CNseg participa de debate sobre melhoria na regulação do setor segurador

Representantes da CNseg, FGV e Susep debatem regulação em encontro na capital federal. Foto: Divulgação
Representantes da CNseg, FGV e Susep debatem regulação em encontro na capital federal. Foto: Divulgação

Evento organizado FGV contou com participação de executivos da Susep e CVM

Apesar de participativo na construção e nos debates das normativas da Superintendência de Seguros Privados, a Susep, a avaliação é de que ainda é possível ser mais participativo. Esse foi um dos pilares da participação do diretor Técnico, de Estudos e de Relações Regulatórias da CNseg, Alexandre Leal, durante evento promovido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em Brasília, que discutiu melhorias da participação setorial na regulação econômica e financeira, com foco em seguros.

O encontro, intitulado “Implementando a Melhoria Regulatória na Regulação Econômica e Financeira: Desafios e Oportunidades”, contou com a presença de representantes do setor segurador, da Susep, da Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), da Comissão de Valores Imobiliários (CVM), além de autoridades do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e Banco Central do Brasil.

“Uma reflexão que nós da CNseg temos que fazer é que, mesmo tendo um número significativo de participações de empresas de seguros, de previdência e de capitalização, ainda há carência na participação individual. A Confederação busca trazer consensos do setor e, obviamente, é super legítimo que, individualmente, as empresas também se manifestem endossando ou discordando daquilo que foi consensuado. Faz parte do jogo, mas temos que participar mais destes debates”, lembrou.

Para o coordenador-geral de Estratégia e Organização da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Lucas Barrios, há uma barreira que a autarquia vem buscando enfrentar para que haja maior na participação de indivíduos na construção das políticas do setor segurador. “Em outros setores regulados, temos uma presença maior de indivíduos participando. A Susep tem buscado, junto ao setor, fomentar e divulgar mais a atuação da autarquia e dos temas de seguro, e dar mais transparência para justamente aproximar mais os consumidores”, destacou.

Aprimoramento regulatório

Durante o encontro foi apresentado a pesquisa “Ferramentas de Melhoria Regulatória no Setor de Seguros: estudo empírico e recomendações de aprimoramento”. Conduzida pela professora de Direito da FGV, Natasha Schmitt Salinas, o estudo investigou como a governança regulatória do setor de seguros privados vem utilizando ferramentas de melhoria, como consultas públicas, avaliações de impacto (AIRs e ARRs) e agendas regulatórias.

Para o coordenador de Projetos Institucionais da FGV Direito, Péricles Gonçalves Filho, discutir o tema de regulação e suas formas de aprimoramento é sempre importante. “Nesse evento encontramos um ambiente em que temos pessoas, profissionais extremamente capacitados para discutir um tema que nós sabemos o tamanho da relevância para os setores regulados do país. E aqui tivemos a convergência de várias instituições, contando com a presença de representantes de agências reguladoras e entes regulados”, ressaltou.

Total
0
Shares
Anterior
Pelo sexto ano seguido, Grupo Bradesco Seguros é reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar dos Paranaenses
Foto: Divulgação

Pelo sexto ano seguido, Grupo Bradesco Seguros é reconhecido como uma das melhores empresas para trabalhar dos Paranaenses

O Grupo Bradesco Seguros foi novamente destaque no ranking das Melhores Empresas

Próximo
PROAUTO marca presença na Semana Farroupilha com ações voltadas ao público gaúcho
Proauto marca presença na Semana Farroupilha com ações voltadas ao público gaúcho / Foto: Freepik

PROAUTO marca presença na Semana Farroupilha com ações voltadas ao público gaúcho

Em sintonia com a tradição e o orgulho do povo gaúcho, a PROAUTO participa da

Veja também