Bradesco Seguros

Comissão aprova projeto que garante seguro-desemprego a trabalhador doméstico em caso de morte de empregador

Wesley Amaral/Câmara dos Deputados
Deputada Flávia Morais está sentada falando ao microfone
Deputada Flávia Morais recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5864/19, que prevê a extinção do contrato de trabalho doméstico em caso de morte do empregador. O texto aprovado insere dispositivos na Lei da PEC das Domésticas.

Conforme a proposta, a manutenção do contrato de trabalho doméstico só ocorrerá no caso de continuidade da prestação de serviços na unidade familiar – o que será caracterizado como sucessão de empregadores.

A relatora, deputada Flávia Morais (PDT-GO), concordou com os argumentos apresentados pelo autor da proposta, deputado Luiz Lima (PL-RJ). “A falta de previsão legal sobre os efeitos da morte do empregador doméstico precisa realmente ser enfrentada”, observou Flávia Morais.

“A natureza peculiar da relação de trabalho doméstico, que envolve a confiança e o acesso às famílias, é seriamente afetada com a morte do empregador”, afirmou a relatora.

Flávia Morais ressalta ainda que a natureza pessoal do vínculo "pode fazer com o empregado tenha que aguardar o desfecho de inventário para receber direitos trabalhistas”.

O texto aprovado estabelece que as indenizações (aviso prévio e seguro-desemprego) ao trabalhador doméstico serão custeadas com recursos da contribuição atualmente paga pelo empregador para casos de demissão sem justa causa, o equivalente a 3,2% sobre a remuneração bruta do empregado.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo e já foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família, será agora analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Artigo Original: Agência Câmara Notícias

Total
0
Shares
Anterior
Contribuinte pode requerer compensação do crédito presumido de IPI com qualquer tributo federal
Universo do Seguro

Contribuinte pode requerer compensação do crédito presumido de IPI com qualquer tributo federal

​A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que a extensão

Próximo
Conselho de Ética cancela reunião desta quarta

Conselho de Ética cancela reunião desta quarta

Alan Rones/Câmara dos Deputados Reunião do Conselho de Ética e Decoro

Veja também