Com recorde de público, 38 mil pessoas e mais R$ 500 milhões em negócios gerados, a 26ª edição do São Paulo Boat Show superou expectativas
O turismo náutico hoje no Brasil representa apenas 0,12% do PIB nacional, aproximadamente R$ 12 bilhões, porém, com 8,5 mil km de litoral, mais de 40 mil km de vias interiores navegáveis e quase 9,5 mil km de margens de reservatórios de água doce (MTur), tem potencial de sobra para crescer tanto em movimentação turística quanto em termos industriais, o que deve impactar na geração de mais de 120 mil postos de trabalho (Acobar). A maior vitrine náutica da América Latina, o São Paulo Boat Show, demonstrou, em seis dias de evento, que o setor náutico brasileiro está sólido e cada vez mais forte. A sua 26ª edição, que aconteceu de 21 a 26 de setembro no São Paulo Expo, superou a marca de R$ 500 milhões em negócios e um público de mais de 38 mil pessoas. Com 150 barcos em exposição, no total, foram mais de 600 unidades vendidas, desde embarcações de entrada, avaliadas em R$ 69 mil até grandes lanchas de mais de R$ 22 milhões, sem contar os negócios gerados com uma série de opções que envolvem a náutica, como tecnologia embarcada, brinquedos aquáticos, motores, decoração e até produtos de luxo como carros, resorts e helicópteros no Espaço dos Desejos.
“Só este ano foram mais de R$ 1 bilhão em vendas que foram concretizadas durante os eventos do Boat Show, em Rio de Janeiro/RJ, Itajaí/SC e São Paulo/SP. E esse número pode ser considerado ainda maior se incluirmos todas as negociações que foram iniciadas durante os eventos e fechadas posteriormente. Essa geração de negócios impacta no crescimento econômico do país, na arrecadação de impostos e reflete também no impulso do turismo, tema que foi discutido junto a autoridades de várias partes do país durante o Congresso Internacional Náutica no São Paulo Boat Show. Com esse fortalecimento, a geração de empregos no setor este ano deve crescer 20% e encerrar com a marca de 120 mil postos de trabalhos”, afirma o presidente da Boat Show Eventos, Ernani Paciornik.
“Nos surpreendemos com a variedade de produtos e lançamentos, com a alta movimentação de negócios especialmente de embarcações maiores, acima de 40 pés, incomum antes da pandemia, por exemplo. As embarcações e mix de produtos como um todo estão cada vez mais modernos e tecnológicos, repletos de inovações e para os variados gostos e bolsos. Nesta edição reunimos uma ampla variedade de itens que envolvem a náutica, desde bike aquática, carro-barco, casa flutuante, decoração, compra compartilhada além de aplicativo para barcos até acessórios, motores e alta tecnologia embarcada, desde soluções para controle de embarcações por celular até placas solares”, comenta a diretora geral do Boat Show Eventos, Thalita Vicentini.
O evento contou com número recorde de barcos dos mais variados portes e estilos, entre eles, lanchas, infláveis, veleiros, pontoons e jets, sendo que 50 foram lançados na feira. Além disso, os visitantes concorreram a uma lancha Focker 180 Joy, do estaleiro Fibrafort, equipada com motorização Yamaha, avaliada em mais de R$ 200 mil. O ganhador do sorteio foi Nicolas Torreão, de São Paulo.
Em uma área de 30 mil metros quadrados, o evento contou ainda com o Náutica Talks, ciclo com mais de 30 palestras de navegadores e especialistas do ramo. Além disso, integrou também o 8º Congresso Internacional Náutica, este dirigido a mais de 100 autoridades locais, estaduais e federais de diversas partes do Brasil com objetivo de discutir e apresentar projetos e cases relacionados ao desenvolvimento do turismo náutico.
Entre os palestrantes do Congresso, Vinícius Lummertz, ex-ministro do turismo e presidente do conselho do Grupo Wish de hotéis, disse que o turismo náutico hoje no Brasil tem o potencial de alcançar PIB acima de R$ 40 bilhões e gerar mais do que 150 mil empregos diretos e indiretos.
De acordo com Eduardo Colunna, presidente da Acobar – Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e seus Implementos, o Brasil vem crescendo na indústria náutica em torno de 25% ao ano, desde a pandemia, em 2020. “Estamos em outro patamar. Temos uma indústria sólida, com produtos certificados e de qualidade. A indústria cresce também mais de 25% ao ano em exportações. O faturamento da indústria de barcos é em torno de R$ 2,5 bilhões, mas se incluir manutenção, infraestrutura náutica, aquisição de produtos e equipamentos e turismo você pode multiplicar por 10”, explicou. “O setor não usa robôs para a produção de embarcações, por isso tem grande potencial de geração de empregos”, complementou Colunna.
Confira alguns depoimentos de expositores sobre o São Paulo Boat Show
Sea-Doo
“O São Paulo Boat Show é de suma importância para a marca Sea-Doo no mundo. Mas, mais do que as vendas que acabamos realizando ao apresentar nossos novos produtos, coincidentemente lançados sempre um mês antes da feira, nosso objetivo mesmo é fortalecer a marca Sea-Doo e estar próximos do consumidor e dos entusiastas do universo náutico. Assim, encerramos mais uma edição felizes com o sucesso de nosso estande. Sem dúvida, o evento é um grande impulsionador e marca o início da temporada Sea-Doo mundialmente”. – Roberto Bruder, diretor geral da BRP América Latina e Caribe.
