Bradesco Seguros

Comece o ano protegendo você e sua família: 4 passos com a previdência complementar

O impacto das pensiontechs na previdência complementar / Foto: Dany Kurniawan / Pexels
Foto: Dany Kurniawan / Pexels

Os aportes em previdência complementar ultrapassaram R$ 176 bilhões de janeiro a novembro de 2024, montante superior em 15,4% ao registrado no mesmo período do ano anterior, segundo Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi), que representa as empresas do setor. No total, 11,2 milhões de brasileiros têm planos de previdência privada, o que corresponde a 7% da população brasileira com 18 anos ou mais.

A previdência complementar é uma alternativa eficaz para encaminhar uma aposentadoria tranquila, garantindo segurança financeira ao proporcionar uma renda adicional nessa fase da vida. Além disso, oferece benefícios fiscais com a possibilidade de deduções no Imposto de Renda, dependendo do plano escolhido. A proteção familiar é outro destaque, pois alguns planos permitem que os benefícios sejam estendidos aos familiares, assegurando o bem-estar de todos.

Aqui estão quatro dicas para contratar uma previdência complementar, preparadas pelos especialistas da Unicred União:

1. Estabeleça objetivos claros

Determinar metas financeiras específicas é fundamental. Seja complementar a renda na aposentadoria, garantir a educação dos filhos ou planejar viagens dos sonhos, ter clareza sobre o que deseja alcançará orientará suas escolhas e estratégias de investimento.

2. Avalie seu perfil de investidor

Compreender sua tolerância ao risco ajuda a escolher investimentos alinhados ao seu perfil. Se é mais conservador, pode preferir aplicações com menor volatilidade. Já os mais arrojados talvez se sintam confortáveis com investimentos que oferecem maior potencial de rendimento, ainda que com riscos maiores. Também é importante conhecer as opções disponíveis, como PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) e VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). Cada plano possui características distintas em termos de tributação e benefícios fiscais.

3. Comece o quanto antes

O tempo é um aliado poderoso nos investimentos. Quanto mais cedo começar a contribuir para a previdência complementar, maior será o montante acumulado graças aos juros compostos. Não espere para construir o futuro financeiro que você deseja.

4. Conte com orientação profissional

Um consultor financeiro pode auxiliar na escolha do plano mais adequado, esclarecer dúvidas e oferecer insights valiosos. Essa parceria garante que você tome decisões informadas e maximize os benefícios da previdência complementar.

Total
0
Shares
Anterior
EY agora é apoiadora oficial do Portal da Reforma Tributária
EY agora é apoiadora oficial do Portal da Reforma Tributária / Divulgação

EY agora é apoiadora oficial do Portal da Reforma Tributária

Veículo reforça credibilidade, sob a chancela da empresa de auditoria e

Próximo
Inteligência Artificial promove avanços na área de saúde
ANPD e ANS firmam acordo para aprimorar proteção de dados na área de saúde / Foto: Freepik

Inteligência Artificial promove avanços na área de saúde

Da pesquisa ao tratamento, veja como a tecnologia tem auxiliado a medicina

Veja também