Bradesco Seguros

Como ter uma clínica odontológica bem-sucedida

Odontologia: como o cuidado bucal evoluiu / Foto: Andrea Piacquadio / Pexels
Foto: Andrea Piacquadio / Pexels

Abrir um negócio já é arriscado, e um consultório é ainda mais; por isso, separamos dicas que podem ajudar quem está começando nessa empreitada

Empreender já é uma tarefa árdua – na área da saúde, então, como abrir uma clínica odontológica, exige ainda mais do que somente conhecimento técnico na área. Para isso, é preciso ter um bom plano de negócios, já que essa é a melhor maneira de se organizar tanto financeiramente quanto no projeto. Para quem sonha em ter a própria clínica, existem algumas dicas essenciais a serem seguidas.

Um bom planejamento

Antes da inauguração, é importante estruturar um plano de negócios claro e conciso. Desta maneira, é possível mapear fatores como público-alvo, localização, serviços ofertados, investimento inicial, além do retorno financeiro almejado.

Um ponto importante é estudar a concorrência. Somente assim é possível definir quais serão os diferenciais oferecidos pelo consultório que farão com que os clientes voltem. Isso ajuda em uma tomada de decisão mais precisa para o negócio, o que pode se mostrar um bom diferencial perante os pacientes.

Cuidados com estrutura e equipamentos

Escolher um bom espaço físico influencia diretamente na percepção dos pacientes. Por isso, ele deve ser bem localizado, acessível, acolhedor e, principalmente, estar em conformidade com as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Para isso, é preciso ter bons equipamentos. Isso é importante para transmitir profissionalismo e confiança aos pacientes e, desta forma, fidelizá-los. Vale frisar que os móveis também ajudam a passar essa mensagem, então devem ser um ponto de atenção.

Priorizar a experiência do paciente

O atendimento humanizado é um grande diferencial em um mercado tão competitivo quanto o odontológico. Desde o primeiro contato, seja por telefone, redes sociais ou até mesmo pessoalmente, é importante mostrar cordialidade, atenção e profissionalismo.

Com essa experiência positiva do paciente em todas as etapas, é possível transformar clientes em promotores do serviço do consultório, facilitando a montagem do público.

Controle financeiro

Ter uma boa gestão é fundamental para qualquer negócio no início. Com ela, é possível ter um controle de despesas, organizar o fluxo de caixa, emitir notas fiscais de maneira mais ordenada e ainda manter o negócio financeiramente sustentável.

Atualmente, existem softwares específicos para clínicas odontológicas que podem ajudar nesse processo. Ao automatizar as tarefas mais repetitivas, isso pode dar mais tempo para a equipe focar em outros detalhes, como atendimento e crescimento do consultório.

Investimento em marketing digital

Hoje em dia, é praticamente impossível ser relevante no mercado sem um bom marketing digital. Garantir a presença online, através de redes sociais e de um site profissional, transmite confiança e aumenta a visibilidade da clínica.

Uma boa forma de se destacar nesse meio é explorar e divulgar conteúdos educativos e informativos sobre odontologia que reforcem a autoridade da marca. Dessa forma, o público se aproxima mais do consultório, enquanto a empresa constrói uma reputação sólida perante o mercado.

Em suma, abrir e gerenciar uma clínica de odontologia de sucesso exige saber equilibrar conhecimento técnico, visão empreendedora e atenção aos pequenos detalhes. Quem investe em todos esses fatores consegue construir não somente uma base sólida de clientes, como um nome de respeito no mercado.

Total
0
Shares
Anterior
ABRH-SP abre inscrições para a segunda edição do Prêmio Ser Humano
Posse Eliane Aere, presidente da ABRH-SP e Prêmio Ser Humano 2024 / Foto: Divulgação

ABRH-SP abre inscrições para a segunda edição do Prêmio Ser Humano

Reconhecimento celebra os profissionais de RH que transformam organizações e

Próximo
Novo relatório da Swiss Re: Mudando de marcha em um cenário em transformação – uma perspectiva global sobre o re/seguro automotivo
FitBank faz 1,3 bi de transações e lucra R$ 20 milhões em 2024 / Foto: Freepik

Novo relatório da Swiss Re: Mudando de marcha em um cenário em transformação – uma perspectiva global sobre o re/seguro automotivo

O mais recente relatório da Swiss Re, Shifting gears in a changing landscape,

Veja também