Confira artigo de Juliana Vital, da Nubimetrics
Um estudo recente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo destacou que 85% das pessoas escolhem marketplaces para fazer suas compras online, sendo o Mercado Livre o mais importante do país. Por isso, é importante que ao estar nesses espaços, o vendedor esteja preparado para as principais datas do ano, como Dia do Consumidor, Dia Das Mães, Dia dos Pais, e a mais importante do ano para as vendas: a Black Friday.
E como estamos no primeiro mês do ano, faz sentido rever, analisar e atualizar estratégias para que os vendedores se adaptem a um cenário que promete mais oscilações. Portanto, o que fará a diferença será ter sempre em mãos dados e ferramentas que forneçam informações de qualidade e precisas para realizar três ações principais:
1- Estudar o mercado e se aventurar em novos nichos
É importante ter um amplo conhecimento da oferta e da demanda no nicho de mercado onde é comercializado. O e-commerce é muito dinâmico, os players vêm e vão o tempo todo. Garantir um ano de crescimento dependerá da nossa capacidade de adaptação às mudanças e de novas oportunidades em outros nichos, para isso precisa conhecer as oportunidades por categorias, encontrar nichos de demanda insatisfeita, acompanhar o mercado.
2 – Conhecer e monitorar a concorrência sempre
No e-commerce, encontramos diferentes tipos de vendedores, desde top-sellers até novatos. Ambos desenvolvem estratégias de precificação, publicação e envio que devem ser constantemente estudadas e, claro, superadas. Aqui a chave é a informação para gerar uma rápida e assertiva tomada de decisão .
3 – Se alinhar com a demanda
Conhecer em detalhe o que o usuário quer e como ele busca faz parte das melhorias na experiência de compra. Interpretar a sua necessidade e incorporar as palavras que usam na nossa oferta é um grande passo que impacta diretamente no posicionamento do seu anúncio e também na conversão.
O fenômeno inflacionário atingiu não só o Brasil, mas também grandes economias da América e da Europa, e isso gerou aumentos e flutuações nos preços, com maior força nos nichos de alimentos, bebidas, transporte e higiene pessoal. O impacto desse cenário macroeconômico pode ser percebido na Black Friday, onde pela primeira vez o faturamento bruto no e-commerce sofreu alguma queda em relação ao ano anterior, como aponta levantamento feita pela NielsenIQ|Ebit, porém há de se considerar que 2021 ainda tinha efeito pandemia no resultado de crescimento, 2022 e 2023 as taxas de crescimento retornam ao patamar pré-pandemia, o que já é bastante positivo, seguir crescendo mesmo que comparando com números gigantescos do período da pandemia.
Diante desse contexto, o desafio para 2023 será trazer criatividade às estratégias de venda para que variações não impactem negativamente nos negócios online de marcas e sellers, assim como, se manter em dia com as atualizações, tendências e informações.
*Juliana Vital é Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics. Publicitária, com pós-graduação em administração pela FGV, entrou no mundo digital logo no início da carreira, que tem mais de 17 anos. É especialista em reposicionamento de produtos, diagnóstico de operações de empresas e reestruturação completa (da linha de produtos, receitas, processos e estrutura) com foco em aumento de receita e eficiência.