Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, HR Tech líder no mercado nacional, analisa como a imagem de uma marca impacta diretamente seus trabalhadores
Sabemos que a imagem de uma marca é um ativo valioso e bastante delicado. Quando uma organização enfrenta uma crise reputacional, os impactos vão muito além das manchetes nos jornais e das discussões nas redes sociais. Essa crise também afeta os colaboradores da empresa, que muitas vezes sofrem consequências diretas e indiretas.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Infojobs, HR Tech líder no Brasil, 70% dos profissionais analisam a reputação da marca empregadora antes de aceitar uma proposta de emprego. O levantamento ainda aponta que 76% dos entrevistados procuram por páginas de opinião pública e redes sociais sobre a organização antes de tentar uma vaga. Assim, os insights reforçam que uma crise impacta também a atração e retenção de talentos.
Para Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, a incerteza é o primeiro impacto que irá atingir os colaboradores durante um período de instabilidade da marca: “As notícias negativas podem levar a demissões em massa, cortes de orçamento e reestruturação organizacional. Isso cria um clima de insegurança entre os funcionários, que temem perder seus empregos e estabilidade financeira”.
Outro ponto que pode trazer consequências aos profissionais é simplesmente a relação deles com a marca. “A identificação com uma empresa cuja imagem está manchada pode ser difícil, e os trabalhadores podem sentir vergonha ou constrangimento em dizer onde trabalham. Lembrando que essa passagem estará estampada para sempre em seu currículo. Isso afeta a autoestima e o senso de propósito dos funcionários, tornando o ambiente de trabalho menos motivador e produtivo”, explica Ana.
Uma crise de reputação também pode resultar em pressões adicionais sobre os trabalhadores que permanecem na organização. Eles podem ser solicitados a fazer mais com menos recursos, o que leva a um aumento da carga de trabalho e do estresse. Além disso, a companhia pode implementar medidas mais rigorosas de controle e supervisão para evitar futuros problemas de imagem.
Dito isso, a especialista separou 7 iniciativas que as marcas devem se atentar durante uma crise reputacional para diminuir o impacto sobre seus colaboradores. Veja:
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Estabeleça um plano de recuperação de imagem e tenha uma comunicação transparente
A transparência é essencial em momentos conturbados. Comunique imediatamente a situação aos colaboradores, compartilhando informações claras sobre a crise. Para que isso aconteça, desenvolva um plano estratégico de recuperação de imagem, e atualize a equipe sobre como a empresa está comprometida em superar o período instável e proteger os empregos a longo prazo. Isso ajuda a evitar rumores e incertezas que podem aumentar o estresse dos colaboradores, restaurando a confiança na companhia.
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Lembre-se que o colaborador também precisa ter seu momento da fala
Além de manter o trabalhador informado, é essencial que a marca providencie canais para que ele também possa se comunicar. Por isso, estabeleça uma comunicação aberta e confidencial para que a equipe possa expressar preocupações e fazer perguntas sem medo de retaliação.
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Invista em treinamento de gestão de crises
Garantir que os gestores estejam preparados para liderar durante uma crise reputacional ajuda a manter o ambiente de trabalho estável. Mesmo que não haja um indício de crise no radar da sua empresa, não deixe de investir em treinamento. É sempre melhor prevenir e estar preparado para lidar com essas situações se necessário.
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Crie uma cultura de apoio e ofereça suporte psicológico
Promova uma cultura que valorize o apoio mútuo e a resiliência. Isso pode ser feito por meio de programas de bem-estar. Outra iniciativa é oferecer recursos de suporte psicológico pessoal, como aconselhamento ou acesso a profissionais de saúde mental. O estresse emocional durante uma crise de imagem da empresa pode ser significativo e os colaboradores precisam se sentir seguros para buscar ajuda.
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Se necessário, torne o trabalho mais flexível
Durante uma crise, os colaboradores podem enfrentar desafios pessoais inesperados. Ofereça flexibilidade nas horas de trabalho, opções de operação remota e licenças temporárias, se necessário, para permitir que os funcionários lidem com suas preocupações que fogem a profissão.
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Reconheça e aprecie o trabalho árduo dos colaboradores durante a crise
Mostrar que você está ciente do esforço do colaborador é essencial para ele se sentir valorizado na empresa. Isso pode ser feito por meio de elogios públicos, prêmios ou até bônus.
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Faça uma avaliação interna do período e mostre melhoria contínua
Após a crise, conduza uma avaliação aberta e honesta sobre como a empresa gerenciou a situação. Use as lições aprendidas para melhorar a preparação e a resposta de possíveis conturbações futuras. Isso ajuda a reconstruir a confiança tanto interna quanto externa.
Cuidar dos colaboradores durante uma crise de reputação não é apenas uma responsabilidade ética, mas também uma estratégia inteligente de gestão. Funcionários motivados e apoiados são mais propensos a contribuir para a recuperação da empresa e a manter a lealdade a longo prazo. Isso não apenas beneficia os trabalhadores, mas também ajuda na recuperação da imagem da marca a longo prazo.