Bradesco Seguros

Com vendas aceleradas, Transporte Rodoviário de Cargas São Paulo sente impacto da Black Friday

Setor de transporte de cargas conta com instituto de pesquisas e estudos especializados / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Contratações temporárias podem ultrapassar 100 mil vagas no setor de transporte

Data importada dos Estados Unidos, a Black Friday, no Brasil, está marcada para o dia 29 de novembro. Este dia marca um período no qual o varejo oferece descontos aos seus clientes e esta ação afeta diretamente o Transporte Rodoviário de Cargas (TRC). Segundo uma pesquisa realizada pela Rcell, cerca de 70% dos varejistas esperam aumentar suas vendas nesta data. De acordo com a Confederação Nacional de Transportes (CNT), mais de 65% desses produtos, sejam eles importados ou produzidos internamente, utilizam o TRC para que as mercadorias cheguem ao estabelecimento revendedor ou consumidor final.

Para o diretor de e-commerce do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (Setcesp), Guilherme Juliani, a Black Friday é um dos períodos mais movimentados para o setor. Estima-se que o volume de entregas no Brasil ultrapasse três milhões de pacotes diários, o que gera uma pressão adicional sobre as operações logísticas. “O maior desafio do setor no período será atender essa demanda crescente com velocidade e eficiência, sem comprometer a qualidade do serviço”.

Para acompanhar esse aumento, as transportadoras antecipam-se reforçando suas equipes com contratos temporários. De acordo com Juliani, em todo o setor de logística, as contratações temporárias podem ultrapassar as 100 mil vagas no Brasil, com uma alta demanda por motoristas, ajudantes de carga e funções administrativas. Este tipo de contratação é vista como uma oportunidade pelo mercado que necessita de mão de obra e aproveita para avaliar desempenhos individuais de cada profissional.

Para auxiliar neste período atípico, o Setcesp promove estratégias de atendimento junto aos seus associados. “Temos um papel muito importante na preparação dos transportadores para datas de alta demanda, como Black Friday e Natal. Nosso objetivo é alinhar as necessidades do varejo online com as capacidades logísticas, garantindo que o transporte de mercadorias seja feito de forma eficiente e dentro dos prazos exigidos pelos consumidores”, completa o diretor.

O trabalho em conjunto com os associados pode estimar o volume de vendas, identificando quais regiões terão maior demanda de produtos e com troca de informações em tempo real para solucionar imprevistos. Com essas informações, os transportadores podem ajustar suas operações com antecedência, reforçar as equipes e otimizar as rotas.

“O planejamento logístico para a Black Friday é essencial para mitigar riscos, como congestionamentos, que podem afetar o tempo de entrega. Dessa forma, 40% das entregas podem ser impactadas por questões de tráfego em grandes centros urbanos, o que exige que as transportadoras ajustem suas rotas e horários com antecedência”, finaliza.

Total
0
Shares
Anterior
Instituto Lado a Lado pela Vida promove 6ª edição do Global Fórum Fronteiras da Saúde
Foto: National Cancer Institute / Unsplash

Instituto Lado a Lado pela Vida promove 6ª edição do Global Fórum Fronteiras da Saúde

Especialistas debaterão as múltiplas dimensões do cuidado em saúde sob o tema

Próximo
Novembro Azul: prevenção e autocuidado na luta contra o Câncer de Próstata
Planos de saúde cobriram cerca de 15 mil internações para o tratamento do câncer de próstata em 2022/ Foto: Freepik

Novembro Azul: prevenção e autocuidado na luta contra o Câncer de Próstata

Plano Brasil Saúde reforça a importância da campanha e destaca dicas para

Veja também