Europ Assistance Brasil

Como escolher uma seguradora de crédito?

Paulo Possiede, diretor e proprietário da Mello & Possiede Seguros Especializados / Foto: Divulgação
Paulo Possiede, diretor e proprietário da Mello & Possiede Seguros Especializados / Foto: Divulgação

Escolher uma seguradora de crédito é fundamental para uma governança sólida nas empresas, mas para isso é necessário estar atento a uma série de questões

A relação entre uma empresa e sua seguradora de crédito precisa ser de total confiança, segurança e transparência. Pensar a governança de uma empresa passa também por entender e analisar os riscos e vantagens que cada movimentação acarreta e, por isso mesmo, é fundamental ter em mãos o maior número de informações para cada um desses movimentos.

Um desses passos é criar uma parceria sólida com uma seguradora de crédito de confiança, e para isso é necessário entender alguns pontos que devem ser analisados na hora de escolher a melhor seguradora de crédito para a sua empresa – sempre considerando sua demanda, capacidade e necessidade da empresa.

Qual a importância de ter o seguro de crédito em minha empresa?

Segundo Paulo Possiede, diretor e proprietário da Mello & Possiede Seguros Especializados, uma seguradora de crédito trabalha em conjunto com a empresa, buscando visualizar o nível de risco que essas empresas possuem hoje no seu dia a dia, para assim entender como o seguro pode ajudar o seu negócio. Isso sempre vislumbrando uma série de benefícios, desde a proteção de riscos até outras vantagens que podem ser úteis no cotidiano de negócios dessa empresa.

Entre as vantagens, ele destaca, principalmente, a proteção dos recebíveis e a garantia do seu fluxo de caixa. Para além disso, Possiede afirma que “o seguro gera uma série de outros benefícios além do cerne principal, que é a proteção sob os recebíveis, como, por exemplo, em um cenário de valuation, em que a situação de transferência de risco é muito importante. Seja ela total ou parcial, para a empresa que gera um determinado faturamento, isso é muito importante, porque ela pode com isso estabelecer um processo de alavancagem de vendas, ingressar em mercados que até então não opera. Enfim, existe um pacote de benefícios”.

Ainda segundo Possiede, entender os riscos de sua empresa e ter uma parceria com uma sólida seguradora de crédito é importante em diferentes âmbitos de seu negócio. “Para a tesouraria e para a área financeira é uma ferramenta super importante, em que você pode estabelecer um planejamento estratégico com base nela, trocar informações com a área de crédito da seguradora”.

O que levar em conta na hora de contratar uma seguradora de crédito?

Para começar, vale aquela máxima de entender o que se está comentando no mercado, isto é, o que os outros estão dizendo e vivenciado. Ter um corretor que possa te assessorar nessa jornada. Nesse cenário empresarial, o importante é estabelecer diálogos sobre a experiência de consumo desse seguro com outras empresas de mesmo porte. Entender o que seus pares vivenciaram e passaram pode ser uma boa maneira de entender como implantar isso dentro de sua empresa.

Além disso, uma das dicas de Paulo Possiede é entender o perfil de sua empresa e direcionar para uma seguradora que tenha um trabalho mais bem encaixado com a sua área. “Existem motivos para que você direcione uma determinada demanda a uma determinada seguradora. Primeiro pelas características das seguradoras, pelas suas estruturas funcionais, operacionais e, principalmente, pelos fluxos quando da ocorrência de sinistros. Mas, paralelamente a isso, a gente procura fazer uma análise comportamental da carteira do prospect em questão, para justamente procurar adequar essas características próprias às das seguradoras”, explica Possiede.

Neste cenário, Paulo destaca a Allianz Trade como uma forte parceira da Mello & Possiede, com um relacionamento muito sólido e extremamente franco. “São poucas as seguradoras que operam no mercado, e na medida com o que a gente convive com as seguradoras e convive com os nossos segurados, porque é um cliente comum, nós precisamos estabelecer marcos de convivência, seja nos bons e maus momentos. No caso da Allianz Trade, a gente tem uma convivência extremamente franca e saudável”, finaliza.

Total
0
Shares
Anterior
Sami capta R$ 90 milhões e aposta em novo canal de vendas via corretores para dobrar de tamanho ainda em 2023
Vitor Asseituno, médico cofundador e presidente da Sami / Foto: Divulgação

Sami capta R$ 90 milhões e aposta em novo canal de vendas via corretores para dobrar de tamanho ainda em 2023

Todos os planos de saúde da operadora já podem ser oferecidos pelos

Próximo
Em evento com corretores no Paraná, CEO da Liberty reforça compromisso com corretores e clientes
Patricia Chacon, CEO do Grupo Liberty Brasil / Foto: Divulgação

Em evento com corretores no Paraná, CEO da Liberty reforça compromisso com corretores e clientes

Na cerimônia, Patricia Chacon celebrou ótimos resultados e falou sobre sua

Veja também