Comércio e eventos aquecidos com a Copa do Mundo

O evento esportivo que faz o país parar em frente às telas e une quase todos numa só torcida está batendo à porta. A Copa do Mundo de futebol, que sempre acontece nos meses de junho e julho, agora será entre novembro e dezembro, por conta das altas temperaturas nos meses de verão do país sede, o Catar. Mas, por aqui, o calor faz parte da festa e reaquece também o comércio e os setores de bares, restaurantes e entretenimento.

Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com 1.709 empresários de todo o país mostrou que quase metade deles deve contratar funcionários até o fim do ano, como explica o líder de conteúdo e inteligência da associação, José Eduardo Camargo. “Com isso, a nossa expectativa é que 80 mil novas vagas sejam criadas no setor até o final do ano e muitas delas devem permanecer ocupadas no ano de 2023.”

Mas toda festa pede mais que comida e bebida. Decoração é parte importante e ajuda os torcedores a entrarem no clima. Uma das maiores redes de festa e decoração de Brasília (DF) começou os preparativos para essa temporada em dezembro do ano passado. Entre os itens mais vendidos estão camisetas, bandeirinhas, artigos de decoração e adereços, como perucas, chapéus e óculos. E as vendas devem ser 30% maiores que neste mesmo período do ano passado.

“Acreditamos muito que essa retomada dos grandes eventos no pós-pandemia, a nível mundial como é o caso da Copa do Mundo, vai realmente impulsionar nossas vendas e fazer com que as pessoas acreditem que podem sair de casa com segurança, que podem comemorar juntas nos grandes eventos, como é o caso da Copa do Mundo.” Acrescenta a gerente de marketing da empresa, Diná Costa.

O famoso torneio, que começa no próximo dia 20, dura cerca de um mês e muitos jogos acontecem em dias de semana, quando normalmente o movimento do setor cultural é menor. Por isso, o diretor regional da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos, Aci Carvalho, acredita num incremento do movimento neste período.

“Um evento desse porte cria essa demanda e incrementa a receita desse setor. E aí nós estamos falando de turismo, bares, hotéis, aplicativos, táxis e de toda uma cadeia do entretenimento que respira e sobrevive desse tipo de produto.”

Quem está nos bastidores, organizando festas e produzindo eventos, como é o caso do Aci, surfa na onda da Copa e torce ainda mais para a nossa seleção deslanchar na Copa e chegar à final.

“A gente pede que todos torçam pelo Brasil, torçam pela nossa Seleção, porque quanto mais longe a nossa Seleção for, mais eventos de qualidade, mais consumo, mais receita, mais impostos e mais diversão e sorriso no rosto das pessoas nós vamos ter. E é disso que a gente precisa nesse momento.”

A cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Catar será no dia 20 de novembro, um domingo, ao meio-dia, pelo horário de Brasília. A partida inaugural acontece logo em seguida, entre Catar e Equador, no Estádio Al Bayt, na cidade de Al Khor. E o primeiro jogo do Brasil será no dia 24, às 16h, contra a seleção da Sérvia.

]]>Via: Brasil61

Total
0
Shares
Anterior
COP27: indústria brasileira apresentará estratégias para enfrentar crise climática

COP27: indústria brasileira apresentará estratégias para enfrentar crise climática

A indústria brasileira apresentará estratégias e soluções para crise climática

Próximo
Vai viajar de carro no feriado? Veja dicas de como dirigir em segurança

Vai viajar de carro no feriado? Veja dicas de como dirigir em segurança

Quem não gosta de um feriado prolongado?

Veja também