Com a ascensão acelerada da tecnologia no meio corporativo, empresas devem estar preparadas para essa transformação
O mercado de inteligência artificial está em uma crescente global constante. De acordo com a Bloomberg Intelligence, o setor deve expandir para US$ 1,3 trilhão até 2032, crescendo a uma taxa anual de 42%. Isso porque, impulsionado por altos investimentos de líderes das big techs, a tecnologia obteve um desenvolvimento acelerado, e seu uso expandiu consideravelmente para diferentes áreas de negócios. Grandes nomes como a Microsoft seguem voltando seus investimentos para a Inteligência Artificial. A companhia, por meio de seu CEO, Satya Nadella, disse que passaram da conversa sobre IA para a aplicação da tecnologia em escala, infundindo a ferramenta nos serviços de tecnologia oferecidos pela gigante. Isso tem levado à conquista de novos clientes, além de ajudar a gerar novos benefícios e ganhos de produtividade em todos os setores.
Mais do que acelerar a transformação digital, a IA implica em uma série de mudanças no cotidiano corporativo, que vão impulsionar a reconstrução e adaptação dos modelos de negócios. Nesse contexto, é ainda mais evidente a necessidade de organizações e profissionais que buscam se adequar a esse cenário, com o objetivo de buscar inovação e se reinventar para obter destaque no mercado.
“Ainda que permeiam muitas discussões acerca da inteligência artificial, nos próximos anos a tecnologia irá transformar totalmente a maneira como organizações realizam análises e processos para a otimização das operações de serviços. Diante desse cenário, organizações devem estar ainda mais atentas para não ficarem para trás no mercado”, destaca Fábio Falcão, CEO da IARIS, startup paraibana especializada em aplicações de inteligência artificial.
Para o CEO, o meio empresarial deve estar cada vez mais preparado para os próximos anos. E, para isso, ele cita alguns pontos para empresas que desejam implementar a tecnologia nos negócios, mas não sabem se ainda estão preparadas para essa transformação.
O primeiro é a implementação de uma infraestrutura robusta. O uso da inteligência artificial atrelado a outras ferramentas permite obter plataformas de ponta a ponta, com mais eficiência e segurança em seus processos. Para ter uma infraestrutura em IA robusta, é preciso avaliar os recursos de computação, como ferramentas e softwares, sistemas de dados e demais meios necessários. Desse modo, é possível manter os modelos de negócio atualizados e preparados para as mudanças do mercado tecnológico.
Além disso, é preciso ter uma equipe de profissionais capacitados. O componente humano é peça fundamental para garantir a operação dos serviços. Sabemos que o setor de Tecnologia da Informação é vital para garantir o pleno funcionamento de uma organização. Atualmente, desenvolvedores, programadores e engenheiros de softwares já atuam em processos que envolvem a tecnologia. No entanto, novas transformações podem surgir, e será preciso suprir as demandas e habilidades específicas e necessárias para operar com a tecnologia. Por isso, desenvolver e preparar profissionais capacitados em IA é essencial para otimizar cada vez mais o desempenho da tecnologia.
E, por fim, manter uma cultura de inovação em IA. Isto é, para além da implementação da tecnologia, é preciso cultivar a cultura de inovação em IA dentro da empresa. Isto é, promover práticas entre as equipes que proporcionam mais valor e experiência no âmbito digital, vinculando as estratégias de negócios à IA. Assim, equipes se mantêm engajadas para a construção de um caminho inovador de um negócio.