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Com visão diferenciada, Zobaran Negócios nasce para ajudar empresas a fazer negócios

O executivo Gustavo Zobaran / Foto: Reprodução
O executivo Gustavo Zobaran / Foto: Reprodução

Empresa atuará em quatro frentes: ZN Consultoria, ZN Marketing Médico, ZN Educação e ZN Mentoria

Durante esses últimos 21 anos, o executivo Gustavo Zobaran participou de diversas iniciativas inovadoras e em desafios em importantes empresas brasileiras e multinacionais como Tegra, Caixa Seguradora, Youse – a primeira seguradora brasileira 100% online, Porto Seguro e Ciclic – startup do Banco do Brasil – em empresas de pequeno e médio porte com o foco na saúde como a Clínica Oftovision e também das diversas participações em eventos e mentorias.

Zobaran percebeu que faltava dentro das iniciativas alguém que olhasse, se preocupasse e trouxesse uma visão externa em conectar as diversas frentes existentes em prol do objetivo principal de gerar negócios. “Sempre tive em mente e atuei com uma postura de uma atitude geradora de negócios. Seja através de uma parceria, uma ação de relações públicas, uma mídia, restruturação de times… Essa deve ser a atitude do novo profissional de marketing”, enfatiza o profissional.

Durante sua carreira, Gustavo Zobaran construiu e compreendeu diversas metodologias e técnicas, através de inúmeras ferramentas e principalmente de conexões humanas que formam uma rede colaborativa de parceiros em diversos temas.

A Zobaran Negócios atuará em quatro frentes: ZN Consultoria, ZN Marketing Médico, ZN Educação e ZN Mentoria.

Dos diversos desafios, o executivo destaca alguns onde aprendeu na prática, muitas vezes de forma empírica e tudo com muito test and learn. O primeiro destaque foi na liderança da criação da marca Youse, onde foi o responsável pela gestão do time que cuidava de toda a comunicação institucional, social, imprensa e produção de conteúdo da primeira seguradora brasileira 100% online. “Um projeto que aprendi bastante. Tínhamos uma folha em branco que me permitiu navegar por diversas temáticas inovadoras como metodologias ágeis, gestão de startups, brandformance, experiência do cliente, machine learning e muita tecnologia. Desafio gigante de construir uma marca que nascesse com o objetivo de conectar-se com as pessoas e reconstruir a imagem de um mercado onde por mais de 40 anos sempre abordou o medo em sua comunicação e as pessoas não entendiam direito, além de achar chato. Depois de 9 anos acredito que conseguimos contribuir com o mercado”, comenta Zobaran.

Outro desafio que Gustavo Zobaran gosta de enfatizar foi durante sua passagem pela Porto Seguro, onde ingressou na companhia com a responsabilidade de ajudar a acelerar e descobrir o jeito Porto Seguro de mergulhar na transformação digital e em seguida foi escalado para trabalhar uma estratégia unificada de marketing para os Seguros, Serviços Financeiros, Saúde e Serviços de Assistência da Porto.

Também com o desafio de evoluir e trabalhar os times de conteúdo, performance e user experience (UX) com o objetivo único de atuar em sinergia, com olhar para toda a companhia em uma visão de mentalidade ágil para estruturar a área para atuar de acordo com os desafios do marketing atual. “Quando começamos a trabalhar no design organizacional para montar um time multidisciplinar, as famosas squads, o desafio foi convencer o RH que tínhamos que divulgar uma vaga para agile coach, mas até então a empresa não permitia o uso de palavras estrangeiras. Nesse caso não tinha como impactar esses profissionais se colocássemos ‘agilistas’. Foi um tempo a mais que levamos entre idas e vindas até liberarem. Só quem trabalha ou trabalhou com transformação em grandes e tradicionais empresas entende que paciência e resiliência são palavras chaves para o avanço”, ressalta.

Em sua última experiência profissional corporativa, Zobaran começou como diretor executivo de marketing e vendas da Ciclic, uma startup da BB Seguros junto com a Principal Financial Group, e atuou, a convite dos acionistas, como CEO da companhia, além de acumular as funções de diretor presidente e CMO.

O executivo, de uma forma humanizada, sempre buscou atuar em conjunto com o RH das empresas porque ele entende que a transformação é cultural, ou seja, passa pelas pessoas. “Diria que foi a etapa mais desafiadora da minha carreira até agora. Além de chegar em uma empresa onde toda a área de marketing e vendas precisava ser reestruturada, avaliando fornecedores e time, no meio do caminho fui presenteado com o desafio de ser o CEO da empresa. Mas o fato mais curioso aconteceu durante o onboarding – reunião que o RH costuma fazer de boas vindas – que fizeram comigo no primeiro dia de trabalho. Participaram junto comigo mais dois estagiários que também estavam entrando naquele dia. Quando a apresentação foi finalizada me bateu uma sensação de que algo não estava bacana e tinha uma
oportunidade de melhoria”, compartilha.

Desta forma, Zobaran identificou que havia a necessidade de se fazer um trabalho de rebranding para a Ciclic. “Instantaneamente fiz um trabalho de empatia me colocando no lugar dos pais daqueles estagiários perguntando como tinha sido o primeiro dia e pedindo maiores explicações do que fazia a Ciclic, o que ela era, o que ela queria ser… Foi aí que comecei a investigar mais a fundo e pegando o manual de marca deu para entender!”, lembra. “Todo o guia muito bem construído. Universo verbal atual, universo visual proprietário, mas na parte de essência, valores, como somos e o que queríamos ser estava todo embasado e lincado com a ideia de que a empresa havia nascido para oferecer e vender previdência privada de forma online. Tudo construído com a temática de guardar dinheiro e pensar no futuro de forma prática. Porém, esse produto deixou de ser prioritário e outros produtos e serviços como seguro viagem, seguro celular, telemedicina passaram a se tornar mais relevantes”, remonta.

“De algo que pensava no futuro passou para o imediatismo de vá viajar, segure seu smartphone e deixaram de (re)visitar o manual da marca. Descoberto isso, iniciamos um trabalho de rebranding que foi muito útil para deixar os executivos alinhados para compartilhar com os colaboradores a cultura. Um trabalho que é estruturante e precisa ser construído dia após dia, necessita de acreditar e ter paciência, pois o resultado só passa a aparecer após ser bem disseminado, validado e creditado pelos colaboradores!”, acrescenta Gustavo Zobaran.

Com o fim do ciclo na Ciclic, com os ensinamentos, aprendizados e conexões que angariou durante essa jornada, o executivo achou a ocasião oportuna para repensar sua trajetória profissional e entendeu que era o momento de continuar a empreender, porém agora com outros objetivos. “Chegou o meu momento e minha hora de empreender com o foco em poder ajudar e contribuir com diversas empresas ao mesmo tempo, startups e projetos que estejam dispostas a gerar negócios. Seja atuando como advisor, mentorias ou até mesmo com soluções estratégicas mais robustas. Apresento para vocês a Zobaran Negócios”, finaliza Zobaran.

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