Europ Assistance Brasil

Com mais de 5 bilhões de consultas, Reclame Aqui vira “bússola” para consumidores: como empresas podem melhorar suas notas na plataforma?

Foto: fauxels/ Pexels
Foto: fauxels/ Pexels

Com maior atenção às reclamações dos consumidores, marcas devem encarar plataforma como aliada para potencializar a reputação na internet

Não foram só as relações pessoais e de trabalho que se transformaram depois da pandemia. O consumo, seja de celulares, streamings ou serviços estéticos, também foi diretamente impactado. Sem as lojas físicas, as compras pela internet se intensificaram, e muitas aquisições passaram a ser feitas “às cegas”, sem que o consumidor saiba efetivamente como é o produto que está adquirindo. De acordo com o levantamento feito pela fintech Trigg sobre as tendências de consumo para o segundo semestre de 2023, o digital continua sendo o canal de vendas de preferência dos consumidores.

Nesse contexto, ficou mais evidente a importância de plataformas como o Reclame Aqui, que registra opiniões e reclamações dos consumidores e serve como uma espécie de “bússola” para quem quer fazer compras sem sair de casa. Em 2023, com um universo de 360 mil empresas cadastradas e uma média de 1 milhão de reclamações por mês, a plataforma superou a marca de 5,4 bilhões de consultas de pessoas que queriam comprar algo ou contratar serviços.

“As empresas devem encarar que o Reclame Aqui é como um filtro para potenciais consumidores”, diz Matheus Marcondes, fundador da Smile University, escola de marketing digital, gestão e negócios para profissionais liberais. “Hoje qualquer manifestação do consumidor pode gerar um impacto violento na reputação da marca. Por isso, as empresas têm se atentado tanto a resolver os problemas rapidamente nessas plataformas.”

Total
0
Shares
Anterior
Pesquisa do Imovelweb mostra que 65% dos brasileiros priorizam segurança ao escolher moradia
Foto: RDNE Stock project/ Pexels

Pesquisa do Imovelweb mostra que 65% dos brasileiros priorizam segurança ao escolher moradia

Pesquisa realizada pelo portal de classificados mostra que os brasileiros tendem

Próximo
Preço médio de carros usados se recupera e mercado inicia volta à normalidade
Foto: Nima Sarram/ Unsplash

Preço médio de carros usados se recupera e mercado inicia volta à normalidade

Depois da queda registrada em julho, levantamento da MegaDealer mostra que em

Veja também