Há espaço para empresas de todos os segmentos, mas M&As em fintechs e edtechs devem se destacar, avalia fundador da Questum
O ecossistema aponta para 2023 como promissor para o mercado de M&A. Esse tipo de processo, que bateu recorde de volume em 2022, tem sido visto como atraente para grandes empresas que buscam, por meio da aquisição de startups, acessar novos modelos de negócios, produtos e times. Para Rafael Assunção, fundador e Managing Partner da Questum, assessoria especializada em M&A para startups, a atenção deve continuar voltada para as fintechs e, por conta da expectativa de retomada de ações educacionais, as edtechs também podem se destacar.
“As fintechs se mantêm extremamente relevantes nesse contexto de mudanças regulatórias e avanços provocados pelo Open Finance, devemos acompanhar uma consolidação dos players desse segmento. Já para as edtechs, a expectativa é de crescimento com a possível retomada de ações do governo federal no setor de educação”, afirma o executivo.
No entanto, alerta Assunção, é necessário avaliar se um processo de fusão e aquisição faz sentido para a empresa. “Cada empreendedor deve considerar tanto objetivos pessoais quanto profissionais. Com esse entendimento amadurecido, é hora de começar a preparação para o M&A desde os primeiros dias do negócio”.
Isso porque os empreendedores devem estar organizados para um processo de exit ainda no início da startup. Essa mentalidade precisa orientar decisões, focando no longo prazo, na geração de receita e em boas contratações; na estruturação de processos e atentos à satisfação dos clientes e na consolidação de uma cultura forte.
“Para entender melhor o mercado, o executivo aconselha criar relacionamento e parcerias com possíveis compradores mesmo antes do M&A ser uma realidade. “O ecossistema está sempre muito disposto a contribuir. Criar esse tipo de conexão pode ajudar a entender se já é hora iniciar o processo de exit e quais são os recursos e parceiros que você deverá ter ao seu lado. Enquanto isso, prepare documentações e deixe tudo em dia para quando a oportunidade surgir”, considera o executivo. Dentre os documentos que precisam estar regularizados estão patentes, marcas, direitos autorais e aqueles que asseguram a relação com fornecedores, prestadores de serviços e equipe.