Europ Assistance Brasil

Comunicação digital reforça laço entre consumidor e varejo

Richard Albanesi, CEO da The LED / Foto: Divulgação
Richard Albanesi, CEO da The LED / Foto: Divulgação

O varejo físico adota ferramentas digitais para atrair compradores, criando experiências únicas. Apesar do e-commerce crescente, 40% ainda preferem lojas físicas e 72% as veem como essenciais para interagir com marcas

Com o crescimento e as facilidades oferecidas pelo e-commerce, o varejo físico vem apostando nas ferramentas digitais para resgatar o consumidor e promover novas experiências durante sua jornada de compras.

Afinal, mesmo com o aumento expressivo do consumo digital, 40% dos consumidores ainda preferem adquirir em lojas físicas e 72% consideram esses locais um ponto de contato importante com as marcas, conforme detectado pelo Relatório Varejo 2022 Adyen/KPMG.

Nesse cenário, a tecnologia no ponto de venda ganha espaço para surpreender, encantar e fidelizar os clientes, promovendo estímulos que possam agregar valor aos hábitos de consumo com ambientes interativos que proporcionam uma comunicação que os aproxime dos produtos e serviços oferecidos.

Segundo Richard Albanesi, CEO da The LED, empresa que atua no mercado de comunicação digital com painéis de LED, o varejo se revela como um dos principais protagonistas dessa verdadeira revolução digital que tem impactado a relação entre as marcas e os consumidores.

“A digitalização do ponto de venda coloca o cliente no centro do negócio, pois oferece o poder de escolher sua própria jornada de compra e permite que ele a construa conforme suas necessidades e perfil de consumo”, analisa o empresário.

Além de oferecerem uma percepção 15 vezes maior em relação a mídia estática, os painéis de LED também proporcionam outras vantagens estratégicas, como a experiência imersiva de consumo através de ambientes inovadores e tecnológicos, a troca de conteúdo de forma rápida e programada, a monetização por meio de parcerias comerciais com marcas ou produtos e o reforço dos canais de comunicação com os clientes.

“A tecnologia no PDV (ponto de venda) chegou não só para ajudar, facilitar e envolver o consumidor, mas também para oferecer soluções que ajudem a indústria a entender melhor o cliente e suas necessidades”, acrescenta Albanesi.

Setor em expansão

Segundo Albanesi, mais de 50% das vendas da The LED são para o segmento de mídia, com o setor varejista destacando-se entre os negócios realizados. “O varejo vem crescendo muito, cerca de 20% ao ano em instalações”, contou. Parte dessa demanda vem do setor supermercadista, onde a empresa conta com parceiros como Carrefour, SAM’s Club, Hortifruti, Natural da Terra e Dalben e Roldão, entre outros.

As grandes redes varejistas instaladas em shoppings centers, mercado onde a empresa lidera com 90% de share com mais de 150 painéis instalados por todo o Brasil para marcas que são referência como C&A, Riachuelo, Hering, Sephora e Levi’s, entre outras, também evidenciam a adesão do setor pelas mídias digitais.

A empresa encerrou o ano de 2022 com um volume de 7 mil m² de painéis de LED instalados em todo país, número que corresponde a 1/3 do consumo total do mercado brasileiro.

Varejo omnicanal

Dentre as principais tendências do varejo, sem dúvida, a omnicanalidade, que propõe a padronização e uniformização do atendimento ao cliente através da integração de todos os seus canais de venda, encontra na digitalização um forte aliado para oferecer uma experiência de consumo mais proposicional, direcionada e envolvente.

A comunicação digital, além de estimular através da maior visibilidade e informações mais impactantes, estabelece uma nova forma de conexão entre os fabricantes, varejistas e consumidores ao oferecer a possibilidade de interatividade para a captura de dados e melhor conhecimento dos hábitos de consumo.

Com essa nova dinâmica de relacionamento com o consumidor, proporcionada pela tecnologia aliada à inteligência das informações, é possível desenvolver campanhas promocionais, de serviços ou institucionais com maior poder de envolvimento no ponto de venda, obtendo melhores resultados ao estimular o consumo, agregar valor ao negócio e promover a fidelização do cliente.

Outra importante característica das soluções digitais integradas no varejo é a possibilidade de geração de mais conhecimento para a indústria ao oferecer informações sobre o perfil do consumidor, seus hábitos de consumo e a trajetória de compras. Com essas informações compartilhadas, a indústria pode avaliar possíveis demandas sobre a diversidade e adequação dos produtos de maneira a atender com maior assertividade seus públicos-alvo.

Atualmente, são várias as possibilidades oferecidas pela comunicação digital para o PDV,

como a geração de dados online e real time, telas interativas com informações customizadas mediante as preferências de consumo, o uso da tecnologia “lift and learn”, na qual os produtos expostos contam com sensores conectados à tela digital que oferecem informações detalhadas sobre o item escolhido, e a geração de “mapa de calor” que permite maior conhecimento e análise de acesso às áreas de compras, entre outras.

Com esse crescente interesse do varejo em promover uma aproximação mais inteligente, objetiva e estimulante com o consumidor, o mercado de comunicação digital brasileiro está apto a antecipar tendências e oferecer soluções adequadas às diferentes necessidades e comportamentos, contando com as mais recentes tecnologias adotadas pelos players mundiais.

Essa transformação digital reflete um novo posicionamento do varejo, que busca ganhar competitividade e a preferência de um consumidor que, mais do que nunca, valoriza uma vivência imersiva, sensorial e diferenciada no ponto de venda.

Total
0
Shares
Anterior
Coris comemora conquista de dois importantes selos da GPTW
Bruno Venancio e André Domiciano, da Coris/ Foto: Divulgação

Coris comemora conquista de dois importantes selos da GPTW

A empresa ficou no 16º lugar, entre as 20 melhores empresas de médio porte para

Próximo
Prudential do Brasil realiza Franchising Day em São Paulo
Prudential do Brasil realiza Franchising Day em São Paulo / Foto: Divulgação

Prudential do Brasil realiza Franchising Day em São Paulo

Evento exclusivo para a rede franqueada reuniu mais de mil pessoas no Expo

Veja também