Geração de leads qualificados cresce 62.5% com tecnologia da Databricks e Hightouch
O Databricks Data + AI Summit apresentou em São Francisco neste mês uma série de inovações em dados e Inteligência Artificial e reuniu companhias de destaque global em diferentes segmentos para apresentação de cases com as soluções da companhia. Entre os painéis apresentados, se destaca o da XP, uma das principais instituições financeiras do Brasil, que, após adotar uma estratégia de marketing orientada por Inteligência Artificial, alcançou um incremento de receita em retorno sobre investimento em anúncios (ROAS, na sigla em inglês) de 32.7% com o mesmo orçamento de mídia, ao melhorar a eficiência de suas campanhas, além de ampliar em 62.5% a geração de leads qualificados.
O índice foi conquistado com uso da solução segmentada da Databricks, companhia de dados e IA, em parceria com a Hightouch, plataforma de marketing e tecnologia, e passou a integrar as iniciativas para modernizar a infraestrutura de dados do marketing da XP, para superar desafios de atribuição e custos crescentes de aquisição. A integração de dados em tempo real, modelagem preditiva e automação com a Hightouch, baseada na plataforma da Databricks, permitiu reduzir em 34% o tempo de aprendizado das campanhas e melhorar o direcionamento de clientes para o assessor e segmentos corretos.
Os resultados principais das campanhas-piloto do time de marketing da XP., incluem:
- Redução de 17% no CAC
- 62.5% mais leads qualificados
- Aumento de 32.7% no retorno sobre investimento em anúncios (ROAS) com o mesmo orçamento
- Melhor segmentação de clientes baseada em dados
O sucesso também impulsionou a adoção da solução da Databricks para dashboards em tempo real, análises preditivas e governança segura de dados.
“Acreditamos que inteligência em tempo real é essencial para transformar dados em impacto de negócio. O trabalho com o marketing da XPe a Hightouch exemplifica como uma arquitetura de dados moderna, combinada com machine learning e ativação inteligente, redefine a eficiência do marketing digital,” afirma Marcos Grilanda, Vice-Presidente e Gerente Geral da Databricks para a América Latina.
“Ao integrar IA, dados em tempo real e uma infraestrutura robusta, conseguimos transformar a maneira como adquirimos clientes. Mais do que reduzir custos, estamos qualificando melhor nossos leads e evoluindo nossas iniciativas orientadas por dados, com eventuais ruídos sendo detectados em minutos não apenas pelo time de tecnologia, mas também pelos times de negócio.”, disse Marcelo Duarte, Head de Aquisição e Crescimento de Clientes, XP Inc.
Outras conquistas com IA
A parceria solucionou pontos críticos por meio de:
- Envio de dados enriquecidos do backend ao lakehouse em tempo real
- Modelo de IA com 66% de precisão antecipa ativação de contas e potencial de investimento, apoiando decisões mais ágeis nas áreas de marketing e negócios
- Ativação desses insights nas plataformas de mídia (Meta, Google, TikTok) via reverse ETL e APIs da Hightouch
Com os avanços, a área de marketing preditivo deve ampliar a sofisticação de seus modelos com fontes externas, como dados da Experian, além de aplicar IA para gerar insights a partir de transcrições de interações com clientes.