Europ Assistance Brasil

Como o cigarro afeta a saúde bucal

Como o cigarro afeta a saúde bucal / Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Especialista da Clínica Omint Odonto e Estética explica como o cigarro pode afetar os dentes e dá dicas de cuidados

O cigarro é um dos maiores inimigos da saúde bucal, pois contém substâncias tóxicas que afetam as células da boca e prejudicam as funções dos tecidos. Segundo dados do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – Vigitel 2021, o percentual total de fumantes com 18 anos ou mais no Brasil é de 9,1%, sendo 11,8% entre homens e 6,7% entre mulheres.

“Ao fumar, a fumaça do cigarro entra em contato diretamente com a boca, que é a primeira parte do corpo a ser exposta às toxinas do tabaco. Essas toxinas incluem nicotina, alcatrão, amônia, formaldeído e outras substâncias que podem alterar o comportamento das células bucais e provocar inflamações, infecções, lesões e até câncer”, explica o coordenador técnico da Clínica Omint Odonto e Estética, Marcus Azevedo do Amaral.

O especialista enfatiza ainda que a fumaça do cigarro tem uma temperatura elevada e isso pode causar queimaduras na mucosa e reduzir o fluxo sanguíneo nos vasos da boca. “Isso diminui a oxigenação dos tecidos e a capacidade de cicatrização e defesa do organismo contra as bactérias que causam doenças na gengiva e nos dentes”, diz.

O cigarro pode causar vários problemas, que variam de acordo com o tempo e a frequência do consumo de tabaco. Alguns dos principais são mau hálito, manchas nos dentes, doença periodontal e câncer de boca.  “A melhor forma de prevenir os problemas bucais causados pelo cigarro é parar de fumar”, destaca Azevedo.

Essa atitude pode reduzir significativamente o risco de desenvolver doenças e melhorar a qualidade de vida. Por isso, a Clínica Omint possui um Plano Antitabagismo que define e incentiva ações de controle e combate ao tabagismo para clientes e colaboradores, por meio de ações educativas.

“Mas, sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante seguir algumas recomendações para minimizar os danos, como escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental diariamente, beber bastante água e visitar o dentista regularmente para realizar uma limpeza e avaliação geral da saúde bucal”, finaliza Marcus.

Total
0
Shares
Anterior
Divisão de seguro viagem da Omint cresce 224% em 2022
Cícero Barreto, Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Omint / Divulgação

Divisão de seguro viagem da Omint cresce 224% em 2022

Companhia replica o modelo de excelência construído no segmento da saúde

Próximo
Segurança e confiabilidade dos bancos influenciam a preferência de quase metade dos consumidores, segundo pesquisa
Segurança e confiabilidade dos bancos influenciam a preferência de quase metade dos consumidores, segundo pesquisa / Foto: Karolina Grabowska / Pexels

Segurança e confiabilidade dos bancos influenciam a preferência de quase metade dos consumidores, segundo pesquisa

Para 47% dos entrevistados em estudo encomendado pela Akamai, essas são as

Veja também