Bradesco Seguros

Com novo programa de reconhecimento, Zurich reforça proposta de valor às oficinas automotivas

Com novo programa de reconhecimento, Zurich reforça proposta de valor às oficinas automotivas / Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Lançamento do programa Garagem dos Campeões coroa trabalho de mais de quatro anos com iniciativas inovadoras da seguradora para suas oficinas referenciadas, incluindo certificação Selo Verde e formação de funileiros

A Zurich Seguros tem com uma de suas promessas colocar o cliente no coração de todas as suas decisões. Mas não é possível cumprir com esse objetivo sem parceiros que busquem por excelência de atendimento no seu dia a dia. Por isso, a seguradora trabalha continuamente para fortalecer os vínculos, apoiar e reconhecer os parceiros essenciais nessa jornada. O recém-lançado programa Garagem dos Campeões, que está premiando as oficinas referenciadas com melhor desempenho junto à seguradora, é um grande exemplo disso.

O programa avaliará as oficinas em critérios como: índice de reparação, e satisfação do cliente. O primeiro ciclo do Garagem dos Campeões ocorrerá durante todo o ano de 2025, com reconhecimentos mensais e semestrais às três oficinas com melhor desempenho acumulado em cada período. No final do ano, a seguradora oferecerá um evento especial de encerramento em que as 10 melhores oficinas do ano serão convidadas a celebrar sua performance em um coquetel exclusivo, com premiação às três melhores.

“O programa visa não apenas reconhecer as oficinas, que são estratégicas para mantermos um nível de excelência de atendimento ao cliente, mas também incentivar a melhoria contínua das oficinas”, explica Fabio Santos, superintendente de Sinistros da Zurich Seguros. “Compartilhamos mensalmente a performance individual e relativa das oficinas elegíveis, para que cada uma tenha clareza sobre sua evolução e possa aprimorar sua eficiência, custo e qualidade, sempre que possível. Tudo isso com o intuito de seguir evoluindo em eficiência e satisfação dos clientes, além de estreitar ainda mais o relacionamento com nossa rede referenciada”, pontua o executivo.

Para Fabio, o programa vem para completar uma jornada de anos com um olhar cuidadoso para as oficinas automotivas, embasado sobretudo em uma promessa de gerar valor mútuo para os parceiros de negócio da companhia. “Em uma estratégia como a nossa, que tem em seu coração o seguro automóvel, é impossível não pensar nas oficinas como uma parte crucial da jornada do cliente junto à Zurich. Queremos que elas cresçam junto conosco, e buscamos oferecer não só reconhecimento, mas oportunidades para que aprimorem seus serviços e estejam preparadas para os desafios do presente e do futuro”.

Selo Verde e Moldando o Futuro

Como mencionado por Fabio, mais do que reconhecimento, a Zurich tem se dedicado há anos em programas que visam apoiar as oficinas em suas operações, criando condições materiais para que se preparem para os desafios do presente e do futuro.

O mais emblemático deles é a certificação Selo Verde, que reconhece as oficinas que adotam práticas sustentáveis em seus negócios. Iniciado em 2021 e provido em parceria com o Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), o projeto conta atualmente com 312 oficinas certificadas, número que só cresce anualmente, além de números excelentes de desempenho – com o nível de satisfação dos clientes 7 pontos acima das oficinas que não contam com o selo.

“As oficinas certificadas não apenas estão se preparando adequadamente em um cenário de transição climática, como também têm benefícios comerciais. Elas podem reduzir custos em suas operações, ganham prioridade no encaminhamento de clientes Zurich e recebem remuneração diferenciada, de acordo com a classificação obtida”, relembra Fabio. “O fato de que as oficinas atendem a várias seguradoras, e não apenas a Zurich, amplia ainda mais o impacto positivo do selo”, acrescenta.

Em 2024, a Zurich inovou novamente ao lançar, junto a um conjunto de oficinas referenciadas Selo Verde de Belo Horizonte e o Sistema Divina Providência, o projeto Moldando o Futuro, que ofereceu um curso de formação gratuito em funilaria, com aulas teóricas e práticas, para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com objetivo de inserção no mercado de trabalho. Dos 12 alunos formados na primeira turma, 50% são mulheres, e quase metade dos formandos seguem atuando no segmento de funilaria, seja em nas oficinas referenciadas ou empreenderam em seu próprio negócio.

“Esse projeto é um dos exemplos mais claros de como a sustentabilidade deve não só ser incluída, como pode apoiar os desafios de negócio”, opina Fabio. “Além de permitir às pessoas em situação de vulnerabilidade social uma perspectiva de futuro, atuando junto à comunidade, ele apoia todo o setor de reparação automotiva na escassez de mão de obra qualificada, o que acarreta a melhoria dos serviços oferecidos pelas oficinas”, explica o executivo, acrescentando que o programa deve contar com novas turmas ainda em 2025.

Para Fabio, tudo isso contribui para o aperfeiçoamento das oficinas – não só na Zurich, mas em todo o mercado – e para sua diferenciação de desempenho e entrega em um mercado competitivo, consequentemente gerando benefícios para as seguradoras e para os clientes, que estão na ponta. “Nós vamos continuar investindo em programas de apoio às oficinas, mantendo um relacionamento próximo com esses parceiros. Estamos à disposição para ouvi-los a apoiá-los em suas necessidades”, finaliza.

Total
0
Shares
Anterior
Copart lança ‘vitrine online’ para venda de peças automotivas
Foto por: Patrick Langwallner/ Unsplash Images

Copart lança ‘vitrine online’ para venda de peças automotivas

A plataforma conecta de forma segura e prática desmontes credenciados a

Próximo
Marcos Troyjo é o novo co-chairman do LIDE
Reprodução Marcos Troyjo é o novo co-chairman do LIDE.

Marcos Troyjo é o novo co-chairman do LIDE

Ex-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, o Banco dos Brics, se junta ao

Veja também