Confira artigo de Felipe Gomes, Global Experience Head da Corebiz
O caminho que leva qualquer negócio rumo a uma experiência de excelência tem nome e sobrenome no universo dos e-commerce: mapeamento da jornada do usuário. Trata-se de uma ferramenta essencial na rotina do UX designer que permite entender e melhorar interações e processos; em outras palavras, escancara o verdadeiro mapa do tesouro.
Em uma sociedade 5.0 (conceito que promete reposicionar as tecnologias em
Nesse sentido, o mapa da jornada do usuário deve contar uma história de uso (colocando em prática o bom e velho storytelling) para que a
Assim, a equipe consegue visualizar aspectos mais detalhados de uma funcionalidade específica. Portanto, é fundamental que o mapeamento da jornada do usuário seja pensado e validado em conjunto, de forma bastante criteriosa e dentro de determinados parâmetros preestabelecidos por meio de pesquisas para isolar e definir, de fato, quais são as necessidades, as dores e os desejos dos usuários.
Como estruturar
A formatação de um mapa de jornada do usuário pode variar de acordo com o propósito, mas geralmente apresenta os seguintes aspectos:
- Principais momentos de atuação do usuário;
- Expectativas do usuár
io em relação ao produto/serviço; - Principais ações e pontos de contato com o produto/serviço; emoções decorrentes das ações e do uso;
- Problemas e obstáculos encontrados no percurso (técnicos, funcionais ou cognitivos);
- Oportunidades para a
equipe que vai desenvolver, aprimorar ou implementar um projeto ou uma funcionalidade a um produto ou serviço já existente.
Definidas as intenções de construção, é necessário estabelecer a situação, ou seja, o cenário em que a jornada irá ocorrer. Nesse contexto, pensar em diversas situações hipotéticas é a saída. Veja algumas situações previsíveis para a construção
- O usuário que teve o contato com o app pela primeira vez, navega na home, mas não compra nada;
- O consumidor que passou por tudo isso e decide fazer a primeira compra;
- Aquele que já conhece o app e retorna para fazer a primeira compra;
- O usuário recorrente, que retorna ao app para fazer uma compra pesquisando um produto específico; entre inúmeras outras que podem ser mapeadas.
No entanto, é importante lembrar que a articulação das intenções para a construçã
Benefícios que potencializam o sucesso
A boa notícia é que o mapa da jornada de usuário é uma ferramenta dinâmica. Portanto, poderá ser modificado à medida que o projeto avança, afinal, novas demandas surgem e algumas outras são ou não validadas durante o período.
Além de criar jornadas mais coerentes para o usuário e influenciar diretamente no modelo de negócio das empresas, o mapeamento de jornada de usuário traz outros benefícios para toda a equipe desenvolvedora de um projeto. É possível destacar, por exemplo:
- Os insights baseados nas análises de oportunidades mapeadas durante o percurso;
- A articulação e visualização das diversas áreas/pessoas envolvidas, como stakeholders, POs, time de marketing, designers e desenvolvedores;
- O direcionamento do foco ao projeto tanto por parte da equipe quanto para o usuário;
- A visibilidade de atuação de todos que compõem a iniciativa.
Fato é que, no fim do dia, boas experiências refletem sempre na imagem, na confiança e até mesmo no faturamento de qualquer negócio. Sendo assim, convenhamos: vale a pena investir em um trabalho integrado e sinérgico que possa criar uma visão holística de determinadas ações e desvendar as necessidades de todas as partes envolvidas, certo?