Como a crise reputacional de uma empresa pode afetar os colaboradores?

Passe longe dos erros do The Office: 4 dicas de contratação para não levar sua empresa a uma crise / Foto: Campaign Creators / Unsplash Images
Foto: Campaign Creators / Unsplash Images

Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, HR Tech líder no mercado nacional, analisa como a imagem de uma marca impacta diretamente seus trabalhadores

Sabemos que a imagem de uma marca é um ativo valioso e bastante delicado. Quando uma organização enfrenta uma crise reputacional, os impactos vão muito além das manchetes nos jornais e das discussões nas redes sociais. Essa crise também afeta os colaboradores da empresa, que muitas vezes sofrem consequências diretas e indiretas.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Infojobs, HR Tech líder no Brasil, 70% dos profissionais analisam a reputação da marca empregadora antes de aceitar uma proposta de emprego. O levantamento ainda aponta que 76% dos entrevistados procuram por páginas de opinião pública e redes sociais sobre a organização antes de tentar uma vaga. Assim, os insights reforçam que uma crise impacta também a atração e retenção de talentos.

Para Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, a incerteza é o primeiro impacto que irá atingir os colaboradores durante um período de instabilidade da marca: “As notícias negativas podem levar a demissões em massa, cortes de orçamento e reestruturação organizacional. Isso cria um clima de insegurança entre os funcionários, que temem perder seus empregos e estabilidade financeira”.

Outro ponto que pode trazer consequências aos profissionais é simplesmente a relação deles com a marca. “A identificação com uma empresa cuja imagem está manchada pode ser difícil, e os trabalhadores podem sentir vergonha ou constrangimento em dizer onde trabalham. Lembrando que essa passagem estará estampada para sempre em seu currículo. Isso afeta a autoestima e o senso de propósito dos funcionários, tornando o ambiente de trabalho menos motivador e produtivo”, explica Ana.

Uma crise de reputação também pode resultar em pressões adicionais sobre os trabalhadores que permanecem na organização. Eles podem ser solicitados a fazer mais com menos recursos, o que leva a um aumento da carga de trabalho e do estresse. Além disso, a companhia pode implementar medidas mais rigorosas de controle e supervisão para evitar futuros problemas de imagem.

Dito isso, a especialista separou 7 iniciativas que as marcas devem se atentar durante uma crise reputacional para diminuir o impacto sobre seus colaboradores. Veja:

  • Estabeleça um plano de recuperação de imagem e tenha uma comunicação transparente

A transparência é essencial em momentos conturbados. Comunique imediatamente a situação aos colaboradores, compartilhando informações claras sobre a crise. Para que isso aconteça, desenvolva um plano estratégico de recuperação de imagem, e atualize a equipe sobre como a empresa está comprometida em superar o período instável e proteger os empregos a longo prazo. Isso ajuda a evitar rumores e incertezas que podem aumentar o estresse dos colaboradores, restaurando a confiança na companhia.

  • Lembre-se que o colaborador também precisa ter seu momento da fala

Além de manter o trabalhador informado, é essencial que a marca providencie canais para que ele também possa se comunicar. Por isso, estabeleça uma comunicação aberta e confidencial para que a equipe possa expressar preocupações e fazer perguntas sem medo de retaliação.

  • Invista em treinamento de gestão de crises

Garantir que os gestores estejam preparados para liderar durante uma crise reputacional ajuda a manter o ambiente de trabalho estável. Mesmo que não haja um indício de crise no radar da sua empresa, não deixe de investir em treinamento. É sempre melhor prevenir e estar preparado para lidar com essas situações se necessário.

  • Crie uma cultura de apoio e ofereça suporte psicológico

Promova uma cultura que valorize o apoio mútuo e a resiliência. Isso pode ser feito por meio de programas de bem-estar. Outra iniciativa é oferecer recursos de suporte psicológico pessoal, como aconselhamento ou acesso a profissionais de saúde mental. O estresse emocional durante uma crise de imagem da empresa pode ser significativo e os colaboradores precisam se sentir seguros para buscar ajuda.

  • Se necessário, torne o trabalho mais flexível

Durante uma crise, os colaboradores podem enfrentar desafios pessoais inesperados. Ofereça flexibilidade nas horas de trabalho, opções de operação remota e licenças temporárias, se necessário, para permitir que os funcionários lidem com suas preocupações que fogem a profissão.

  • Reconheça e aprecie o trabalho árduo dos colaboradores durante a crise

Mostrar que você está ciente do esforço do colaborador é essencial para ele se sentir valorizado na empresa. Isso pode ser feito por meio de elogios públicos, prêmios ou até bônus.

  • Faça uma avaliação interna do período e mostre melhoria contínua

Após a crise, conduza uma avaliação aberta e honesta sobre como a empresa gerenciou a situação. Use as lições aprendidas para melhorar a preparação e a resposta de possíveis conturbações futuras. Isso ajuda a reconstruir a confiança tanto interna quanto externa.

Cuidar dos colaboradores durante uma crise de reputação não é apenas uma responsabilidade ética, mas também uma estratégia inteligente de gestão. Funcionários motivados e apoiados são mais propensos a contribuir para a recuperação da empresa e a manter a lealdade a longo prazo. Isso não apenas beneficia os trabalhadores, mas também ajuda na recuperação da imagem da marca a longo prazo.

Total
0
Shares
Anterior
Santander trará melhores condições em Cartões
Santander lança cartões com benefício focado em cashback em fatura/ Foto: Divulgação

Santander trará melhores condições em Cartões

Próximo
Empresas de segurança fazem operação de guerra para combater fraudes na Black Friday
Empresas de segurança fazem operação de guerra para combater fraudes na Black Friday/ Foto: Unsplash

Empresas de segurança fazem operação de guerra para combater fraudes na Black Friday

Líderes da Netskope, Commvault, Pure Storage e Dahua explicam como varejistas

Veja também