Bradesco Seguros

Como melhorar a aceleração digital do varejo? Confira 3 dicas infalíveis!

Tatiany Martins, vice-presidente comercial e de marketing da Pitzi / Foto: Divulgação
Tatiany Martins, vice-presidente comercial e de marketing da Pitzi / Foto: Divulgação

Confira artigo de Tatiany Martins, Diretora Comercial da Pitzi

A aceleração digital no varejo tem se mostrado cada vez mais necessária para atender à demanda desse universo e não foram poucas as lojas que tiveram de se adaptar para atender seus clientes também por meio da internet nos últimos anos.

A relevância no ambiente online hoje é bem expressiva e o termo “quem não é visto não é lembrado” nunca ficou tão real como agora. Pensando nisso, decidi contar, neste conteúdo, como você pode melhorar esse recurso para o crescimento do seu varejo baseado nas minhas percepções de mercado.

O que é aceleração digital e sua importância para o varejo?

Primeiramente, vale entender o que é aceleração digital antes de buscar melhorias para o conceito. De modo geral, esse tipo de aceleração é uma importante forma de explorar os recursos tecnológicos atuais disponíveis para impulsionar as vendas da empresa.

Caso você tenha uma loja física, por exemplo, é importante pensar na possibilidade de criar um sistema para fazer as vendas pela internet, o chamado e-commerce. Porém, se ainda estiver lutando com a transformação digital, é válido inserir ao menos a comunicação e pós-venda neste formato, já que hoje o consumidor está cada vez mais digital.

Um estudo desenvolvido pela consultoria Zedenski revela que 87% dos usuários usaram canais alternativos para atendimento nos últimos 12 meses, bem como mais de 60% usaram o autoatendimento de forma frequente.

Portanto, é importante entender que quem não se adaptar ao mercado online dificilmente conseguirá se manter de pé no futuro. A aceleração digital se tornou crucial para a manutenção dos negócios durante a crise sanitária e foram as lojas que já contavam com essa inovação que se sobressaíram melhor.

As 3 formas de melhorar a aceleração digital do varejo

Fato é que, embora muitas empresas do varejo já tenham criado sites para as vendas de seus produtos devido à necessidade criada pela pandemia, ainda é necessário obter uma gestão alinhada tanto com a transformação digital quanto com os seus princípios. Por isso, o que não faltam são desafios a combater.

De tudo o que já vivi, aqui vão algumas dicas que podem ajudar a melhorar a aceleração digital do seu varejo.

  1. Treine sua equipe para a cultura digital

O primeiro conselho é treinar sua equipe para a cultura digital. De nada adianta aderir às inovações se sua equipe não estiver engajada no mesmo propósito. Nesse caso, é importante buscar treinamentos e capacitação dos funcionários para desenvolver a cultura digital na empresa.

  1. Invista na experiência do cliente

Outro ponto importante e aconselhável são os investimentos na experiência do cliente. Segundo o estudo da Zedenski, 98% das pessoas que receberam um atendimento ruim alteraram seu comportamento de compra.

Nesse caso, é essencial melhorar o atendimento online, ter uma ampla gama de canais à disposição dos usuários bem como trazer inovação e qualidade aos produtos oferecidos no site.

Os produtos com possibilidade de assinatura e opção de seguros para celulares junto à mercadoria são bons exemplos de investir na experiência do cliente.

Essas ações podem colaborar para a rentabilidade dos produtos e ainda criam conexão com o consumidor, já que mostram a preocupação genuína com o produto/serviço que ele está adquirindo.

  1. Use métricas para acompanhar os resultados e modificar os processos

Por fim, não posso deixar de citar a importância do uso de métricas para a aceleração digital. As transformações só acontecerão depois dos resultados, portanto eles precisam ser mensurados por ferramentas específicas. Quanto mais você souber sobre o seu cliente, mais fácil será melhorar os processos digitais.

Agora você já sabe como melhorar a aceleração digital do varejo de forma fácil e eficiente. Espero ter ajudado na sua busca pela transformação digital do seu negócio!

Total
0
Shares
Anterior
Grupo A12+ comemora R$ 1 bilhão em vendas e mais de 220 mil pessoas na carteira de clientes
O presidente Renner Fidelis e o time de diretores do Grupo A12+ / Foto: William Anthony / Universo do Seguro

Grupo A12+ comemora R$ 1 bilhão em vendas e mais de 220 mil pessoas na carteira de clientes

Encontro visa promover conexões, além da troca de experiências e informações

Próximo
O impacto de mulheres pretas nas organizações
Josy Santos, Líder da Unidade de Negócios de Empreendedorismo Feminino na Semente / Foto: Divulgação

O impacto de mulheres pretas nas organizações

Confira artigo de Josy Santos, Líder da Unidade de Negócios de Empreendedorismo

Veja também