Resultado ficou acima do estado do Amazonas e de Manaus
As vendas na cidade de Parintins, no Amazonas, cresceram 3,7% com a realização do Festival Folclórico de Parintins, segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). A comparação é entre os dias 27 e 29 de junho deste ano e o período de realização da edição do ano passado (28 a 30 de junho de 2024).
O Varejo agregado de municípios próximos também cresceu, com variação de 2,1%. As cidades incluídas na análise foram Barreirinha, Itacoatiara, Itapiranga, Maués e Urucurituba. O faturamento no estado do Amazonas como um todo aumentou 1,3% no mesmo período; já na capital Manaus, a variação observada foi de 1,4%.
“O desempenho do Varejo em Parintins e em cidades vizinhas durante a realização do festival demonstra o papel estratégico do evento como motor do comércio regional. É notável, inclusive, que a performance nestas cidades tenha sido acima da observada no estado do Amazonas e na capital, Manaus”, afirma Carlos Alves, vice-presidente de Tecnologia e Negócios da Cielo.
O festival
Importante celebração cultural da região Norte do país, o Festival de Parintins ocorre anualmente no tradicional Bumbódromo de Parintins, na ilha de mesmo nome, localizada no estado do Amazonas. Este ano, foi realizada a 57ª edição do evento.
Sobre O ICVA
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) acompanha mensalmente a evolução do varejo brasileiro, de acordo com as vendas realizadas em 18 setores mapeados pela Cielo, desde pequenos lojistas a grandes varejistas. O peso de cada setor no resultado geral do indicador é definido pelo seu desempenho no mês.
O ICVA foi desenvolvido pela área de Business Analytics da Cielo com o objetivo de oferecer mensalmente uma fotografia do comércio varejista do país a partir de informações reais.
Como é calculado
A unidade de Business Analytics da Cielo desenvolveu modelos matemáticos e estatísticos que foram aplicados à base da companhia com o objetivo de isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de marketshare, substituição de cheque e dinheiro no consumo, bem como o surgimento do Pix. Dessa forma, o indicador não reflete somente a atividade do comércio pelo movimento com cartões, mas, sim, a real dinâmica de consumo no ponto de venda.
Esse índice não é de forma alguma a prévia dos resultados da Cielo, que é impactado por uma série de outras alavancas, tanto de receitas quanto de custos e despesas.