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Com IA, núcleo de experimentação otimizada do banco BV gera R$ 150 mi em crédito

Banco BV anuncia medidas de apoio a clientes e parceiros no Rio Grande do Sul / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a aplicação de psicometria, o Nexo realiza uma avaliação adicional do perfil de risco de clientes que, pelos critérios usuais, teriam dificuldade para conseguir crédito

O banco BV, um dos maiores bancos privados do país, tem investido constantemente em tecnologia para melhoria e modernização de sua esteira operacional e atendimento ao cliente. Para acelerar o processo de inovação em crédito, principal pilar da instituição, o BV criou, em 2022, o Nexo — Núcleo de Experimentação Otimizada, que gerou R$ 150 milhões em negócios com o desenvolvimento e aplicação de soluções integradas em conjunto com empresas parceiras.

O resultado é fruto do foco constante em iniciativas que fomentam o open finance, parcerias estratégicas e o uso inteligente de dados de forma não tradicional. Desde sua implementação, o Nexo concentra os esforços na maximização do core business do banco e na diversificação do portfólio, reforçando seu relacionamento com o cliente a partir da oferta de produtos e serviços alinhados às suas necessidades.

Protagonista na jornada de inovação do banco BV, o Nexo, em parceria com a fintech Innovative Assessments, implementou a psicometria — conjunto de métodos que ajudam a avaliar características, perfis e variáveis comportamentais por meio da tecnologia — como parte adicional do processo de análise de usuários que, pelas vias usuais, teriam uma jornada de crédito mais burocrática.

Com a inovação, o BV se tornou um dos primeiros bancos a utilizar essa tecnologia para reavaliar o perfil de risco desses clientes. A psicometria, aplicada para otimizar produtos e serviços já existentes, foi responsável por R$ 32 milhões dos negócios gerados com o Nexo de janeiro a junho deste ano.

“A tecnologia que nos apoia no processo seleciona, com base no perfil do usuário, perguntas pertinentes para que o banco conheça melhor os hábitos do requerente e possa tomar uma decisão certeira sobre a concessão de crédito. O algoritmo analisa as respostas e indica o risco de inadimplência. Com essas informações extras em mãos, conseguimos mitigar riscos e fortalecer nosso relacionamento com o cliente, muitas vezes o auxiliando a realizar o sonho de ter um veículo”, explica Roberto Jabali, Diretor Executivo de Crédito e Cobrança, do banco BV.

O Nexo já estuda outras formas de introduzir a metodologia para concessão de crédito responsável em outras verticais do banco, considerando tendências como Gig Economy e Open Finance, que redesenharam o cenário econômico e as necessidades dos brasileiros.

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