Geração Z tem procurado mais do que somente salário quando se candidata a uma vaga e tendência de busca por benefícios como auxílio-educação impulsiona um cenário em que as empresas também precisam se atualizar para conquistar e reter talentos
Aos 27 anos, Luiz Gustavo Ferreira faz parte do grupo de trabalhadores brasileiros que, mesmo com a responsabilidade e a carga horária do trabalho, não abrem mão dos estudos. O analista de processos é formado em engenharia mecânica e sempre se interessou pelo mundo acadêmico, fazendo da educação um assunto presente no dia a dia. A surpresa para Luiz foi saber que a empresa em que trabalha entraria nesse sonho junto com ele, custeando parte do valor do seu MBA.
Ao lado dos benefícios já tradicionais no mundo corporativo, como vale-refeição e assistência médica e odontológica, o auxílio-educação aparece como o quarto benefício mais desejado pelos colaboradores em uma vaga de emprego. O dado é de um levantamento feito pelas empresas Swile e Leme e indica que os colaboradores querem mais do que somente trabalhar e receber o salário no fim do mês, eles desejam crescer enquanto estão na empresa.
“Eu havia começado meu MBA pouco antes do programa de desenvolvimento da TODOS Internacional ter início. Mas quando soube que poderia incluir minha pós-graduação no plano e que receberia todo o investimento, foi uma grata surpresa. Me senti valorizado ao perceber que a empresa estava investindo em mim, acreditando no meu potencial. Na verdade, nunca havia vivenciado algo assim antes”, conta Luiz Gustavo Ferreira.
De acordo com o Diretor de Pessoas e Cultura do Grupo TODOS Internacional, Renan Vilar, o investimento na educação dos colaboradores da empresa foi possibilitado por meio da criação do programa interno ‘Desenvolve TODOS’, que oferece verba para que os funcionários possam fazer cursos, graduações e pós-graduações. “Focamos no cuidado com as pessoas para aprimorarmos a jornada do nosso colaborador, com o intuito de melhorar a sua qualidade de vida no trabalho e também incentivar o crescimento profissional. Só nos últimos dois anos, o Desenvolve TODOS já disponibilizou R$ 1,7 milhão para o crescimento contínuo dos funcionários”, afirma Vilar.
Para Luiz, o auxílio é uma oportunidade de mão dupla para que ele adquira novos conhecimentos e, ao mesmo tempo, aplique-os em seu trabalho na empresa. “O MBA em Qualidade, Gestão e Engenharia de Processos surgiu como uma excelente oportunidade para me capacitar e, assim, poder sugerir e atuar com maior autoridade nesse contexto. Na minha visão, o MBA contribuirá para uma compreensão mais gerencial, holística e estratégica dos processos e projetos no contexto do negócio praticado pelo Grupo TODOS Internacional”, destaca Luiz.
Com gestão de negócios e pessoas pautadas na Administração Solidária, Rennan explica que a ação de incentivo ao estudo dos colaboradores segue o princípio de que o impacto positivo na vida das pessoas envolvidas no negócio deve ser prioridade. “Nós entendemos que é muito valioso retermos talentos que crescerão conosco. Assim, incentivamos uma cultura corporativa positiva e que realmente agrega valor à vida dos nossos colaboradores. E quando o assunto é investimento em educação, todos crescem”, ressalta.