Live-action da Mauricio de Sousa Produções é produzido pelos mesmos criadores dos sucessos “Turma da Mônica: Laços” e “Turma da Mônica: Lições”
Um dos filmes mais aguardados nos cinemas, “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa”, obra de Mauricio de Sousa, estrelado por Isaac Amendoim e dirigido por Fernando Fraiha (“Bem-Vinda, Violeta”), será lançado no dia 9 de janeiro de 2025. A produção é da Biônica Filmes, nome por trás dos sucessos de público e crítica “Turma da Mônica: Laços” (2019) e “Turma da Mônica: Lições” (2021), longas dirigidos por Daniel Rezende, com coprodução da Mauricio de Sousa Produções, Paris Entretenimento, Paramount Pictures e distribuição da Paris Filmes. O filme também anuncia nova parceira com a Brasilprev, empresa líder do mercado brasileiro de previdência privada, que apresentará o projeto. A companhia é uma grande patrocinadora de eventos culturais e esportivos brasileiros.
“Estamos animados em fazer parte dessa produção que dá vida a um personagem tão querido por tanta gente. O filme traz uma mensagem incrível que tem tudo a ver com os valores que a Brasilprev preza, como justiça, diversidade e sustentabilidade”, declara Camilo Buzzi, diretor comercial e de marketing da Brasilprev. “Esperamos que Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa inspire mudanças positivas em nossas vidas e na sociedade”.
Para Marcos Saraiva, produtor-executivo do núcleo audiovisual da MSP, essa é uma produção de muita relevância: “A Mauricio de Sousa Produções tem se destacado por sua habilidade em inovar e cativar um público cada vez mais amplo, independentemente da idade. Personagens icônicos como o adorável Chico Bento já se tornaram parte integrante da vida do público brasileiro, representando a cultura nacional de maneira singular e inclusiva”, diz.
Vinculado à causa ambiental, Chico Bento tornou-se embaixador da proteção das nascentes do Pantanal e do WWF-Brasil. O famoso personagem da Mauricio de Sousa Produções é interpretado pelo influenciador mineiro Isaac Amendoim, de 10 anos. Com mais de três milhões de seguidores nas redes sociais, ele é conhecido por fazer vídeos que mostram sua rotina na roça de Cana Verde (MG), sua cidade natal.
Com roteiro de Elena Altheman, Fernando Fraiha e Raul Chequer, o filme acompanha a saga de Chico e seus amigos, Zé Lelé (Pedro Dantas), Rosinha (Anna Julia Dias), Tábata (Lorena de Oliveira), Hiro (Davi Okabe) e Zé Roça (Guilherme Tavares). Quando a goiabeira “maraviosa” do rabugento Nhô Lau (Luis Lobianco) é colocada em risco pelo coronel Dotô Agripino (Augusto Madeira) e seu filho Genesinho (Enzo Henrique), Chico e sua turma se unem em uma aventura para salvar a árvore e a natureza ao redor da Vila da Abobrinha.
A cidade fictícia saiu diretamente dos quadrinhos criados por Mauricio de Sousa para o interior de São Paulo, onde os cenários foram recriados em quatro fazendas de Bragança Paulista e Itatiba. Ao todo, equipe e elenco passaram por dois meses de preparação e seis semanas de filmagens nas locações.
Sinopse reduzida: Chico Bento precisa unir toda sua turma para “sarvá” a goiabeira do Nhô Lau.
