Encontro com a imprensa especializada destaca importância do conteúdo de qualidade e a transformação das marcas em agentes de informação autêntica
Na manhã da última quinta-feira (20), a Bradesco Seguros reuniu os principais nomes da imprensa especializada no setor de seguros durante o evento Jornada Conectada. O evento proporcionou uma plataforma para discussão sobre a comunicação na era digital, destacando a importância do conteúdo de qualidade e a transformação das marcas em agentes de informação autêntica.
Nathalie Folco, Vice-Presidente de Operações Digitais para América Latina da Edelman, apresentou uma análise profunda sobre a natureza do conteúdo que consumimos e criamos atualmente. “Um conteúdo pode ser assistir a um reels, receber um e-mail, acompanhar stories, compartilhar uma notícia”, afirmou. “Hoje está tudo muito mais conectado e o nosso consumo de conteúdo aumentou com isso”, completou a executiva.
A especialista destacou dados impressionantes do Data Never Sleeps de 2020, mostrando a magnitude da criação de conteúdo diário: 347 mil novos stories no Instagram, 147 mil fotos no Facebook e 41 milhões de mensagens trocadas no WhatsApp. “O conteúdo é a principal moeda de troca da sociedade. O conteúdo move o mundo”, observou. “E se todos nós produzimos conteúdo o tempo todo, vivemos uma era de conteúdo infinito”.
Nesse cenário, a qualidade do conteúdo se torna crucial. “As marcas autênticas ganham a atenção do consumidor. Além disso, a agilidade de criação é importante. É necessário se mover junto à cultura”, comentou Nathalie. Isso é especialmente relevante no Brasil, onde 74% dos usuários utilizam a internet para buscar informações e aprender novas habilidades, conforme o Data Digital Report 2023.
A desconfiança nas instituições governamentais, destacada pelo Edelman Trust Barometer 2024, coloca uma maior responsabilidade nas empresas. “As empresas e as marcas são fundamentais para a criação de conteúdo de qualidade e para promover informações de maneira autêntica e genuína”, explicou Nathalie Folco.
Ela também mencionou iniciativas exemplares, como a plataforma “See My Skin” da Vaseline, que fornece informações detalhadas sobre cuidados com a pele, e a celebração dos 10 anos do aplicativo 99 no Brasil, que incluiu um mini-documentário e um hub de conteúdo destacando as histórias dos motoristas parceiros.
Regina Macedo, Superintendente de Comunicação da Bradesco Seguros, reforçou essa perspectiva, ressaltando o compromisso da companhia em ampliar a narrativa dos seguros e gerar confiança. “O intuito é sair do ‘segurês’, ampliando a narrativa e gerando confiança. Falamos sobre os movimentos da sociedade e como os seguros estão em tudo. Observamos questões como Inteligência Artificial e longevidade, e desejamos dar palco e voz para essas pessoas, gerando um novo tipo de comunicação”.
O Jornada Conectada, criado pela Bradesco Seguros, vai além de ser apenas um hub de conteúdo, incluindo revista virtual, newsletter e podcast, fornecendo informações, tendências e cuidados voltados para o futuro. “Durante os primeiros dois anos da iniciativa, construímos a nossa Jornada ao lado de especialistas e profissionais renomados em seus setores”, acrescentou Regina.
Com a transformação do Jornada Conectada em um videocast, a Bradesco Seguros pretende se adaptar às preferências do público moderno. Segundo dados da Cisco, mais de 80% do tráfego de dados na internet é representado por vídeos, e conforme a Offerwise, 69% dos brasileiros utilizam o YouTube como principal plataforma de podcast/videocast. “Em celebração aos dois anos do hub de conteúdo Jornada Conectada, ele irá se transformar em um videocast, com encontros mensais a partir do dia 26 de junho”, anunciou Regina Macedo. A atração será comandada pela jornalista Lívia Torres e apresentará temas como economia criativa, saúde mental, sustentabilidade, longevidade e comportamento.
O primeiro convidado do videocast será Gustavo Nunes, sócio-fundador da Turbilhão de Ideias, que falará sobre economia criativa, trazendo insights valiosos sobre o impacto das inovações na sociedade. Com essa iniciativa, a Bradesco Seguros reforça seu compromisso em fornecer conteúdo relevante e de qualidade, adaptando-se às tendências de consumo digital e contribuindo para uma comunicação mais autêntica e engajada.