Europ Assistance Brasil

CNseg, Fenseg e SEPPI iniciam os trabalhos para parcerias em projetos de infraestrutura

Fusões e aquisições na América Latina caíram 11% em 2022, aponta pesquisa da TTR com a Aon / Foto: Freepik
Foto: Freepik

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg) em conjunto com a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos da Casa Civil da Presidência (SEPPI) deram início, na sexta-feira (24), às ações que vão nortear os trabalhos de equipes que atuarão no acordo assinado, no ano passado, que deve aprimorar o arranjo de estruturas de seguros junto a projetos do governo federal.

O acordo firmado entre CNseg e SEPPI no ano passado tem como objetivo a cooperação interinstitucional para produção de um diagnóstico dos produtos de seguros para Concessões e Parcerias Públicos Privadas (PPPs), já existentes no Brasil, e aplicar melhores práticas já implementadas. Além disso, o protocolo assinado prevê propostas de promoção de novos produtos de seguros, mais aderentes às particularidades de concessões e PPPs, além de estratégias de capacitação para melhor uso do contrato de seguro em licitações e políticas governamentais.

Durante apresentação do cronograma de trabalho, cuja execução vai envolver diversas áreas temáticas do setor segurador e do setor público, o diretor executivo da Fenseg, Danilo Silveira, destacou a possibilidade de participação de vários atores para a otimização de vários produtos a serem propostos e que poderão aprimorar e viabilizar políticas públicas aplicando o produto mais adequado de seguro.

“Nós teremos aqui, durante os trabalhos, várias modalidades de seguros envolvidas. Então, queria, em especial, agradecer o interesse das comissões que estão presentes, pois o tema do seguro que é muito amplo, vai poder colaborar em vários projetos”, afirmou.

O Secretário Adjunto de Infraestrutura Social e Urbana da SEPPI, Manoel Renato Filho, reafirmou a importância e compromisso do setor com o desenvolvimento da infraestrutura do país. Para ele, a parceria que se inicia deve aprimorar e garantir efetividade, nos mais diversos empreendimentos, pelo setor público.

Para a superintendente de relacionamento com o Executivo da CNseg, Laíne Meira, a parceria com o governo federal neste protocolo destaca os esforços institucionais do setor segurador para integrar e promover ações de colaboração mútua, desenvolvendo interesses em comum entre setor produtivo e União.

“Esse termo de cooperação que se inicia deve auxiliar na utilização dos seguros em diversas ações públicas, com os vários representantes temáticos do setor e vai possibilitar, o desenvolvimento de produtos novos para atender as demandas do governo. Estamos muito felizes que esse acordo avançou e iniciamos o projeto”, destacou.

Participaram ainda do encontro, representantes de seguradoras, integrantes das comissões temáticas da Fenseg, e consultores da área de soluções e projetos para a indústria do seguro.

Parceria

A formalização do projeto é um pontapé da parceria para projetos de infraestrutura, que foi realizada em setembro de 2024. O protocolo de intenções entre a CNseg e a SEPPI se deu no âmbito do aprimoramento das estruturas de seguros para viabilização de projetos de infraestrutura para todo o país.

A SEPPI identificou a necessidade de uma avaliação abrangente sobre a aplicação de seguros em Contratos de Concessões e PPPs, à luz das recentes mudanças legislativas trazidas pela Lei nº 14.133/2021, que alterou, dentre outros, os percentuais de aplicação do seguro garantia. As ações e eventos relacionados à parceria institucional têm previsão de duração de até cinco anos.

Total
0
Shares
Anterior
Novo Barra D’Or é inaugurado no Rio de Janeiro
Jorge e Paulo Moll ao lado de Eduardo Cavaliere e do Daniel Soranz no momento da inauguração do hospital / Foto: Divulgação

Novo Barra D’Or é inaugurado no Rio de Janeiro

Próximo
IESS identifica crescimento de postos de trabalho na saúde, mas perda de dinamismo no rendimento
A.C.Camargo lança MBA em parceria com IBMEC sobre Gestão em Saúde com ênfase em Ambientes Complexos / Foto: Freepik

IESS identifica crescimento de postos de trabalho na saúde, mas perda de dinamismo no rendimento

Participação feminina ganha força no mercado de trabalho da saúde suplementar,

Veja também