ConectCar cria solução que prevê comportamento de usuários e potencializa experiência do cliente

Com tecnologia da Adyen, Youse eleva em 2% taxa de autorização de pagamentos/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Combinando Machine Learning e inteligência de dados, novidade reforça compromisso da companhia com inovação e democratização da mobilidade urbana

A ConectCar, uma das principais empresas de meio de pagamento automático de mobilidade do Brasil, anuncia a implementação de uma nova solução baseada em Machine Learning (ML) que prevê aprimorar a experiência dos clientes e os processos internos da companhia. A tecnologia utilizada para o chamado Modelo de Propensão foi desenvolvida inteiramente pela operadora e permite identificar com agilidade as preferências dos usuários na jornada de consumo e utilização da tag, características de perfil e o momento no ciclo de vida do relacionamento com a marca, facilitando a previsão de cancelamentos e a implementação de medidas preventivas que atendam as necessidades dos clientes.

Conciliando a expertise de mercado e o DNA digital da ConectCar, os times de Data Analytics e Produtos da empresa treinaram o Modelo de Propensão a partir de mais de 30 variáveis que representam, por meio dos dados, o comportamento dos usuários, a usabilidade nos últimos meses, o volume de tickets, o tempo de vida da adesão e o período do término de isenção. Após as etapas de curadoria e validação das informações, esses fatores permitem que o algoritmo use o conhecimento adquirido para identificar pontos de insatisfação dos clientes e, ainda, prever as adesões com maior probabilidade de churn (taxa de rotatividade e cancelamento).

A ferramenta está em fase de implementação e é parte do trabalho constante da ConectCar de usar novas tecnologias para garantir maior personalização do serviço e promover as melhores experiências aos clientes com um produto completo, de preço acessível e repleto de benefícios, além de favorecer a democratização do setor de mobilidade urbana. O novo modelo também fortalece os esforços da companhia no uso de Machine Learning (ML) e inteligência de dados nas operações, que já conta com um time dedicado ao desenvolvimento de ferramentas baseadas nessas tecnologias para tornar os processos e a jornada dos usuários ainda mais fluída.

A ConectCar tem um compromisso de anos com a inovação e o novo Modelo de Propensão está completamente alinhado ao momento do mercado corporativo, pois, segundo um estudo da IBM, a Inteligência Artificial (IA) já faz parte do cotidiano de 41% das empresas brasileiras. De acordo com o levantamento, essa tendência está sendo impulsionada no País por conta de avanços que tornam a IA mais acessível às companhias (56%), sua crescente incorporação em aplicativos de negócios padrão (48%) e a necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave (39%).

“Embora já sejam parte do cotidiano de muitas empresas, as iniciativas baseadas em IA ainda são muito incipientes, o que significa que, ao longo dos anos, veremos uma evolução significativa dessa tecnologia. Na ConectCar, acreditamos que a integração de dados, processos e pessoas em busca da personalização são a chave para agregar o verdadeiro valor de inovação aos clientes. O uso de Inteligência Artificial e Machine Learning vem justamente para ajudar a atingirmos esse objetivo”, comenta o Head de Marketing, CRM e Dados da ConectCar, Daniel Frankenstein.

“Em um contexto no qual o investimento global em IAs deverá ultrapassar US$ 200 bilhões em 2025, de acordo com a IDC Worldwide Artificial Intelligence Spending Guide, nosso novo modelo proprietário vai além da temática de cancelamento da tag, ele é uma sustentação para o desenvolvimento de novas soluções baseadas nos insights gerados durante o processo. A partir disso, também será possível revolucionar a forma com que customizamos nossos serviços e como identificamos as necessidades de cada perfil de cliente, e é nisso que temos investido fortemente”, completa o executivo.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Copart inaugura plataforma de venda direta com Porsche 911 Carrera

Copart inaugura plataforma de venda direta com Porsche 911 Carrera

Plataforma “Compre Agora” permite a negociação de veículos diretamente entre

Next
Azos Seguros é a mais nova patrocinadora do CCS-RJ

Azos Seguros é a mais nova patrocinadora do CCS-RJ

Durante café da manhã, a startup foi apresentada aos corretores de seguros

You May Also Like