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Com uso de IA, campanha da Icatu Seguros recria contos clássicos para falar da importância do seguro de vida

Com uso de IA, campanha da Icatu Seguros recria contos clássicos para falar da importância do seguro de vida / Divulgação
Divulgação

Com o mote “Icatu Seguros. Para todos os capítulos da sua história”, campanha alerta de forma lúdica sobre os riscos à vida e a importância da proteção financeira; atualmente, apenas 17% da população brasileira conta com essa proteção

Contar histórias é um dos rituais mais antigos da humanidade e, assim como nos contos clássicos, a vida também traz diversos acontecimentos inesperados – alguns bons e outros ruins. É com essa premissa que a Icatu Seguros, maior seguradora independente do Brasil com atuação em Seguro de Vida, Previdência e Capitalização, alerta para a importância da proteção financeira em sua nova campanha publicitária.

Com o uso de Inteligência Artificial na produção, a marca recria cenas de histórias clássicas, como João e o Pé de feijão, Alice no País das Maravilhas, Chapeuzinho Vermelho e o Mágico de OZ, trazendo o mote “Icatu Seguros. Para todos os capítulos da sua história”. Os contos foram selecionados por terem em comum a imprevisibilidade da vida e ressaltarem a importância de estar atento e protegido em cada jornada. A campanha é assinada pela agência Monks, do grupo S4 Capital.

A iniciativa conta com um filme de 30 segundos – focado na reflexão sobre como o seguro de vida contribui para minimizar os riscos dos imprevistos da vida – e outros de 15’’, que reforçam o risco à morte e o poder da combinação entre seguro de vida e previdência em um cenário de maior longevidade.

“O mercado de seguro de vida está evoluindo bastante ano a ano, mas ainda temos mais de 80% de brasileiros desprotegidos que precisamos sensibilizar e, principalmente, mostrar que proteção é um ato de cuidado e de amor entre as famílias. Para reforçar essa mensagem, trouxemos uma abordagem lúdica, recriando contos clássicos que já fazem parte do imaginário coletivo. As histórias transformam situações de risco em narrativas reflexivas, para tangibilizar para as pessoas como o seguro é essencial para as incertezas da nossa vida”, revela Cinthia Kato, Diretora de Marketing e Canais da Icatu Seguros.

A campanha estreia no dia 17 de março com divulgação nacional via PayTV, além de streaming, podcasts, redes sociais e outros canais. E com intuito de gerar conscientização sobre a importância da proteção nos brasileiros, a campanha terá veiculação em todas as capitais do país, além do reforço em algumas emissoras de TV aberta locais, salas de cinema, rádio e mídia exterior (out-of-home). Para criar uma experiência imersiva e personalizada para o público, a campanha contará também com Digital Out Of Home (DOOH) interativo, que utiliza AI live para transformar as pessoas em personagens dos filmes.

“Nosso objetivo é conscientizar todos sobre a importância do seguro de vida e, ao mesmo tempo, fortalecer nossa atuação junto a parceiros e corretores, que são fundamentais para ampliar o acesso à proteção financeira em todo o Brasil”, completa Cinthia Kato.

IA no Processo de Criação – A Monks, agência criativa por trás da campanha da Icatu, utilizou inteligência artificial para criar personagens, cenários e animações de maneira inovadora, sempre com supervisão humana em todas as etapas do processo. A tecnologia foi aplicada de forma estratégica, otimizando custos e prazos, e alinhando-se ao DNA da agência, que busca sempre impulsionar a criatividade por meio da inovação. Além disso, o projeto – desenvolvido em parceria com a produtora People – também contou com integração com filmagens reais, na cena final entre mãe e filha, destacando a sensibilidade e a troca humana entre gerações que a campanha busca transmitir.

“A parceria com a Icatu busca fortalecer a marca no Brasil por meio de conexões estratégicas e criativas. Em um mercado de incertezas, a proximidade genuína com o público é essencial. O time Monks celebra essa primeira entrega e espera que seja o início de uma jornada inspiradora e de crescimento sólido”, afirma Marina Pires, Managing Director da Monks.

