Como fazer amigos, influenciar pessoas e acelerar sua carreira

Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria / Foto: Isaque Martins / Divulgação
Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria / Foto: Isaque Martins / Divulgação

Confira artigo de Virgilio Marques dos Santos, sócio-fundador da FM2S Educação e Consultoria

Hoje abordo um livro clássico do mundo dos negócios, e mais especificamente, da arte de se relacionar bem no ambiente corporativo: “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, do grande Dale Carnegie. E mais: os ensinamentos desse livro podem ser o trampolim que faltava para alavancar sua carreira.

Primeiramente, preciso ressaltar que, no universo empresarial, não basta ser tecnicamente excelente, ter um currículo recheado de cursos ou dominar todas as ferramentas de gestão. Se você não souber se relacionar, me desculpe, mas vai ficar para trás. E é exatamente aí que o livro de Carnegie entra. Ao longo da obra, o autor dá 7 dicas indispensáveis que mudaram minha vida após terminar minha faculdade, já que no estágio aprendi pouquíssimo sobre o tema.

Vamos às recomendações:

1- Saber ouvir: No mundo dos negócios, ouvir é uma arte. Carnegie destaca que mostrar interesse genuíno pelos outros é um passo crucial para construir relações duradouras. No seu dia a dia na empresa, ouça seus colegas, superiores e subordinados. Muitas vezes, em uma conversa informal na copa, você pode absorver informações valiosas para o projeto em que está envolvido.

2- Fale sobre os interesses dos outros: Imagina só você entrar na sala do chefe e, antes de pedir aquele aumento ou oportunidade, comentar sobre aquele hobby dele que você descobriu? Pode parecer bobo, mas esses pequenos gestos criam pontes e facilitam o diálogo.

3- Elogie honestamente: Reconheça as conquistas e o bom trabalho das pessoas ao seu redor. Mas lembre-se: o elogio precisa ser sincero. As pessoas percebem quando você está sendo falso; no mundo corporativo, a autenticidade vale ouro.

4- Seja empático: Se colocar no lugar do outro é uma habilidade valiosa. Se você lidera uma equipe, entender os desafios e as aspirações de cada membro pode ajudá-lo a gerir melhor e a conseguir resultados mais efetivos. Da mesma forma, se você é liderado, compreender as pressões e as expectativas do seu líder pode oferecer insights de como você pode ser mais útil e se destacar.

Agora, vamos falar um pouco sobre conflitos. No universo das empresas, desentendimentos são naturais, mas a forma como você lida com eles pode definir o rumo da sua carreira. Carnegie traz algumas dicas de ouro:

5- Evite críticas e reclamações: Em vez de apontar o dedo, busque soluções. No ambiente de trabalho, aquele que traz soluções é sempre mais valorizado do que aquele que apenas enxerga problemas.

6- Admita seus erros: Errou? Tudo bem, todos erram. Mas assuma, peça desculpas e, principalmente, aprenda com eles. Mostrar maturidade e responsabilidade aumenta sua credibilidade no ambiente de trabalho.

7- Incentive as pessoas a falarem sobre elas mesmas: Estabelecer esse tipo de relação demonstra interesse e ajuda a construir laços mais fortes; é o olhar para fora de si.

Ao aplicar as dicas de Carnegie, vocês estarão prontos para navegar pela complexa rede de relações do universo corporativo.

Uma carreira bem-sucedida é construída tanto por habilidades técnicas quanto pelas relações que cultivamos. Em um mundo cada vez mais interconectado, saber se relacionar bem é uma competência tão importante quanto qualquer outra que você possa aprender em um curso ou treinamento.

Então, fica a dica! Aproveite os ensinamentos de “Como fazer amigos e influenciar pessoas” e junte-os à formação de ponta que você recebe nas melhores instituições.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Facilitação do Comércio Exterior para inglês ver?
Larry Carvalho, advogado, mestre em Direito Marítimo e especialista em logística, comércio internacional e agronegócio / Foto: Divulgação

Facilitação do Comércio Exterior para inglês ver?

Confira artigo de Larry Carvalho, advogado, mestre em Direito Marítimo e

Próximo
Check Point Infinity Global Services possibilita economias de até 87% em custos de seguros cibernéticos
Foto: FLY:D/ Unsplash

Check Point Infinity Global Services possibilita economias de até 87% em custos de seguros cibernéticos

Check Point Software apresenta os resultados obtidos por um cliente – estudo de

Veja também