Festival tem expectativa de público de mais de 10 mil pessoas para entregar música, capacitação e empreendedorismo cultural
A cena cultural maranhense se prepara para mais uma celebração da música popular. Com o apoio do Banco do Nordeste (BNB), o produtor Tutuca Viana realiza o Festival Lençóis Instrumental 2025, projeto que dá continuidade ao renomado Lençóis Jazz & Blues Festival, considerado um dos mais importantes eventos culturais do estado. Nesta edição, são esperadas mais de 10 mil pessoas durante toda a programação.
O lançamento da 16ª edição da iniciativa acontece nesta terça-feira, 21, às 19h, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, em São Luís, com apresentações gratuitas de Tiago Fernandes Trio, Rui Mário Quarteto e Mark Lambert Trio. No dia 24, a partir das 20h, a Concha Acústica da Lagoa da Jansen será palco da programação que apresenta o melhor do jazz, blues e música brasileira, com shows de Wendel de La Salles, Jair Torres Quarteto e Beto Guedes e Banda.
O Festival segue para Barreirinhas, no coração dos Lençóis Maranhenses, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, com dois dias de shows às margens do Rio Preguiças. No palco, apresentações de nomes como Roberta Sá, Luciana Pinheiro, Vanessa Moreno, Arismar do Espírito Santo, Alice Caymmi e Morgana Moreno, além do guitarrista Igor Prado, que se apresenta com a cantora norte-americana JJ Thames.
Com patrocínio do Banco do Nordeste e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Rouanet, toda a programação é gratuita e visa a oferta de uma programação diversa, rica culturalmente e que permite a formação de plateias para estímulo às iniciativas culturais locais e regionais. Em paralelo às apresentações musicais, o Festival Lençóis Instrumental realiza oficinas gratuitas para formação de novos músicos e instrumentistas, tanto em São Luís quanto em Barreirinhas. Podem participar, também de forma gratuita, crianças e jovens da rede pública de educação e, de uma edição especial, alunos masters, que já possuem conhecimento de música.
“Sabemos que o Lençóis Instrumental tem destaque pela autenticidade e pelo compromisso com a valorização da música em nosso estado, preservando nossa rica memória cultural e promovendo novos talentos. Além disso, somos incentivadores da cultura, sabemos que a iniciativa contribui para a preservação do patrimônio artístico e cultural, para promoção da formação de novos artistas e impulsiona o turismo, a economia e a arte local”, ressalta o superintendente do Banco do Nordeste no Maranhão, Isaque Nascimento.
O músico e produtor do Festival, Tutuca Viana, reconhece a importância dos apoios institucionais para viabilização de projetos culturais no Maranhão. “Estamos completando 16 anos de Lençóis Jazz & Blues Festival. É de suma importância o apoio do BNB, ao longo desses anos, para viabilizar um projeto tão longevo e que é da nossa Região Nordeste, muitas vezes esquecida e carente de patrocínios. Quando temos um Banco com o DNA nordestino, nos sentimos vistos e recebemos o fomento merecido para a cultura e para a cadeia produtiva de empreendedores do Nordeste, principalmente no Maranhão”, enfatizou.
Desde sua criação, o Festival já reuniu mais de 100 mil espectadores e promoveu o encontro de arte, educação e empreendedorismo cultural, gerando visibilidade para músicos e arte-educadores. O projeto Lençóis Instrumental 2025 prevê, ainda, a realização de feiras de artesanato e gastronomia, valorizando empreendedores locais e aquecendo a pequena economia.