Ficha técnica
- Produção: Biônica Filmes
- Coprodução: Paris Entretenimento, Mauricio de Sousa Produções e Paramount Pictures
- Direção: Fernando Fraiha
- Produção: Bianca Villar, Daniel Rezende, Fernando Fraiha, Karen Castanho, Marcio Fraccaroli e Marcos Saraiva
- Roteiro: Elena Altheman, Fernando Fraiha e Raul Chequer
- Direção de fotografia: Gustavo Hadba
- Direção de Arte: Marinês Mencio
- Figurino: Leticia Barbieri
- Montagem: Daniel Weber
- Música: Fabio Goes
- Distribuição: Paris Filmes
Elenco
- Isaac Amendoim (Chico Bento)
- Pedro Dantas (Zé Lelé)
- Anna Julia Dias (Rosinha)
- Lorena de Oliveira (Tábata)
- Davi Okabe (Hiro)
- Guilherme Tavares (Zé da Roça)
- Enzo Henrique (Genesinho)
- Augusto Madeira (Dotô Agripino)
- Luis Lobianco (Nhô Lau)
FERNANDO FRAIHA | Diretor
Fernando Fraiha trabalha com audiovisual desde 2002 e é sócio-fundador da Biônica Filmes. Seu primeiro longa-metragem como diretor foi “La Vingança” (2016), uma coprodução Brasil-Argentina. O filme estreou no Festival do Rio de 2017 e ganhou menção especial do júri no Rencontres du Cinéma Sud-América de Marselha 2017; prêmio de melhor diretor no Brooklyn Film Festival 2017 em Nova York; e prêmio do público de melhor longa-metragem no Festival Internazionale di Cinema Brasiliano 2017 em Milão. Além disso, foi roteirista e diretor na série da Netflix “Ninguém Tá Olhando”, vencedora do Emmy Internacional de melhor comédia de 2020, com a direção-geral de Daniel Rezende. A parceria com Daniel também se deu em “Turma da Mônica: Laços” e “Turma da Mônica: Lições”, filmes que Fernando dirigiu na segunda unidade, além de ter atuado como produtor na Biônica. Ainda no universo do Mauricio de Sousa, Fernando idealizou a série “Franjinha e Milena em busca da ciência”, da HBO Max. Ele é um dos membros do coletivo de humor TV QUASE e diretor do programa “Choque de Cultura” desde sua estreia no Youtube até a última temporada para a Globo. Seu longa-metragem mais recente é “Bem-Vinda, Violeta”, baseado no romance “Cordilheira”, de Daniel Galera. O filme ganhou o Spirit Award de melhor longa-metragem no Brooklyn Film Festival em 2022, melhor longa-metragem no Austin Film Festival, e melhor ator para Darío Gradinetti (“Fale Com Ela”) no Festival do Rio de 2022.
BIÔNICA FILMES | Produtora
A Biônica Filmes foi criada por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho. Produziu a série para a HBO “PSI”, indicada ao Emmy Awards 2015 (melhor série dramática); e os longas “Os Homens São De Marte… E é Pra Lá Que Eu Vou!” (2014), de Marcus Baldini, visto por mais de 1,8 milhão de espectadores e ganhador do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2015 (melhor comédia); “Reza a Lenda” (2016), de Homero Olivetto, ganhador do prêmio especial do júri no Tallin Black Nights 2016; e “TOC – Transtornada, Obsessiva, Compulsiva” (2017), de Paulinho Caruso e Teo Poppovic, selecionado para o SXSW 2018. Em 2017, a Biônica foi coprodutora do documentário “Divinas Divas”, de Leandra Leal, vencedor do Prêmio do Público – Global no SXSW e “La Vingança”, de Fernando Fraiha, coprodução Brasil-Argentina, vencedora do prêmio de diretor estreante do Brooklyn Film Festival. Em 2018, a produtora lançou “Uma Quase Dupla”, estrelada por Tatá Werneck e Cauã Reymond, que foi vista por mais de 600 mil pessoas nos cinemas. Em 2019, lançou o primeiro live-action baseado nas histórias da Turma da Mônica, de Mauricio de Sousa, “Turma da Mônica: Laços”, dirigido por Daniel Rezende, que levou mais de 2 milhões de pessoas aos cinemas. Em 2021, lançou “Outubro”, de Maria Ribeiro, documentário sobre a eleição presidencial de 2018; e “Turma da Mônica: Lições”, maior bilheteria de filme nacional do ano de 2021. Em 2022, lançou a “A Viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky, coprodução Brasil-Portugal sobre o retorno de Dom Pedro I a Portugal; a produção internacional Brasil-Argentina “Bem-Vinda,Violeta!”, dirigida por Fernando Fraiha, baseada no livro “Cordilheira”, de Daniel Galera; “Meu Álbum de Amores”, de Rafael Gomes, comédia romântica musical com trilha-sonora assinada por Arnaldo Antunes; “Turma da Mônica: A Série”, no Globoplay; e a série “Franjinha e Milena em Busca da Ciência”, para a HBO Max. Também assinou a produção do longa “Pedágio”, dirigido por Carolina Markowicz, que foi selecionado para o Festival de Cinema de San Sebastian. Atualmente, a Biônica está em processo de montagem do documentário sobre a maior estrela do rock brasileira: Rita Lee.
