Europ Assistance Brasil

Como o Machine Learning pode ajudar na automação industrial?

Walter Troncoso, CEO da Inove Solutions / Foto: Divulgação
Walter Troncoso, CEO da Inove Solutions / Foto: Divulgação

Confira artigo de Walter Ezequiel Troncoso, CEO da Inove Solutions

O uso do machine learning (aprendizagem de máquina, em português), que é uma subcategoria da Inteligência Artificial (IA), vem para resolver uma gama de problemas complexos, os quais podem estar relacionados à aceleração de processos e à otimização de recursos. Em geral, a ideia é ganhar em eficiência e produtividade.

Na automação industrial, pode ser bem interessante utilizar a referida ferramenta nas tomadas de decisão das máquinas, de acordo com a quantidade de produção, o gerenciamento de estoque ou o controle de ativos tecnológicos da empresa. É possível usá-la na automação da própria área de TI (Tecnologia da Informação).

Como exemplo, imagine uma máquina que ficou trabalhando em um ritmo de 100% nas últimas 10 horas. Ela pode parar, por consumo elétrico, mecanicamente. O machine learning pode ajudar na tomada de decisão de ligar uma segunda máquina, para distribuir melhor a carga.

Na TI, a automação pode, por exemplo, usar um segundo servidor, caso necessário. Quando ele ficar ocioso, ele é desativado. Isso já acontece com frequência mundo afora.

Segundo o relatório IDC Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide, os investimentos globais em IA, incluindo softwarehardware e serviços para sistemas centrados em IA, passarão dos US$ 300 bilhões em 2026.

Neste universo, o machine learning é capaz de comparar um alto volume de dados, aprender respostas a partir das informações que acessa, classificar e revelar insights que vão trazer maior precisão preditiva a cada etapa do processo. Tudo isso em uma velocidade extraordinária para a operação fabril, ao promover um trabalho mais eficiente com aprendizado contínuo das máquinas e sistemas, gerando resultados otimizados e vantagens competitivas.

Para entender e integrar os dados através do machine learning, no entanto, o ponto de partida é traçar um diagnóstico completo de toda a infraestrutura de TI e desenvolver uma boa arquitetura de rede antes de aplicar novos modelos de IA. Desta forma, os dados coletados serão confiáveis e a indústria poderá evoluir os seus processos à medida em que os sistemas forem se tornando mais complexos.

Total
0
Shares
Anterior
Live aborda o papel da Inteligência Artificial para os Corretores de Seguros
Live aborda o papel da Inteligência Artificial para os Corretores de Seguros / Divulgação

Live aborda o papel da Inteligência Artificial para os Corretores de Seguros

Transmissão acontece nesta quinta (20 de abril), a partir das 19h

Próximo
XP lança simulador de financiamento imobiliário no app para facilitar experiência do cliente no mercado de crédito
XP lança simulador de financiamento imobiliário no app para facilitar experiência do cliente no mercado de crédito / Foto: Kelvin Zyteng / Unsplash Images

XP lança simulador de financiamento imobiliário no app para facilitar experiência do cliente no mercado de crédito

Após a simulação, que encurta o caminho na busca das melhores taxas do mercado,

Veja também