Seguro de Vida na Icatu – Referência no segmento, a Icatu registrou R$ 5,1 bilhões em prêmios retidos de janeiro a dezembro de 2024, uma evolução de 20% em relação ao mesmo período de 2023. Destacam-se o crescimento dos produtos de Vida Individual, com 90% – aumento superior ao do mercado, que foi de 21%. Entre as estratégias, além da ampliação dos canais de distribuição, está a aposta em inovação.

Ficha técnica

Agency: Monks

Office: São Paulo

Client: Icatu Seguros

Product: Seguro de Vida

Campaign: O próximo capítulo da sua história

Client Team: Cinthia J. Kato, Bruno Varandas, Claudia Villas Boas e Camila Carnevale Rodrigues

Managing Director: Marina Pires

Group Account Director: Isabella Dell’ Antonia

Account Director: Luiza Di Bella

Account team: Larissa Geres, , Bebel Luz e Mateus Maciel

Executive Creative Director: Icaro de Abreu

Group Creative Director: Alessandra Muccillo e Paulo Medeiros “Feijão”

Associate Creative Director: Danilo Spinussi

Concept: Alessandra Muccillo, Matias Marcossi e Susana Maria “Shiruba”

Copywriter: Matias Marcossi, Daniel Zalaf e Osvaldo Neto

Art Director: Susana Maria “Shiruba”, Thais Abramante, Myrian Cipriano e  Adriana Aggio

Content Creator: Nando Rodrigues

Head of Strategy & Connections: Quentin Mahé

Strategy Team: Mariana Aguilar e Douglas Godoy

Head of Social/Influence: Paulo Yanaguizawa

Influence Team: Sarah Marques, Diana Martins e Thiago Borbolla”Borbs”

Cultural & Insights Team: Fabiano Carvalho, Mariana Bernardes, Iara Rodrigues e Guilherme Dellavalle

Media Director: Bianca Bisconsin

Media Team: Camila Carreira, Carol Luz, Talita Bonfim

Data: Nicole Maciel, Lany Corredato

Head of production: Luiza Teani

Executive Producer: Gabriela Mangieri

Post production: Poliana Pompeo

Sound: Henrique Meyer

Editor: Maria Paula Kemmer

Motion: Dan Leal

Production House: People Filmes

Production House: People Filmes
Executive Director: Alberto Lopes
Line Producer: Caru Guariento
Production Coordinator: Claudia Moraes
Branding People: Bia Sousa
Directors: Carol Delgado / Luiz Evandro
1st AD: Thais Soares de Souza / Beto Maldonado (Set)
Production Director: Pedro Gama
Producer: Alessandra Galbetti
Director of Photography: Nathaly Pinheiro
1st AC Focus Puller: Alessandro Valese
2nd AC – Video Assist: Dario Alonso
Logger: Rodrigo Lopez (Gringo)
Electrician: Diogo Carvalheiro
Grip: Wewerton Paes de Souza
Art Director: Joaquin Corsiglia
Props Producer: Mari Mello
Set Dresser: Pablo Cardoso
Costume Designer: Camila Ulian
Wardrobe Assistant: Conceição dos Santos
Make-up Artist: Otavio Maciel
Casting Producer: Sarah Alves

People Team:
IA Prompt + Image for Video: Carol Delgado and Luiz Evandro
Post Production Coordination: Rafael Malavasi
Finisher: Raphael Bonato
Editor: Carol Delgado
Editing and Finalization Assistance: Filipe Rizzo, Renan Prado, Ivan Gomes, Matheus Pizani
Colorist: Gabriel Pinda
VFX: Rafael Fernandes

SENSORAMA IA:

Prompt Designer: Marc

Produção Executiva: Valéria Macedo

Pós Produção e Retouching: Thiago Oliveira

Assistente de Produção: Everton Silva

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