Solara Yachts
“O São Paulo Boat Show 2023 superou todas as nossas expectativas. Tivemos, em média, um aumento de 20% nas vendas. Mais uma vez, eu quero parabenizar o Grupo Náutica porque a feira foi um sucesso. Nosso estande esteve todos os dias super movimentados, com público qualificado e que se surpreendeu com a qualidade e inovação dos nossos produtos, principalmente, com a casa flutuante, que foi lançada durante o evento” – Celso Antunes, dealer oficial da Solara Yachts
Triton Yachts
“Foi positiva a participação da Triton Yachts no São Paulo Boat Show. Temos várias negociações em andamento das seis embarcações expostas e alta procura de embarcações maiores como a Triton Flyer 38 HT, grande sucesso de vendas, a Triton 410 HT, lançamento nacional, além da Triton 340 T-Top, mais uma novidade que apresentamos e encantou o público por unir as já conhecidas características de qualidade Triton com o diferencial da abertura do deck lateral” – Allan Cechelero, diretor de marketing da Triton Yachts
Aloha Náutica
“Mais uma vez o São Paulo Boat Show impulsiona a motivação de milhares de pessoas, de todas as idades, para o mundo da vela e nós da Aloha Náutica aumentamos nossa carteira de Clientes, o que agrega valor ao nosso negócio. O São Paulo Boat Show, mais uma vez, demonstra a sua força!” – Chico Fragoso, sócio da Aloha Náutica (Representante exclusiva no Brasil dos Veleiros Beneteau, dos Catamarãs Excess e também das lanchas e trawlers Beneteau, todos do Grupo Beneteau)
Armatti Yachts
O estaleiro responsável pela fabricação dos barcos da Armatti Yachts e Fishing Raptor também recebeu um volume de público significativo que ultrapassou 1,5 mil pessoas, além de mais de 100 negociações em andamento. 8 vendas foram confirmadas, um volume de negócios efetivado no local que ultrapassa R$ 25 milhões. Todas as embarcações expostas tiveram alta procura, de ambas as marcas. Foi perceptível a adesão do consumidor por barcos cada vez maiores, acima de 35 pés, como é o caso do lançamento, a Armatti 370 Solarium e a Armatti 460 Sport Fly. Da linha Fishing, ambos os modelos expostos na feira, de 35 e 41 pés, tiveram vendas concretizadas. – Fernando Assinato, diretor das marcas.
Azimut Yachts
“As negociações iniciadas e concretizadas durante a feira superaram nossas expectativas. Isso demonstra que o mercado segue aquecido e que a cultura náutica está em expansão no Brasil e deve crescer ainda mais nos próximos anos, especialmente, se tiver o apoio do governo e da iniciativa privada” – Francesco Caputo,CEO da Azimut Yachts,
Ferretti Yachts
“Encerramos o São Paulo Boat Show com sucesso, um volume de negociações e 25 novos clientes. Foram mais de 2 mil visitantes no nosso estande. O saldo positivo e o crescimento de uma empresa como a Ferretti Yachts no Brasil, que é uma das principais do mundo em fabricação de iates de luxo, é muito importante já que impulsiona novos investimentos no país, em especial, a geração de empregos. A produção de um barco tão complexo quanto o lançamento FY 670, de altíssimo padrão, por exemplo, é resultado do envolvimento de mais de 100 pessoas diretas e, se contarmos com toda a cadeia envolvida em serviços, manutenção, marinas e turismo, esse número aumenta em mais de 10 vezes. Esperamos que a náutica siga em desenvolvimento, com apoio e o olhar tanto do governo quanto da iniciativa privada, para benefício de todos”, diz o CEO do Grupo OKEAN, Roberto Paião, única licenciada para fabricação dos iates Ferretti Yachts fora da Itália, com unidade produtiva em Santa Catarina.
Fibrafort
“Este ano tivemos a oportunidade de receber muitos clientes interessados nos nossos produtos. O lançamento da Focker 300 Gran Turismo, um barco totalmente tecnológico e muito aguardado do mercado náutico, foi um grande sucesso. Além disso, este ano tivemos a honra de ser parceiros do Boat Show, com o sorteio do nosso barco de entrada, Focker 188 Joy, e contribuir cada vez mais para que as pessoas descubram um estilo de vida fascinante no mar” – Bárbara Martendal, gerente comercial e marketing da Fibrafort
Schaefer Yachts
“A Schaefer Yachts termina sua participação alcançando os objetivos propostos para o São Paulo Boat Show 2023. Foi apresentada a New Schaefer 375 pela primeira vez em São Paulo, levando ao público do Boat Show todas as novidades desta embarcação. A Schaefer 660, por mais um ano, foi a estrela de edição sempre com visitação recorde de pessoas interessadas em conhecer um dos melhores produtos já desenvolvidos para esta categoria. E, como já era de se esperar, tanto a Schaefer 510 GT como a Schaefer 450 surpreenderam pela sofisticação, design e segurança para barcos de 51 e 45 pés”. – Celso Finkler, head de marketing da Schaefer Yachts
SeaCar Company
“O São Paulo Boat Show foi e sempre será o principal evento náutico do país e está melhor a cada ano. Para nós da Seacar Company foi bastante positivo pois além de ótimos negócios e da divulgação da marca em âmbito nacional estamos com várias negociações em andamento. Durante a feira, vendemos 8 seacars’.} – Nilton Góes, CEO da SeaCar Company
Sessa Marine
“A participação da Sessa Marine nesta edição do São Paulo Boat Show se fez muito importante para a marca. Nela, pudemos mostrar ao mercado latino americano uma empresa com características multiculturais, que vão desde a tradição no design e criatividade italiana à tecnologia e qualidade construtiva brasileira. Certamente, essa união irá desenvolver embarcações cada vez mais únicas. Além disso, uma edição que destaca ainda mais confiança e credibilidade do mercado no evento” – José Antônio Galizio Neto, presidente do Grupo.