Comissão aprova criação de rodas de conversa sobre educação inclusiva no ensino público

Billy Boss/Câmara dos Deputados
Deputado Lucas Redecker fala ao microfone
Deputado Lucas Redecker reuniu o texto de dois projetos

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto que obriga estabelecimentos públicos de educação básica a criarem o programa Rodas de Conversas Integradas. O objetivo é debater a inclusão escolar com estudantes com deficiência e famílias.

Segundo o texto, as rodas de conversas servirão para ouvir e encaminhar as preocupações de pais e familiares, receber dos professores informações sobre o planejamento educacional, e para promover palestras, seminários e cursos.

“As Rodas de Conversas Integradas serão essenciais para garantir que o processo de inclusão escolar das pessoas com deficiência na rede regular de ensino represente, efetivamente, uma oportunidade de aprender, interagir e experimentar a vida em comunidade”, afirmou o relator, deputado Lucas Redecker (PSDB-RS).

O texto aprovado é o substitutivo apresentado por Redecker, que se baseia no projeto de lei principal (PL 620/21), do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), mas também aproveita trechos do apensado (PL 2275/21).

A proposição prevê ainda que seja incluído no calendário escolar, com periodicidade mínima semestral, a realização de audiências públicas sobre as políticas de inclusão. As principais queixas e eventuais denúncias suscitadas nas rodas de conversa deverão ser encaminhadas ao Conselho Tutelar.

As despesas para a execução da nova lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias do Ministério da Educação.

Tramitação
O projeto será ainda analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Empresário condenado por contrabando de cigarros continua em prisão preventiva
Universo do Seguro

Empresário condenado por contrabando de cigarros continua em prisão preventiva

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins,

Next
Comissão aprova coleta de dados sobre TDAH e dislexia em censos populacionais

Comissão aprova coleta de dados sobre TDAH e dislexia em censos populacionais

Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados Calil: informações auxiliam elaboração de

You May Also Like