Plataforma de ERP está apostando na ampliação das soluções de serviços financeiros e da oferta de crédito, dashboard inteligente, aperfeiçoamento de funcionalidades, além de um robusto catálogos de parceiro para avançar a digitalização e se consolidar como uma ferramenta de ERP que tem tudo o que empreendedor precisa
Com mais de 300 mil usuários ativos, o Bling, plataforma do ecossistema LWSA, está investindo em inovação tecnológica, aperfeiçoamento de soluções, oferta integrada de serviços financeiros e crédito, além da qualificação de lojistas de forma gratuita para ampliar sua participação e consolidar sua posição no mercado de soluções de Gestão e ERP do qual é líder entre as micro e pequenas empresas que vendem em lojas virtuais, físicas e marketplaces.
De acordo com Marcelo Navarini, diretor geral do Bling, as iniciativas visam tornar a plataforma ainda mais especializada, reunindo em um mesmo local todas as soluções de gestão que o empreendedor precisa. “Estamos olhando para as necessidades e resolvendo as dores do empreendedor, que muitas vezes precisa contratar mais de um serviço para realizar a gestão do seu negócio. Com as inovações e melhorias que temos em curso, seremos uma plataforma completa para o lojista realizar tudo o que precisa”, afirma.
A empresa aposta em ganho maior de share de mercado por meio da inovação e da diversificação de soluções. Em inovação, a empresa está apostando em um dashboard inteligente que já vem sendo testado por um grupo restrito de clientes e terá sua implantação escalonada ao longo dos próximos meses. Nessa solução, o cliente poderá visualizar todos os dados de seu negócio, em um ambiente simples e prático e conseguir fazer projeções futuras da empresa.
Outra funcionalidade, a Central de Extensões dá ao lojista o acesso a diversas outras soluções complementares e relacionadas a diversos casos de uso, como e-commerce, frete, PDV e automação comercial, meios de pagamento, chatbot, automações com inteligência artificial, CRM, dropshipping, marketplace, entre outras.
As novas soluções e inovações tecnológicas devem dar ganho de rentabilidade à plataforma, potencializando as oportunidades de atração de novos clientes, além de agregar novos produtos à carteira de clientes ativos.
Digitalização do comércio
O trabalho de Bling não começou agora. A empresa com sede em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, tem liderado a digitalização de lojistas no país, fazendo com que micro e pequenos empreendedores abandonem “anotações em carderninhos” ou diferentes planilhas e passem a utilizar a plataforma digital na gestão de seus negócios.
Nos últimos anos, a empresa investiu na formação de um hub de marketplace, integrando sua tecnologia a grandes players do mercado do e-commerce como Amazon, Shopee, Mercado Livre e Shein.
No Brasil, o Bling se tornou o ERP oficial da Shein, como primeiro integrador da plataforma, fazendo parte do processo de expansão da base de vendedores brasileiros no marketplace chinês, que tem realizado um processo de nacionalização de sua produção. Entre as iniciativas, a plataforma já realizou digitalização de vendedores no Brás, principal polo comercial do país, sediado em São Paulo, e o maior da América Latina, e do Saara, no Rio de Janeiro.
O Bling oferece ferramentas que permitem aos micros e pequenos empreendedores gerirem seus negócios de forma eficiente. As soluções da plataforma abrangem desde a organização de produtos e a automação de processos até a emissão de documentos fiscais e a comunicação com diversos canais de venda, como marketplaces e lojas físicas. Essa centralização facilita a gestão de estoque e o controle financeiro, otimizando o dia a dia dos usuários.
Profissionalização dos empreendedores
Por meio do Bling Academy, disponível para qualquer pessoa, a empresa também tem investido na qualificação dos empreendedores, com a oferta de cursos gratuitos em áreas importantes do negócio como gestão financeira, logística, estoque e marketing. Em outubro e novembro, a plataforma também está com uma série de treinamentos exclusivos para o período de Black Friday. Essa iniciativa visa equipar os usuários com o conhecimento necessário para enfrentar os desafios do mercado.
Destaque no mercado
Todas as iniciativas reforçam a estratégia da empresa para ganho de share de mercado e aumento de rentabilidade. No 3º trimestre de 2024, o segmento de ERP do ecossistema de soluções digitais para empresas do qual o Bling faz parte, a LWSA, atingiu um GMV transacionado de emissão de notas fiscais no valor de R$ 45,6 bilhões, um crescimento de 27,42% em comparação com o mesmo período de 2023.
Entre janeiro e setembro do ano passado, foram emitidos R$122,2 bilhões em notas fiscais, 23,7% a mais que no ano passado. A soma contempla todos os valores de notas emitidas pelas soluções de ERP do grupo, sendo o principal deles o Bling.