Este é o segundo M&A da healthtech em um ano; o primeiro foi Zenklub que firma a empresa em saúde emocional
A Conexa, ecossistema digital de saúde, anuncia a aquisição da startup de tecnologia Lina Saúde, plataforma que faz a gestão do cuidado coordenado integral do paciente por meio da inteligência de dados, e se consolida como uma das healthtechs mais inovadoras na prevenção e promoção do bem-estar dos pacientes.
Este é o segundo M&A (Mergers and Acquisitions) feito em pouco mais de um ano pela empresa. O primeiro foi com Zenklub, uma startup que cuida da saúde emocional de seus pacientes, com suporte total para seus clientes corporativos.
Os acordos fazem parte do objetivo da healthtech que é o de se reafirmar como o maior ecossistema digital de saúde do Brasil.
A Lina já era uma parceira estratégica da Conexa desde 2022. Todos os acionistas da plataforma de gestão populacional passam a ter agora ações da empresa compradora.
O negócio foi necessário para manter o crescimento acelerado da Conexa que vem ocorrendo nos últimos anos, com a experiência digital de consultas em mais de 30 especialidades médicas. “Agora vamos evoluir cada vez mais no cuidado coordenado e longitudinal dos pacientes”, disse Guilherme Weigert, CEO da Conexa. “Iremos acompanhá-los em todas as etapas da sua jornada, seguindo os protocolos de saúde definidos onde quer que ele esteja”.
De acordo com Guilherme Weigert as duas startups sempre caminharam juntas e com o mesmo propósito para a saúde. Por isso, a compra da Lina acabou sendo um processo natural. “O acordo foi fechado porque a plataforma tem uma inteligência de dados em saúde que trabalha para facilitar e escalar a coordenação de cuidado dos pacientes que sempre fizemos ao longo do tempo”, complementou.
Com a Lina é possível captar e engajar pacientes que tem, por exemplo, doenças crônicas como diabetes, obesidade e hipertensão. Por telefone ou um aplicativo de mensagem, eles podem ser contatados e informados sobre a importância de se tratar.
A jornada dentro da Conexa será também acompanhada de forma mais assertiva, com dados cruzados de atendimentos e informações que podem levar à obtenção de bons resultados clínicos.
Hoje, a Conexa é responsável por mais de 20 milhões de vidas elegíveis e tem em seu portfólio mais de 570 clientes corporativos. Conta com médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, educadores físicos, fonoaudiólogos, entre outros.
União Lina e Conexa
A Lina transforma-se agora em uma marca da empresa. Desta forma, a Conexa espera se consolidar como o maior ecossistema de saúde digital do Brasil, ou seja, com a promoção à saúde, prevenção de doenças e cuidado integral coordenado.
A plataforma conta com mais de 70 algoritmos que armazena dados da Conexa e avisa os profissionais de saúde sobre o acompanhamento de cada paciente.
“Na Conexa encontramos dados clínicos que elevaram o nível dos nossos algoritmos e começaram a entregar muito mais resultados para a saúde”, afirmou Matheus Costa Araújo, CEO da Lina. “Minha expectativa agora é que Lina e Conexa cresçam fortemente já a partir de 2025; além disso, espero ajudar a empresa com nossa visão de produtos, de navegação e de coordenação de paciente. Ou seja, é um acordo em que todos ganham”, emendou.
Com a aquisição da Lina pela Conexa, Matheus prosseguirá como o responsável pela gestão da plataforma e por outras ações estratégicas de geração de valor na Conexa.