Programa de coaching é voltado para líderes em busca de desenvolvimento, em transição ou lidando com ambientes desafiadores
De acordo com 2023 ICF Global Coaching Study, entre 2019 e 2022, a profissão de coach expandiu em um ritmo robusto, com um aumento estimado em volume de 54% na América Latina e Caribe. Em 2022, coaches ativos geraram uma receita anual estimada com coaching de US$ 4,564 bilhões, representando um aumento de 60% em relação à estimativa de receita de 2019.
A BDO, quinta maior empresa de auditoria e consultoria do país e líder no middle market, tem atendido essa demanda crescente por coaching. O programa oferecido pela BDO é voltado para líderes, especialmente àqueles que estão lidando com transformações, transições de papéis ou ambientes complexos e desafiadores.
Romina Lima, Associate Certified Coach (ACC) com formação de Coach pela Ecosocial – ACTP – ICF Accredited Coach Training Program e sócia responsável pelo serviço, destaca que tanto pessoas como empresas estão passando por um momento de redescobertas e redefinição de propósito. O coaching pode ajudar na busca deste autoconhecimento e definição de objetivos.
“Vivemos momentos inéditos no mundo durante a crise do Covid-19 e agora na realidade pós-pandemia. Vimos não somente uma crise de saúde e econômica, mas também uma crise de propósito. Após muito tempo em casa e com as adversidades experienciadas, as pessoas começaram a se questionar sobre o futuro. Isso gerou muita ansiedade, que foi carregada para o mundo corporativo”, afirma Lima.
O coaching para executivos da BDO é formulado para atender os líderes das empresas e consiste em conversas semiestruturadas com o objetivo de oferecer um espaço de escuta genuína e aconselhamento em diversos temas de liderança, carreira e desenvolvimento pessoal. Todo processo é conduzido de maneira confidencial.
Nos últimos anos, o termo coaching foi banalizado e vem sendo confundido com palestras motivacionais, mentorias ou terapias. No entanto, a ICF (International Coaching Federation) o define como “uma parceria com clientes em processo criativo que os instiga a reflexão e os inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional”. Além disso, o profissional de Coach deve ser membro da entidade com formações e certificações reconhecidas pela instituição.
Como um kit de ferramentas, o processo de coaching pode abordar uma variedade de situações profissionais e pessoais. Com ênfase na escuta ativa, não-julgamento e no questionamento curioso, o coaching ajuda o cliente a tornar-se mais proficiente, promovendo a confiança, empatia, resiliência e comunicação mais clara.
Para os líderes, as sessões permitem que eles examinem os aspectos do seu trabalho e descubram novas demandas e oportunidades, além de ajudar a definir expectativas mais claras para que possam criar roteiros realistas que atinjam as metas e produzam resultados favoráveis.
O Coaching de executivos pode ter como benefícios:
- Fortalecer as capacidades de liderança
- Melhor conhecimento sobre si e como responder e trabalhar com outros
- Melhor conhecimento de ferramentas e recursos disponíveis para aumentar a performance
- Reduzir stress e melhorar a produtividade
- Estabelecer e tomar ações para alcançar objetivos
- Se tornar mais autossuficiente e confiante
- Obter maior satisfação com o trabalho e com a vida
- Obter maior clareza sobre talentos e valores
- Esclarecer visão de futuro
- Contribuir de forma mais efetiva com seu time e com a organização
- Assumir maior responsabilidade e “accountability” pelas ações e compromissos
- Trabalhar com maior facilidade e produtividade com outros (clientes, equipe, superiores)
- Se comunicar de forma mais eficaz
“Muitos executivos às vezes não sabem como abordar o processo de definir e buscar metas e é aí que entra o papel do coaching de executivos. E as empresas têm contratado este tipo de serviço para fortalecer e emponderar os seus líderes”, explica.