O grupo CNP Assurances apresentará durante a COP 30, em Belém (PA), os resultados de seu projeto Conexão Amazônia – em parceria com o Idesam (Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia). Em um ano, a iniciativa, que promove o empreendedorismo sustentável e a preservação da floresta amazônica por meio do fortalecimento de cadeias produtivas locais, impactou positivamente 500 famílias da região e contribuiu para a conservação de dois milhões de hectares de florestas – área equivalente ao território da Eslovênia ou de El Salvador.
“Estar neste fórum global, em que o mundo todo volta os olhos para o futuro climático, é motivo de grande orgulho para o grupo CNP Assurances. O Conexão Amazônia é um projeto que traduz, de forma concreta, nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação de um dos biomas mais importantes do planeta”, afirma Maximiliano Villanueva, CEO da CNP Assurances na América Latina.
A apresentação do projeto acontecerá no dia 11 de novembro, das 16h às 17h30, no Pavilhão da Guiana, localizado na Zona Verde, área aberta ao público e com entrada franca, dedicada à sociedade civil, empresas, ONGs e outros grupos.
“Estar no espaço da Guiana Francesa e compartilhar esforços pela conservação da Amazônia é muito importante para gerar conexões e oportunidades sustentáveis para proteger a floresta e promover o trabalho das populações locais”, complementa o executivo.
Soluções que unem impacto social, econômico e ambiental
Lançado em fase piloto em 2024, o projeto Conexão Amazônia incentiva a geração de renda e a conservação ambiental por meio da produção de óleos e manteigas vegetais da Amazônia, do extrativismo de matérias-primas da sociobiodiversidade e da fabricação de objetos de madeira com origem legal e certificação internacional.
O projeto superou as metas iniciais, alcançando R$ 2,7 milhões em comercialização de produtos das organizações sociais participantes — mais que o dobro do previsto — e oferecendo formação técnica e capacitação profissional para mais de 600 pessoas. Também foram plantadas mais de 13 mil árvores, contribuindo para a recuperação de áreas desflorestadas.
“O Conexão Amazônia é um exemplo do papel transformador que as parcerias entre empresas, sociedade civil e comunidades locais podem exercer na construção de uma economia mais justa e regenerativa”, destaca Manuela Carcani, especialista ESG da CNP Seguradora, que será responsável por conduzir a apresentação do projeto durante a COP 30.
André Vianna, diretor técnico do Idesam, parceiro do grupo CNP Assurances no projeto, também estará presente durante a apresentação para compartilhar com o público como o conhecimento técnico foi aplicado na prática, garantindo resultados otimistas ao longo da operação.
“Por meio do Conexão Amazônia foi possível alavancar redes de valor da sociobiodiversidade ao provermos junto a CNP assessoria técnica, de gestão e apoio a acesso ao mercado para organizações sociais. Ainda, o projeto proporcionou avanços estruturais como implantação de energia fotovoltaica, o que permitiu a redução de custos de produção”, afirma Vianna.
Projeto na Fase 2
O Conexão Amazônia entrou, em julho de 2025, em sua segunda fase e a previsão é que, ao final de mais um ano, o impacto seja expandido para 8 organizações sociais, impactando diretamente 50 novas famílias.
“Compartilhar os bons resultados alcançados a partir dessas soluções faz parte do nosso compromisso em dar relevância ao debate de sustentabilidade, especialmente no contexto da COP 30, em que as atenções se voltam com foco total para a Amazônia”, afirma Maximiliano Villanueva.
Conexão Amazônia na COP 30
Dia 11 de novembro, 16h
Zona Verde – Pavilhão da Guiana Francesa
