Bradesco Seguros

Confiança do consumidor tem quinta alta consecutiva e avança no campo otimista

Confiança do consumidor tem quinta alta consecutiva e avança no campo otimista/ Foto: Pexels
Foto: Pexels

Resultado de outubro mostra que o INC cresceu pela quinta vez consecutiva, avançando no campo otimista.

O Índice Nacional de Confiança (INC), pesquisa realizada para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP) pela PiniOn, chegou, em outubro, a 110 pontos. Em relação a setembro o aumento foi de  4,8% e na comparação com setembro de 2022 foi de 11,1%.

Esta quinta alta do INC, que continua avançando no campo otimista (acima de 100 pontos). pode ser explicado por uma percepção de melhoria da situação financeira geral.  A sondagem foi realizada com uma amostra de 1.750 famílias, em nível nacional, residentes em capitais e cidades do interior.

Houve aumento do INC em quase todas as regiões, com exceção do Norte, onde o índice mostrou leve queda. No recorte por classes socioeconômicas, houve elevação da confiança para todas as classes, notadamente para as famílias pertencentes à AB e à C.

Em termos gerais, a percepção das famílias em relação à sua situação financeira atual apresentou acentuada melhora, continuando a ser majoritariamente otimista, com aumento da segurança no emprego. Também houve aumento da confiança em termos das expectativas sobre a situação financeira futura das famílias.

Essa melhora geral da confiança se reflete no aumento da proporção de entrevistados dispostos a comprar itens de maior valor, como carro e casa, como também na elevação da percentagem de famílias que desejam comprar bens duráveis, tais como geladeira e fogão. Já a disposição a realizar investimentos mostrou estabilidade, mas permanecendo em patamar elevado.

Em síntese, o INC de outubro continuou mostrando aumento da confiança do consumidor, em relação ao mês anterior, anotando cinco altas mensais consecutivas. O crescimento da ocupação, o aumento da renda das famílias, por conta da melhora do mercado de trabalho das transferências governamentais e da queda da inflação, além da redução dos juros, continuam sendo as causas da melhora generalizada da confiança do consumidor.

A relativa melhora da situação financeira das famílias, em decorrência dos fatores anteriores, permite projetar uma recuperação das vendas do varejo a partir dos últimos meses de 2023, fechando o ano com crescimento de 1,9%, de acordo com estimativa do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP (IEGV/ACSP).

Total
0
Shares
Anterior
Projetos de sustentabilidade de aeroportos da CCR são reconhecidos em evento internacional
Projetos de sustentabilidade de aeroportos da CCR são reconhecidos em evento internacional/ Foto: Divulgação

Projetos de sustentabilidade de aeroportos da CCR são reconhecidos em evento internacional

Aeroportos de Belo Horizonte, Quito e Juan Santamaria (Costa Rica) foram

Próximo
MetLife Xcelerator (SM), a evolução dos seguros na América Latina
MetLife é nova patrocinadora do Teatro UOL e reforça compromisso de proteção à cultura / Reprodução

MetLife Xcelerator (SM), a evolução dos seguros na América Latina

MetLife, uma das líderes globais em seguros de vida, lança uma plataforma

Veja também