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Como proteger seu cérebro das compras por impulso na Black Friday

Especialista explica como gatilhos do marketing influenciam decisões impulsivas e compartilha estratégias para compras conscientes

Com a chegada da Black Friday, o bombardeio de ofertas promete descontos imperdíveis, mas muitas vezes esconde armadilhas psicológicas desenhadas para estimular o consumo impulsivo. Para ajudar os consumidores a navegarem por este período sem comprometer o orçamento, a professora Gabriela Inthurn, coordenadora do curso de Psicologia na UNIASSELVI, explica como o cérebro reage às promoções e como retomar o controle da decisão de compra.

Segundo a especialista, o marketing utiliza mecanismos sofisticados para contornar a racionalidade do consumidor. O mais comum é o gatilho da urgência, que cria a sensação de que é necessário adquirir o produto imediatamente antes que a promoção acabe. “Outros gatilhos frequentes são o de exclusividade, com mensagens como ‘somente para você’, e o senso de pertencimento e comunidade, que convida o consumidor a ‘fazer parte’ de um grupo seleto que aproveitou a oferta”, explica Inthurn.

O cérebro em busca de recompensa

Muitas pessoas acabam comprando itens sem necessidade real porque o cérebro interpreta a promoção como uma vitória. “Nosso cérebro entende que seremos recompensados ao aproveitar uma oferta imperdível. O primeiro instinto é comprar para ‘ganhar’ aquela oportunidade”, detalha a professora. A análise racional sobre a utilidade do item, muitas vezes, só ocorre depois que a compra já foi feita.

Para identificar se uma compra está sendo guiada pela emoção, Inthurn sugere um breve que a pessoa faça as seguintes perguntas antes de passar o cartão: Esse item já estava na minha lista de desejos? Ele tem utilidade real para mim? Se não fosse essa “oferta imperdível”, eu ainda gostaria de realizar essa compra?

Além da autoanálise, a especialista da UNIASSELVI recomenda medidas práticas para evitar o impulso, começando pelo estado físico e emocional do consumidor. “Evite ir com fome ou muito cansado ao supermercado ou ao shopping. Essas necessidades fisiológicas interferem na nossa capacidade de decisão, tornando mais fácil agir por impulso”, alerta.

Dicas práticas para uma Black Friday consciente:

  • Crie barreiras: Não deixe cartões de crédito cadastrados automaticamente em aplicativos de compras. O tempo gasto para digitar os dados pode ser suficiente para repensar a necessidade;
  • Planejamento: Faça listas de necessidades reais antes de começar a navegar pelas ofertas;
  • Detox digital: Saia de listas de transmissão de lojas e desinstale aplicativos ou desative notificações que enviam alertas constantes de promoções.

“É importante se conhecer e entender como as propagandas funcionam. Adaptar o comportamento e o ambiente digital ajuda a não ‘entrar’ nessas situações de vulnerabilidade”, finaliza a professora Gabriela.

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