Planejamento, estudo e investimento são os pilares do mercado
O comércio de móveis é um mercado dinâmico dentro do varejo, sempre com muita procura e clientela disponível à procura de novos designs e tendências. Investir no mercado de móveis pode se tornar uma oportunidade muito lucrativa.
No entanto, é preciso tomar cuidado, pois um planejamento malfeito pode acabar por comprometer a verba disponível e colocar em cheque toda a operação. Para isso, basta seguir algumas dicas básicas de como começar a investir no mercado de móveis para garantir uma largada estável. Confira:
Primeiro passo: escolher o nicho
A primeira coisa a escolher antes de investir no mercado de móveis é em qual nicho pretende atuar. Isso porque existem 3 nichos diferentes para móveis: móveis corporativos, móveis residenciais e móveis planejados.
Os móveis corporativos são voltados para escritórios, como mesas, cadeiras ergonômicas, estações de trabalho, estandes de armazenamento, etc.
Já os móveis residenciais formam a parcela mais competitiva do mercado, pois atendem às necessidades de mobiliar casas e apartamentos, com mesas, cadeiras, bancadas, armários, etc.
E os móveis planejados formam a fatia de maior retorno financeiro, porém obrigam um investimento inicial maior, já que os móveis são feitos todos sob medida e não existe a possibilidade de estoque de peças.
Segundo passo: planejamento financeiro
Uma vez escolhido o nicho de atuação, agora precisamos focar em estudar todo o investimento inicial para começar as atividades.
É importante estabelecer um orçamento inicial claro para seu negócio que inclua custos com estoque, logística, aluguel de espaço físico, investimentos em marketing, compra de ferramentas e maquinário e custo de matéria-prima.
Para ajudar a reduzir os custos iniciais, é válido analisar a possibilidade de começar utilizando um e-commerce.
Terceiro passo: mão de obra qualificada
De nada adianta ter as melhores ferramentas, a melhor matéria-prima e os melhores designs se a sua mão de obra não for qualificada o suficiente para produzir peças à altura da expectativa do consumidor.
Investir em qualificação dos colaboradores em cursos e aprimoramento profissional, equipamentos de segurança, remuneração compatível, benefícios e escalas de trabalho dignas vai refletir em peças com melhores acabamentos e mais duráveis.
Showroom
Para quem busca um espaço físico para vender seus móveis, vale a pena investir em um showroom, um local dedicado à exposição de suas peças, para que os futuros consumidores possam avaliar a confecção dos produtos, os diferentes tipos de material e acabamento, bem como ter um local para poder conversar com um profissional e ajudar em seu planejamento.
Os showrooms são indicados, especialmente, para quem quer vender móveis feitos sob encomenda; dessa forma, ele pode expor peças conceituais, novas técnicas, fornecedores, além de servir como palco para fotos e postagens nos canais de venda e nas mídias sociais da empresa.