A Comporte Participações S.A. venceu o leilão de concessão do metrô de Belo Horizonte (MG), realizado nesta quinta-feira (22), na sede da B3, em São Paulo (SP). A empresa ofereceu R$ 25,8 milhões, cerca de 33% acima do valor mínimo (R$ 19,3 milhões) para a aquisição das ações.
A operação foi a primeira de mobilidade urbana estruturada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio de sua Fábrica de Projetos. O projeto prevê a venda integral das ações da empresa “Veículo de Desestatização MG Investimentos S/A” (VDMG) e a outorga, pelo Estado de Minas Gerais, da concessão do serviço público de transporte metroferroviário de passageiros na região metropolitana da capital mineira, incluindo a Linha 1 (linha Novo Eldorado–Vilarinho) e a Linha 2 (linha Nova Suíça-Barreiro).
Estima-se que o investimento total alcance cerca de R$ 3,5 bilhões, ao longo dos 30 anos do contrato de concessão, além de gerar economia de cerca de R$ 365 milhões ao ano para a União, que deixará de subvencionar a operação. A nova concessionária será responsável tanto pela ampliação e requalificação das linhas, quanto pela gestão, operação e manutenção da rede.
“Esse projeto destrava um sonho de décadas de oferecer transporte público de qualidade para a população de BH”, afirma o diretor de Concessões e Privatizações do BNDES, Fábio Abrahão. Segundo o executivo, muitos foram os desafios: “Essa caminhada atravessou pandemia, guerra, crise de commodities, das cadeias de suprimentos, incertezas e mudanças de taxas de juros. Mas chegamos até aqui e entregamos um leilão que vai beneficiar pelo menos 200 mil pessoas que usam o metrô diariamente e suas famílias com melhor qualidade de vida”.
Para Abrahão, “trata-se também de um projeto emblemático, pois, além de combinar uma concessão estadual com a privatização de uma empresa federal, tem um efeito demonstração para os sistemas metroviários do Recife, de Porto Alegre e de outras capitais”.
Atualmente, a rede de transporte metroferroviário em Minas Gerais possui uma linha (Linha 1), que atende aos municípios de Belo Horizonte e Contagem, compreendendo 19 estações e 28,1 km de extensão. Com os investimentos previstos, a extensão total do sistema deve ser ampliada em 11 km.
O projeto envolve a requalificação e a ampliação da linha existente em mais uma estação (Novo Eldorado, no município de Contagem), aumentando o trajeto em 1 km, e a construção da Linha 2 (ligando os bairros de Calafate e Barreiro), com sete estações e 10 km de extensão. A previsão é que as novas estações comecem a ser inauguradas a partir do quarto ano da concessão e que todas estejam operacionais no sexto ano. Estima-se que nesse período o sistema passe a beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros por dia, um aumento de cerca de 50% em relação aos 179 mil passageiros transportados diariamente em 2019.
Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site e no Hub de Projetos do BNDES: https://hubdeprojetos.bndes.gov.br/pt/.