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Como se proteger de golpes e garantir um final de ano tranquilo

Carlos Eduardo Silva, superintendente de Parcerias da Zurich Seguros / Foto: Divulgação
Carlos Eduardo Silva, superintendente de Parcerias da Zurich Seguros / Foto: Divulgação

No período que antecede as festas de fim de ano, quando aumentam os riscos de roubo e furto e de golpes virtuais, vale a pena redobrar a atenção

A menos de um mês do Natal, muitos brasileiros se preparam para irem às compras no varejo de rua, nos shoppings e no e-commerce. Para garantir os presentes de final de ano não faltam promoções, liquidações e ofertas tentadoras. Mas, vale redobrar a atenção nesse período para não cair em golpes ou fraudes ou ser vítima de furtos e roubos.

Com aumento do fluxo de pessoas nas ruas, além do maior volume de dinheiro em circulação, já que muitos trabalhadores recebem a última parcela do décimo terceiro, nos tornamos vulneráveis à ação de criminosos. Ainda mais porque a correria para dar conta de todos os preparativos das festas acaba prejudicando a nossa atenção.

Nessa época do ano, principalmente, os perigos são muitos. Uma distração ao manusear o celular na rua, pode trazer muitos aborrecimentos. Segundo dados do Anuário divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada minuto, dois celulares são furtados no Brasil.

Já para quem prefere realizar as compras pela internet, a precaução é para não cair no golpe das “ofertas imperdíveis” de sites falsos de comércio eletrônico, que realizam vendas fictícias de produtos e ainda roubam dados do cartão de crédito do consumidor. As ofertas “vantajosas” também chegam por e-mail ou WhatsApp e basta um clique para abrir a porta para a clonagem do perfil ou roubo de senhas.

Aliás, a clonagem de WhatsApp se tornou um dos golpes recorrentes no país. Geralmente, a conta é invadida pelo criminoso, que assume o perfil do usuário e solicita aos seus contatos depósitos por meio de PIX em seu nome. De acordo com o Fórum de Segurança Pública, esse tipo de fraude aumentou mais de 8% no último ano.

Como se proteger

  • Em locais público e com grande fluxo, não deixe seus pertences à mostra e evite carregar grandes quantias de dinheiro. Se estiver na rua, prefira um local seguro para manusear o celular.
  • Utilize aplicativos de segurança para rastrear seu celular em caso de roubo ou furto.
  • Nas compras online, desconfie quando o preço do produto ou serviço é muito abaixo do praticado pelo mercado. Priorize compras em páginas com certificado de segurança (cadeado no endereço eletrônico), consulte o CNPJ, atividade empresarial e a data de criação da empresa.
  • Utilize ferramentas públicas para confirmar se uma empresa é registrada e confiável.
  • Evite pagamentos antecipados, especialmente por intermédio de PIX. Sempre opte por meios seguros, como cartões de crédito, que oferecem possibilidade de contestação em caso de fraudes.
  • Nunca clique em links de e-mails de promoções ou abra arquivos anexados em e-mails suspeitos. Ao ler a mensagem, siga diretamente ao site da empresa.
  • Jamais aceite ofertas por WhatsApp ou ligação telefônica sem antes verificar a autenticidade.
  • Crie senhas fortes e únicas para cada conta online e evite compartilhá-las.
  • Adquira seguro para celular e para se proteger de transações ou saques indevidos na sua conta ou cartão de crédito.

A proteção financeira do seguro

Mesmo com toda a atenção e cuidados, ainda corremos o risco de ser vítimas de furto, roubo ou golpes virtuais. Por isso e para que nada atrapalhe os planos de final de ano, existem seguros para cada necessidade, que garantem a nossa tranquilidade.

O seguro celular da Zurich, por exemplo, oferece coberturas completas para todos os tipos de furtos, roubos e danos materiais. Este é um dos poucos seguros que cobre furto simples e danos por líquido.

Com a popularização do PIX, a Zurich Seguros criou um produto que protege os correntistas contra transações eletrônicas indevidas em sua conta, feitas sob coação ou ameaça. O seguro Transação Protegida é oferecido por meio de instituições financeiras.

Já o seguro de Perda, Roubo ou Furto de Cartão, também criado pela Zurich, protege o cliente contra transações realizadas indevidamente, exclusivamente em casos de perda, roubo ou furto do cartão, ou em compras, saques e pagamentos feitos sob coação ou ameaça ao titular. Caso, por exemplo, da famosa “saidinha de banco”.

Carlos Eduardo Silva, superintendente de Parcerias da Zurich Seguros, destaca que ambos os seguros são muito importantes especialmente nesse período. “Nesta época, em que a taxa de criminalidade costuma aumentar, é essencial contar com a proteção financeira oferecida por esses seguros”, diz.

Para garantir a indenização do seguro, ele explica que é necessário realizar Boletim de Ocorrência (BO) para registrar o fato. Silva esclarece, ainda, que os seguros não oferecem cobertura contra prejuízos sofridos por golpes ou fraudes que envolvam, por exemplo, o acesso a links falsos de sites de redes de varejos, falsa central telefônica de bancos ou, ainda, golpes por WhatsApp em que haja o repasse voluntário de dados, acarretando a violação de senhas.

“Por isso, e considerando todo o transtorno que essas situações podem trazer, é importante que as pessoas fiquem atentas e adotem medidas de prevenção”, completa Silva.

Dicas da Zurich para se proteger:

  • Desconfie de qualquer pedido por telefone para informar seus dados pessoais. Bancos e demais instituições não solicitam diversos dados pessoais (informações pessoais excessivas como CPF, RG).
  • Desconfie de qualquer pedido urgente para transferência de valores, mesmo que seja para ajudar um parente.
  • Nunca entregue seu cartão nas mãos de terceiros para inserir em máquinas.
  • Preste atenção a equipamentos suspeitos (máquinas de pagamentos não conhecidas). Confira o valor digitado e solicite sempre o comprovante de pagamento.
  • Recuse ofertas de condições vantajosas para concessão de empréstimos: contate diretamente a instituição financeira.
  • Nunca efetue pagamento de boletos sem conferir o destinatário ao digitar os dados.
  • Não realize pagamentos de boletos ou duplicatas recebidas por meio de locais diferentes dos normalmente recebidos, mesmo que seja realmente relacionado a sua compra.
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