigos técnico-jurídicos publicados em veículos especializados e coautora do livro Mulheres no Seguro, lançado pela Editora Leader.
A força feminina no Clube
O jantar de agosto também destacou a presença das representantes femininas do Clube da Bolinha. Beatriz Piñeiro Herranzt e Liliane Guimarães P. Lima de Mello, que ocuparam lugar de destaque na mesa da reitoria, foram homenageadas com vinhos especiais pela contribuição ao encontro.
CEO da LawMed Perícias Médicas, Liliane Guimarães ressaltou a evolução histórica da entidade e do mercado: “Quando fundado em 1953, o Clube da Bolinha do Rio de Janeiro era composto apenas por profissionais homens do mercado segurador. Hoje, as mulheres não apenas integram o Clube, como ocupam posição de protagonismo no setor. Essa presença em fóruns estratégicos e na tomada de decisões amplia a diversidade de perspectivas, favorecendo soluções mais inovadoras e equilibradas”, destacou.
Segundo ela, a ascensão feminina em cargos de alta gestão em seguradoras, corretoras e empresas especializadas simboliza um setor cada vez mais plural e estratégico. “O ingresso das mulheres no Clube e sua consolidação em funções de liderança são símbolos de um mercado que reconhece talento e competência independentemente de gênero”, completou.