CNseg e FenSeg: Integração e diálogo com poder público para iniciativas de seguro em obras

Com construção civil em alta em 2022, Seguro de Riscos de Engenharia traz segurança para obras / Foto: PhotoMIX Company / Pexels
Foto: PhotoMIX Company / Pexels

Objetivo do encontro realizado pela autarquia do Governo Federal, abordou durante três dias as principais inovações, exigências e oportunidades que essa legislação traz

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) junto a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), participaram do 1° Encontro de Licitações e Contratos do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), realizado em Brasília (DF), onde se debateu iniciativas do setor segurador junto aos temas voltados a Nova Lei de Licitações e contratos públicos.

O objetivo do encontro realizado pela autarquia do Governo Federal, abordou durante três dias as principais inovações, exigências e oportunidades que essa legislação traz. Além disso, discutiu junto a setores produtivos, iniciativas para o desenvolvimento e planejamento de obras que diminuam gastos e tragam segurança dos empreendimentos.

O diretor-executivo da FenSeg, Danilo Silveira, destacou sobre a importância de se promover o uso das modalidades de seguro aplicáveis às obras públicas. “É importante disseminar a cultura de seguro, porque hoje os órgãos públicos, geralmente, só aplicam em poucos casos o seguro de garantia. Porém, é importante que os outros tipos, outros modelos de seguro também sejam complementares. Junto à CNseg, temos essa oportunidade de passar essas informações técnicas aos representantes do poder público, e isso fica muito mais fluido, muito mais adequado”, afirmou.

Para a superintendente de Relacionamento com o Poder Executivo da CNseg, Laíne Meira, o diálogo com o poder público, principalmente na esfera federal, amplia a atuação do setor segurador em prol do desenvolvimento de políticas públicas nacionais. “Estamos sentindo cada vez mais demandas dos entes federativos, isso é importante. Eu acho que o setor segurador tem uma expertise que vai além da mitigação de riscos, mas também ajuda a desenvolver uma cultura de qualidade, sendo solução de eventuais problemas nas operações dos empreendimentos públicos”, destacou.

Entre os temas evidenciados no encontro, destaque para o minicurso que esclareceu sobre os “Seguros aplicáveis às obras e serviços de engenharia” e para a mesa de debates com o tema “Obras de grande vulto – matriz, taxa de risco, garantias e programa de integridade”.

Nova Lei de Licitações e Obras

De acordo com a Nova Lei de Licitações (Lei n.º 14.133/2021), dentre as formas de garantias previstas para a execução dos contratos está o Seguro Garantia. Este é um instrumento eficiente para assegurar a funcionalidade das concessões de serviços delegados e o cumprimento das atividades concedidas. Além disso, oferece compensação financeira ao Estado em caso de atrasos na conclusão de projetos, danos materiais ou outras perdas financeiras. Esse seguro pode incentivar o investimento público em projetos de infraestrutura essenciais para o desenvolvimento do Brasil, como os incluídos no Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Durante o evento, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou que a pasta deve investir cerca de R$17 bilhões em investimentos diretos de obras realizadas pelo DNIT, que englobam o Novo PAC. “Nós estamos fortalecendo os investimentos públicos e ampliando as entregas. O Brasil está, ao mesmo tempo, com o maior volume de aportes em infraestrutura rodoviária”, declarou o ministro.

O diretor-geral do DNIT, Fabrício Galvão, lembrou dos resultados alcançados sob a luz da Lei nº 14.133. “[com este evento] podemos alinhar com as nossas superintendências, analisar os desafios da nova lei e padronizar contratos e formas de licitar, trazendo qualidade à nossa contratação, para que tenhamos obras cada vez mais rápidas e eficientes”, reforçou o diretor.

Total
0
Shares
Anterior
Prudential anuncia parceria com a insurtech 123Seguro para levar seguros inovadores aos clientes da América Latina
Fusões e aquisições na América Latina caíram 11% em 2022, aponta pesquisa da TTR com a Aon / Foto: Freepik

Prudential anuncia parceria com a insurtech 123Seguro para levar seguros inovadores aos clientes da América Latina

Parceria estratégica expande acesso ao mercado de massificados com produtos

Próximo
Digitalização do mercado de seguros ganha mais adeptos no País
Reinaldo Aguimar, co-fundador da OON Seguradora / Foto: Divulgação

Digitalização do mercado de seguros ganha mais adeptos no País

Estudos apontam que o segmento de insurtechs tende a crescer mais de 50% ao ano;

Veja também