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Como a Cielo prepara seus líderes para impulsionar resultados comerciais

Cielo é uma das maiores empresas de adquirência do Brasil / Foto: Divulgação
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Trezentos executivos passam por treinamentos da Ekantika Learning Lab para aprimorar habilidades na gestão de equipes com 3 mil gerentes de negócios no Brasil

O mercado de adquirentes está em rápida expansão no Brasil e no mundo. Este setor, que reúne as empresas de pagamentos eletrônicos, como maquinhas de cartões, aplicativos e outros meios, deve chegar a quase 1 bilhão de transações por ano em 2026, movimentando US$ 41 trilhões globalmente. E por ser um segmento muito competitivo, reunindo empresas de alta tecnologia para o varejo e o consumidor, é preciso contar com equipes de vendas que batam metas comerciais agressivas.

Uma das maiores empresas de adquirência do Brasil, a Cielo implantou um ciclo de treinamentos para 300 líderes comerciais, com a finalidade de aprimorar suas habilidades de gestão de equipes. Esses executivos coordenam as equipes comerciais da companhia, formadas por mais de 3 mil gerentes de negócio, responsáveis pelas transações com o varejo, e que representam cerca de metade do quadro da empresa.

O programa Líder Lab Comecial foi desenvolvido em parceria entre a Universidade Cielo e a consultoria Ekantika Learning Lab, especializada em mudanças comportamentais no ambiente corporativo. O treinamento foi estruturado em três módulos: o 1º sobre o propósito da liderança, com foco nas relações com as equipes (incluindo temas como diversidade e comunicação assertiva); o 2º sobre gestão de pessoas (abordando desde inteligência emocional e padrões comportamentais a técnicas de avaliação e feedback de desempenho); e o 3º sobre a jornada do líder (com foco em atração, seleção e contratação de talentos).

“O objetivo é ter líderes mais preparados para as adversidades do dia a dia. Para isso, identificamos suas principais necessidades, e formas de muni-los nos aspectos ferramental e comportamental, para que desempenhem o melhor seus papeis no chamado ciclo de excelência de vendas”, explica Raissa Pessin Mouro, gerente de Aprendizagem Corporativa da Cielo.

A trilha completa de formação é feita em pouco mais de um mês, com um total de mais de 100 horas de treinamentos. “Este circuito amplia o nível de consciência dos líderes, explorando cases e dinâmicas que simulam as melhores práticas comerciais e de gestão de equipes”, resume Vanessa Pacheco, diretora da Ekantika Learning Lab.

Entre os diferenciais do treinamento, segundo os participantes, estão as dinâmicas de atração por competências e um manual com questões relevantes para os processos de contratação, que passou a ser utilizado como ferramenta pelos líderes comerciais.

Ao final do circuito, os participantes classificaram o programa com nota 80, em uma escala de zero a 100, pela metodologia NPS. “Também observamos melhorias na avaliação destes líderes por suas equipes, além de uma redução de turnover e de chamados em nosso canal de ética”, informa Raissa Mouro.

A seguir, alguns depoimentos de participantes do programa Líder Lab Comercial, da Cielo:

  • “Sinto-me muito mais preparada para atuar no dia a dia com meu time e para melhorar meu repertório, desde o momento da entrevista até o feedback”.
  • “Vai ajudar muito no nosso dia a dia, principalmente nas contratações de pessoal”.
  • “Temos uma grande responsabilidade com a carreira do outro, na hora de recrutar, cuidar e desenvolver”.
  • “O conteúdo do treinamento é muito aplicável à rotina diária”.
  • “Trazer casos reais para reflexão foi extremamente importante”.
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