PARIS ENTRETENIMENTO | Coprodutora
Fundada em 2011, a Paris Entretenimento consolidou-se como produtora independente em 2015, com o lançamento de “Carrossel – O Filme”. Desde então, seus filmes foram vistos por 20 milhões de pessoas nos cinemas. Entre 2015 e 2018, a Paris Entretenimento foi a produtora que mais lançou filmes no país, com um total de 14 longas-metragens originais exibidos em circuito comercial. Os gêneros variados dessas produções reafirmam sua versatilidade e, consequentemente, seu posicionamento no mercado audiovisual: adaptações de séries infantis (“Carrossel”, “Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina”, “Detetives do Prédio Azul – O Filme” e “Detetives do Prédio Azul 2 – O Mistério Italiano”), infanto-juvenis (“Internet – O Filme”, “Meus 15 Anos” e “10 Horas para o Natal”), comédia romântica (“Um Namorado Para Minha Mulher”), adaptação que deu vida à HQ nacional de ação (“O Doutrinador”), que deu origem a uma série para o canal Space, e três documentários (“Teresinha”, “Todas as Meninas Reunidas Vamos Lá!” e “Aqualoucos”). Em 2021, lançou as comédias “A Sogra Perfeita” e “Dois Mais Dois”, e, em 2022, “Detetives do Prédio Azul 3 – Uma Aventura no Fim do Mundo”. Em 2023, produziu “Um Dia Cinco Estrelas”, de Hsu Chein, além dos longas “Meu Nome é Gal”, “Tá Escrito” e “Férias Trocadas”. A Paris Entretenimento desenvolve ainda quatro séries para diferentes plataformas de streaming e ainda filma mais três longas-metragens até o fim deste ano.
MAURICIO DE SOUSA PRODUÇÕES | Coprodutora
A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, trabalha com 200 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma YouTube já passou de 21 bilhões de views, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo, com 550 títulos de livros e mais de 1 bilhão de revistas vendidas, ambos responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.
PARAMOUNT PICTURES | Coprodutora
A Paramount Pictures Brasil atua no mercado audiovisual no Brasil desde 1916 com foco no seu conteúdo original, mas também fomenta e apoia o desenvolvimento do cinema brasileiro investindo em conteúdo local. A distribuidora foi responsável pela distribuição de clássicos nacionais, como “Vinicius” (2005), “Tropa de Elite” (2007), “Última Parada 174” (2008), “Homem do Futuro” (2011) e “Raul – O início, o Fim e o Meio” (2012). Hoje o estúdio atua como coprodutor de diversas produções nacionais, como “Os Homens São de Marte” (2014), “Loucas pra Casar” (2015), “O Shaolin do Sertão” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 2” (2016), “Minha Mãe é uma Peça 3” (2019), “Turma da Mônica: Laços” (2019) e “Turma da Mônica: Lições” (2021).
PARIS FILMES | Distribuidora
A Paris Filmes é a maior distribuidora brasileira independente e atua no mercado de distribuição de filmes no Brasil e na América Latina, destacando-se pela alta qualidade cinematográfica. Além de ter distribuído grandes sucessos mundiais como as sagas “Crepúsculo” e “Jogos Vorazes”, o premiado “O Lado Bom da Vida”, que rendeu o Globo de Ouro®️ e o Oscar®️ de melhor atriz a Jennifer Lawrence em 2013 e “Meia-Noite em Paris”, que fez no Brasil a maior bilheteria de um filme de Woody Allen, a distribuidora também possui em sua carteira os maiores sucessos do cinema nacional, como as franquias “De Pernas Pro Ar”, “Até Que a Sorte nos Separe”, “Detetives do Prédio Azul – O Filme” e “Turma da Mônica”. Nos últimos anos a empresa esteve à frente de importantes lançamentos como “John Wick”, “La La Land – Cantando Estações”, “A Cabana”, “Extraordinário” e “Marighella”. Para os próximos lançamentos, a empresa aposta em um line-up diversificado, que inclui títulos como “Os Três Mosqueteiros”, “Minha Irmã e Eu”, “Tá Escrito”, e as sequências “John Wick 4: Baba Yaga”, “Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”, “Pássaro Branco – Uma história de Extraordinário”, “Jogos Mortais X”, entre outros.
BRASILPREV SEGUROS E PREVIDÊNCIA S.A. | Patrocinadora
Com 30 anos de atuação, a Brasilprev Seguros e Previdência S.A. tem como acionistas a BB Seguros, braço de seguros, capitalização e previdência privada do Banco do Brasil, e a Principal Financial Group, uma das principais instituições financeiras dos Estados Unidos. Líder do setor, a companhia conta com mais de R$ 409 bilhões em ativos sob gestão e uma carteira de 2,6 milhões de clientes. Especialista no negócio de previdência privada, com produtos acessíveis e serviços diferenciados, a Brasilprev conta com a rede de agências do Banco do Brasil como seu principal canal de distribuição.