Como gestores podem organizar viagens corporativas com eficiência

Foto: Bruce Mars / Unsplash
Foto: Bruce Mars / Unsplash

Entenda como estabelecer políticas claras, regras de reembolso e investir em comunicação eficiente proporcionam viagens corporativas bem-sucedidas

O planejamento de viagens corporativas vai além da compra de passagens e reserva de hotéis. Trata-se de um processo estratégico que reduz custos, assegura o bem-estar dos colaboradores e garante operações bem-sucedidas. O retorno das viagens à mesma frequência pré-pandemia, previsto até 2024 pela Global Business Travel Association, exige que os gestores estejam preparados com as melhores práticas e soluções para gerenciar viagens inteligentes.

Um roteiro claro e objetivo consegue aumentar a produtividade dos colaboradores, com foco nas principais atividades e compromissos, evitando desperdício de tempo. Isso significa que eles retornam ao trabalho mais descansados, motivados e prontos para entregar resultados. Já na perspectiva financeira, pesquisar e negociar com antecedência oportuniza encontrar passagens aéreas baratas e tarifas mais vantajosas para hotéis e outros serviços necessários durante a viagem.

Diretrizes bem definidas para o processo de solicitação das viagens corporativas, que incluem os níveis de aprovação e os critérios de avaliação, são importantes para assegurar que todos na empresa estejam na mesma página, evitando conflitos. É indispensável incluir pontos como definir as modalidades, viagens nacionais, internacionais ou conferências, por exemplo, e os motivos justificáveis para cada uma delas.

Outro ponto ainda que precisa estar claro nas políticas é o valor do orçamento total e como as verbas serão alocadas entre os departamentos, assim como definir os limites de gastos para diferentes categorias de despesas, como transporte, hospedagem e alimentação.

A prestação de contas é responsável por gerenciar os custos de forma segura e transparente. Em um momento posterior à realização da viagem, é necessário comprovar todas as despesas durante o período de deslocamento para solicitar o reembolso sem divergências.

Especifique quais despesas são elegíveis para reembolso, com regras claras sobre a documentação obrigatória, prazo para o envio de recibos, métodos de pagamento e tempo de processamento. Inclusive, todos os trâmites relacionados à prestação de contas devem constar nas políticas de viagens corporativas.

A comunicação desempenha outro papel essencial na organização de viagens corporativas. Durante esse período, os colaboradores em deslocamento devem conseguir comunicar-se de forma prática com a empresa, principalmente para suporte imediato e solucionar problemas com agilidade.

Esse pilar pode ser aplicado por meio de tecnologias, como aplicativos de mensagens e softwares de videoconferência. Após o retorno da viagem, vale disponibilizar que os membros da equipe tenham a oportunidade de dar feedback e compartilhar a experiência, para manter a política de viagens corporativa atualizada.

Total
0
Shares
Anterior
A importância da pesquisa prévia: como conhecer o destino pode reduzir imprevistos?
A importância da pesquisa prévia: como conhecer o destino pode reduzir imprevistos? / Foto: Freepik

A importância da pesquisa prévia: como conhecer o destino pode reduzir imprevistos?

Entender os costumes e o clima local evita situações embaraçosas e

Próximo
CNseg: Reforma Tributária pode levar ao crescimento do mercado de seguros
CNseg: Reforma Tributária pode levar ao crescimento do mercado de seguros / Foto: Divulgação

CNseg: Reforma Tributária pode levar ao crescimento do mercado de seguros

Confederação Nacional das Seguradoras participou do XII Fórum de Lisboa, em

Veja também