Confira como foi a participação da Susep em evento sobre inovação no setor de seguros

Susep / Reprodução
Susep / Reprodução

CQCS Insurtech e Inovação foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo

ASuperintendência de Seguros Privados (Susep), representada por seu superintendente Alessandro Octaviani, pelo diretor Carlos Queiroz e pelo coordenador-geral Paulo Miller, participou do CQCS Insurtech e Inovação, realizado entre os dias 11 e 12 de novembro, em São Paulo.

O evento contou com palestras de diversas referências globais de inovação em seguros e proteção da América Latina, Europa, Ásia e América do Norte, além de painéis com os principais players do mercado de seguros latino-americanos e convidados de outros continentes, trazendo conteúdo e diretrizes para o ecossistema de inovação em seguros, com foco em repensar o seu negócio, fortalecer parcerias e encontrar possibilidades de desenvolvimento para um mercado de seguros maior, melhor e mais justo para todos.

O superintendente da Susep, Alessandro Octaviani, participou da abertura do evento, ocasião em que tratou de diversos temas relevantes para o mercado segurador, destacando a importância deste mercado como instrumento de desenvolvimento nacional e de como o seguro gera a “infusão de confiança por dentro de toda a economia brasileira”.

O superintendente ainda falou sobre a publicação das recentes leis que afetam o setor, como a Lei 15.040/2024, que busca gerar maior confiança no mercado, e a Lei Complementar nº 213/2025, que possibilita uma maior concorrência, a partir da regulamentação dos novos entrantes. Por fim, Octaviani ainda destacou os desafios do mercado segurador frente às catástrofes naturais, de modo a tentar diminuir o gap de proteção que ainda existe atualmente no país.

Ao discorrer sobre a importância da inovação no mercado de seguros e o compromisso da Susep com essa agenda, o Superintendente destacou que a autarquia trabalha, atualmente, com dois pilares de atuação. “O primeiro pilar é abrir espaço para o diálogo sobre como a regulação pode ajudar nos projetos de inovação do mercado, que ajudarão, por sua vez, a política de desenvolvimento nacional, que tem no seguro um dos instrumentos capazes de fazer com que o país chegue onde tem que chegar. O segundo pilar é a realização de convênios com instituições que podem servir de amparo e abrigo para projetos inovadores, como o convênio firmado recentemente entre Susep e IMPA Tech, que é o programa de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com foco em formar profissionais para o mercado de tecnologia e inovação.”

Já o diretor Carlos Queiroz participou do painel “Novo Mercado e Tecnologia: Proteção Patrimonial ou Seguradora S4?”, que explorou como a tecnologia toma um papel fundamental na jornada de entidades em direção à constituição e adequação do mercado regulamentado. O Painel tratou ainda dos desafios regulatórios, as oportunidades de mercado e os impactos dessa transformação, abordando as estratégias e as necessidade de adaptação às exigências do setor e como essa evolução pode ampliar a capacidade de proteção e a confiança do público.

Também participaram deste painel a sócia proprietária da Velox Contact Center e diretora financeira da Proauto, Letícia Abdo; e o Business Development Director Latam da InsureMO, Weliton Costa.

Por fim, o coordenador-geral, Paulo Miller, compôs o painel “Jornadas Transformadoras de Inovação em Seguros”, juntamente com o sócio e co-fundador da Syntropia, Nuno David; e o Sócio da Deloitte Brasil, Rodrigo Tabarez.

O painel apresentou os desafios da mudança cultural, a implementação de novas tecnologias e as estratégias para navegar em um mercado em constante disrupção.

 

Total
0
Shares
Anterior
Junto Seguros fortalece atuação em Minas Gerais com expansão em Fiança Locatícia
keys on hand

Junto Seguros fortalece atuação em Minas Gerais com expansão em Fiança Locatícia

Produto se consolida como solução estratégica para o setor logístico e

Próximo
Black Friday 2025 deve ter onda de golpes maior e mais sofisticada impulsionada por IA
Foto por: freestocks/ Unsplash Images

Black Friday 2025 deve ter onda de golpes maior e mais sofisticada impulsionada por IA

Análise da ZenoX identificou 899 domínios maliciosos ativos e uso crescente de

Veja também