A estratégia promove eficiência operacional e personalização no relacionamento com os clientes do setor, que registrou mais de 10 milhões de participantes ativos em 2023
O setor de consórcios no Brasil está vivenciando um aumento significativo na demanda, consolidando-se como um elemento crucial na economia do país. De acordo com dados da Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (ABAC), o segmento encerrou o ano de 2023 com mais de 10 milhões de participantes ativos. Este mercado tem potencial para expandir ainda mais, especialmente por meio da aplicação estratégica de análise de dados.
À semelhança de outros setores, a análise de dados é uma prática que agrega imenso valor. Os insights derivados desses dados resultam em tomadas de decisões mais assertivas e ágeis, contribuindo para mitigar riscos como inadimplência e cancelamento de cotas.
Segundo a pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2023, o valor estimado do uso de tecnologias, como IA, Analytics e Big Data no orçamento total em tecnologia pelos bancos foi de R$ 990 milhões, alta de 28% se comparado com 2022 (R$ 776 milhões), o que reforça a busca pela personalização no relacionamento e a consequente maior eficiência na exploração dos dados dos clientes pelo segmento financeiro. A análise de dados eleva a eficiência operacional e aprimora a experiência do cliente, assegurando um crescimento escalável e alinhado com a realidade de mercado. No entanto, mesmo diante desses benefícios, algumas administradoras ainda não exploram plenamente o potencial dos dados.
De acordo com Luciana Precaro, diretora da unidade de Consórcio da Sinqia, provedora líder de tecnologia para o sistema financeiro do Brasil, a incorporação da análise de dados no setor de consórcios é crucial, especialmente diante do cenário competitivo do mercado e dos desafios associados à inadimplência no Brasil.
Ainda de acordo com a executiva, o uso de ferramentas de Analytics, as empresas podem obter informações mais precisas sobre seus negócios, incluindo análises preditivas que fundamentam decisões estrategicamente assertivas.
“A análise de dados proporciona uma compreensão aprofundada das necessidades e comportamentos dos consumidores. Dessa forma, as empresas podem oferecer soluções personalizadas, antecipar demandas futuras, prever cenários e identificar oportunidades de mercado ainda pouco exploradas”, comenta Luciana. Assim, a adoção de uma cultura orientada por dados no setor de consórcios permite que gestores estabeleçam ações mais eficazes e direcionadas, ajustem suas ofertas conforme a demanda e maximizem resultados e competitividade para um crescimento sustentável.
Como implementar uma estratégia de dados no setor de consórcios? Apesar de os dados representarem um ativo crucial na maioria dos setores atualmente, muitas empresas do segmento ainda enfrentam desafios para adotar plenamente uma cultura orientada por dados. Isso pode ser consequência da falta de conhecimento, desafios culturais ou da ausência de uma infraestrutura de dados eficiente.
A Sinqia, por exemplo, disponibiliza a plataforma SQ Analytics, que proporciona uma visão dinâmica e integrada dos dados, permitindo decisões rápidas e precisas. Isso engloba a compreensão do comportamento dos participantes, a previsão de tendências e a identificação de oportunidades de crescimento.
Além disso, a ferramenta disponibiliza todo o modelo de dados do consórcio, devidamente estruturado e pronto para uso, tornando-se um diferencial competitivo para aqueles que têm essa solução como aliada.
Para implementar com sucesso uma estratégia de dados e aproveitar todas as vantagens oferecidas, é necessário mais do que uma sólida base de informações. Soluções em analytics podem desempenhar um papel fundamental, oferecendo insights instantâneos e direcionados que impulsionam o crescimento do negócio.