Europ Assistance Brasil

Com IA e Open Finance, InfinitePay derruba taxas e usa tecnologia para mudar a indústria novamente

Fabrício Costa, diretor de serviços financeiros da CloudWalk / Foto: Divulgação
Fabrício Costa, diretor de serviços financeiros da CloudWalk / Foto: Divulgação

Plataforma de serviços financeiros da CloudWalk anuncia redução de até 50% nos valores cobrados para transações com cartões; Modelo de precificação automatizado, sem necessidade de vendedores para negociação de taxas ou burocracia, mostra uso da tecnologia como caminho para a eficiência

A InfinitePay, plataforma de serviços financeiros para micro e pequenos negócios da CloudWalk, acaba de anunciar uma novidade que dá início a um novo capítulo na indústria de serviços financeiros para PMEs. A fintech irá reduzir as taxas cobradas de seus clientes nas transações por cartões de crédito e débito em até 50%, a partir de um modelo de precificação baseado em Inteligência Artificial e Open Finance. A mudança vale tanto para os pagamentos feitos na maquininha quanto no aplicativo da InfinitePay, que permite que qualquer smartphone com NFC receba pagamentos por aproximação.

Para isso, a InfinitePay usará sua infraestrutura tecnológica e sua capacidade de análise e interpretação de dados para a cobrança de taxas inteligentes, que agora contarão com reduções graduais a partir de fatores como faixa de faturamento, sazonalidade das vendas, diferenciação por segmentos e região geográfica do empreendedor. O processo acontecerá de forma automatizada e levará em conta também o histórico do cliente com outras instituições por meio da ferramenta de Open Finance. O desconto será aplicado imediatamente após essa análise.

Com a novidade, a InfinitePay muda a lógica de precificação de taxas do mercado. Atualmente, para obter taxas mais competitivas, os pequenos empreendedores têm basicamente dois caminhos: o primeiro é contratar um plano promocional, com uma série de asteriscos e obrigações. Se não forem cumpridas, acarretam em multas, cobranças de aluguéis e taxas bem mais altas do que as prometidas. O segundo é partir para a negociação de taxas com representantes comerciais das empresas tradicionais de maquininhas, o que envolve visitas, longas trocas de e-mail, prints de extratos e mensagens no WhatsApp.

“Além de todos os custos envolvidos com vendedores e negociações complexas, essa prática toma um tempo precioso do empreendedor. Tempo que ele poderia estar usando para atender seus clientes e cuidar melhor do seu negócio”, afirma Fabrício Costa, diretor de serviços financeiros da CloudWalk. “O que estamos fazendo é substituir um processo antigo, ineficiente, que remete ao tempo dos vendedores de enciclopédias que faziam o saudoso ‘porta a porta’, por um novo paradigma, que usa tecnologia para inovar ao longo de toda a jornada de negociação, sem pegadinhas. Em resumo, estamos trocando algo que hoje é obrigação do lojista por um benefício para ele e seu negócio”.

Inspirada a partir de sugestões dos próprios clientes, o projeto vem sendo executado nos últimos meses em modo de teste com um grupo de empreendedores selecionados, e não só se mostrou viável como superou as expectativas iniciais. Segundo Costa, o objetivo é acompanhar o crescimento dos negócios dos clientes, que muitas vezes criam uma conta na InfinitePay quando estão começando, mas com o passar do tempo crescem e querem taxas mais competitivas. “Mais do que buscar um novo segmento de clientes para a InfinitePay, o que queremos é crescer junto com os nossos atuais, acompanhando-os por mais tempo ao longo de suas jornadas”, afirma.

A expectativa é que, já no primeiro mês, uma parte relevante da base da InfinitePay passe a fazer uso do novo benefício. A estimativa é que, com as mudanças, a InfinitePay “devolva” até R$ 300 milhões para sua base de clientes no período de um ano. O valor foi feito com base no cálculo em cima de todas as transações dos clientes que já estão elegíveis para as novas ofertas de taxas.

As informações em relação às taxas aplicadas e os critérios de elegibilidade já estão disponíveis tanto no site quanto no aplicativo da InfinitePay.

A transformação do mercado em 5 anos

Lançada em 2019, a InfinitePay revolucionou o mercado de adquirência no Brasil ao lançar uma maquininha com taxas que chegavam a ser menos da metade da praticada pelo mercado, sobretudo na antecipação de vendas a prazo. Também consolidou o recebimento no dia seguinte da venda como padrão, sendo considerada uma “nova bomba” no auge da chamada “guerra das maquininhas”. O que viabilizou essa mudança nas regras do jogo foi a criação de uma infraestrutura baseada em blockchain e machine learning para criar uma plataforma mais segura e mais eficiente. A economia gerada por essa eficiência era repassada diretamente aos clientes, em forma de taxas mais justas.

Cinco anos depois e chegando à marca de 2 milhões de clientes, a InfinitePay novamente inova, agora com o uso de Open Finance e Inteligência Artificial, para mudar mais uma vez a dinâmica do mercado. “O Open Finance é uma maneira de trazer simetria de informações para as fintechs competirem de igual para igual com as empresas tradicionais. Agora, a escolha que fizemos a partir disso foi focar nossos esforços para atender o cliente digitalmente, com altos níveis de qualidade e menores custos, afinal de contas, as pessoas adoram comprar, mas odeiam que alguém venda algo para elas”, diz Costa. “Seguimos firmes pelo objetivo de democratizar os meios de pagamento no Brasil, com inovação, tecnologia e transparência, sem asterisco”.

Total
0
Shares
Anterior
MetLife adere ao prestigiado MDRT e qualifica corretoras em evento global
Sócios de corretoras parceiras, participaram do evento da MDRT, em Vancouver, Canadá / Foto: Divulgação

MetLife adere ao prestigiado MDRT e qualifica corretoras em evento global

Seguradora investe em ações para desenvolver as parceiras comerciais e

Próximo
Databricks lança novo produto que une BI e Inteligência Artificial para democratizar análises e insights nas empresas
Cinco tendências em tecnologia financeira para 2024/ Foto: Freepik

Databricks lança novo produto que une BI e Inteligência Artificial para democratizar análises e insights nas empresas

Veja também